RESUMO AV2
48 pág.

RESUMO AV2


DisciplinaMarketing de Varejo473 materiais3.968 seguidores
Pré-visualização14 páginas
MAS SIM A EXECUÇÃO. A COMBINAÇÃO DE PRODUTOS DE QUALIDADE E CONTATO PESSOAL DENTRO DA LOJA OU POR TELEFONE OU INTERNET É DECISIVA PARA O CONSUMIDOR ESCOLHER E CRIAR UM RELACIONAMENTO COM DETERMINADA LOJA. 
SEGUNDO SAIANI (2001), OS VAREJISTAS CENTRADOS NOS CLIENTES \u201cTAMBÉM DESCREVEM AS SUAS COMPANHIAS COMO CENTRADAS NO FUNCIONÁRIO\u201d. ASSIM, O COMPARTILHAMENTO DE CRENÇAS E VALORES É FUNDAMENTAL PARA O SEU SUCESSO. 
A ESCOLHA DO PONTO NA ESTRATÉGIA DE VAREJO É FUNDAMENTAL. SEGUNDO KOTLER (2006) OS VAREJISTAS COSTUMAM DIZER QUE AS TRÊS CHAVES PARA O SUCESSO SÃO \u201cLOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO\u201d. O QUE IMPORTA É QUE SEJA ESCOLHIDO O LOCAL MAIS VANTAJOSO PARA SUA LOJA. 
NESTE SENTIDO VALE USAR ESTRATÉGIAS PARA AVALIAR LOCALIZAÇÕES, INCLUINDO A MEDIÇÃO DO TRÁFEGO DE PESSOAS, PESQUISAS DE HÁBITOS DE COMPRA DOS CONSUMIDORES E ANÁLISES DA LOCALIZAÇÃO DA CONCORRÊNCIA.
A ESTRATÉGIA PROMOCIONAL OU DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO NO VAREJO HOJE É CADA VEZ MAIS DINÂMICA E MULTIMÍDIA. ESTRATÉGIAS QUE ENVOLVEM O MARKETING SENSORIAL, EXPLORANDO OS SENTIDOS DOS CLIENTES, A FIM DE CRIAR UM AMBIENTE ÚNICO E SINGULAR, COM PERFUMES EXCLUSIVOS, QUE DESPERTAM SENTIMENTOS E SENSAÇÕES POSITIVAS. 
LOJAS FÍSICAS DIVULGAM SUAS PROMOÇÕES NAS REDES SOCIAIS, EM SITES DE COMPRAS COLETIVAS, CRIAM PROMOÇÕES EXCLUSIVAS PARA CLIENTES FIÉIS QUE OS \u201cSEGUEM\u201d OU \u201cCURTEM\u201d NA REDE. 
USAM E ABUSAM DO MÁXIMO DE TECNOLOGIA, DISPONIBILIZANDO CATÁLOGOS ELETRÔNICOS, DE FORMA FÁCIL E BARATA, ASSOCIANDO CONCEITOS QUE AGREGUEM PRESTÍGIO E GLAMOUR À SUAS MARCAS.
HOJE, TUDO É ONLINE. DESDE 2010, OS KITS DE APRESENTAÇÃO DOS CARROS DA HYUNDAI FORAM SUBSTITUÍDOS POR APRESENTAÇÕES NO IPAD. SITES COM TRILHA SONORA EXCLUSIVA, BLOGS DIVERTIDOS, IRREVERENTES E QUE AO MESMO TEMPO AGREGAM INFORMAÇÃO ATUAL E PERTINENTE AO UNIVERSO DO CLIENTE. TUDO ISSO PARA APROXIMAR CLIENTES E MARCAS, AUMENTANDO AS VENDAS E A FIDELIDADE DO CLIENTE.
ENCONTRAR NOVOS CAMINHOS QUE REFLITAM O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE É CONDIÇÃO SINE QUA NON PARA O SUCESSO DO VAREJO, JÁ QUE A EDUCAÇÃO COM FOCO NO MEIO AMBIENTE É UMA REALIDADE.
AULA 04 - FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR VAREJISTA
NESTA AULA ANALISAREMOS ASPECTOS RELATIVOS À COMPRA, GESTÃO DE PRODUTOS, FORMAÇÃO DE PREÇOS, PROMOÇÃO E OFERTA DE SERVIÇOS, VENDA PESSOAL E DEMAIS ELEMENTOS QUE CONCORREM PARA UMA GESTÃO DE VAREJO EFETIVA.
LAS CASAS NOS DIZ QUE \u201cO ADMINISTRADOR DO VAREJO DESEMPENHARÁ FUNÇÕES TÍPICAS DOS ADMINISTRADORES, PRINCIPALMENTE AS DE PLANEJAR, ORGANIZAR, DIRIGIR E CONTROLAR OS NEGÓCIOS\u201d.
PORÉM O VAREJO EXIGE QUE TODAS AS AÇÕES REALIZADAS SEJAM VOLTADAS PARA O CLIENTE, POR ISSO É MUITO IMPORTANTE CONHECER SUAS NECESSIDADES, APRESENTANDO SOLUÇÕES QUE FUJAM DO LUGAR COMUM... MAS ATENÇÃO, O CLIENTE NÃO AGUENTA MAIS SCRIPTS PRONTOS, ENGESSADOS, BUROCRÁTICOS.
QUALQUER EMPRESA SOFRE INFLUÊNCIAS DE VARIÁVEIS CONTROLÁVEIS E INCONTROLÁVEIS, DE FORMA QUE A ADMINISTRAÇÃO VARIA DE ACORDO COM ESSAS VARIÁVEIS. É NECESSÁRIO QUE OS ADMINISTRADORES TOMEM CONHECIMENTO DO QUE PODE INFLUENCIAR SUAS EMPRESAS, PARA QUE POSSAM FAZER AS MODIFICAÇÕES NECESSÁRIAS EM SUAS ESTRATÉGIAS PARA QUE ASSIM OS OBJETIVOS SEJAM ALCANÇADOS.
ATIVIDADES DO ADMINISTRADOR VAREJISTA
1- COMPRA (OBTENÇÃO E ROTAÇÃO DA MERCADORIA);
2- FORMAÇÃO DE PREÇOS;
3- PROMOÇÃO (PROPAGANDA E DISPLAY);
4- OFERTAS DE SERVIÇOS;
5- VENDA PESSOAL;
6- CONTROLE (INCLUSIVE ESTOQUE E DESPESAS DE CONTROLE);
7- OUTRAS ATIVIDADES (ESCOLHA DO LOCAL, PROJETOS, ETC.).
COM REFERÊNCIA ÀS MERCADORIAS JÁ ADQUIRIDAS, AS FUNÇÕES COMPLEMENTARES SÃO:
LOCALIZAÇÃO DOS DEPÓSITOS
SELEÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE MERCADORIAS
REGISTROS DA MERCADORIA RECEBIDA
DETERMINAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE VERIFICAÇÃO
DISTRIBUIÇÃO
ORGANIZAÇÃO DA EMPRESA E DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE PARA DESEMPENHO.
ATENÇÃO
CONVÉM SALIENTAR QUE O ENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO COM AS ATIVIDADES RELACIONADAS DEPENDE MUITO DO TAMANHO E DA ESTRUTURA DA EMPRESA.
COMO VEREMOS MAIS ADIANTE, EMPRESAS MAIORES TENDEM A TER UMA DIVISÃO MAIOR DE TRABALHO E, PORTANTO, AS FUNÇÕES PODEM SER DISTRIBUÍDAS ENTRE DIFERENTES ESPECIALISTAS. 
EMPRESAS MENORES COM ESCASSEZ DE RECURSOS EXIGEM MUITAS VEZES QUE UM OU ALGUNS ADMINISTRADORES DESEMPENHAM AS VÁRIAS FUNÇÕES NECESSÁRIAS.
NO PROCESSO ADMINISTRATIVO, UMA DAS FUNÇÕES PRINCIPAIS É A DE PLANEJAMENTO, QUE AJUDA NO DIRECIONAMENTO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA, CONSIDERANDO-SE O AMBIENTE PRESENTE E A PREVISÃO FUTURA. UM BOM PLANEJAMENTO É, PORTANTO ESSENCIAL PARA QUALQUER EMPRESA. NO VAREJO PODEMOS ENCONTRAR O PLANEJAMENTO FORMAL E INFORMAL, PORÉM O ÚLTIMO PREVALECE, JÁ QUE EXISTE UM NÚMERO MUITO GRANDE DE VAREJISTAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE, COM ESTRUTURAS E RECURSOS REDUZIDOS.
UMA DAS ESTRATÉGIAS MAIS EFICAZES PARA ESTABELECER DIFERENCIAIS NO VAREJO É ATRAVÉS DOS PRODUTOS QUE COMERCIALIZA. COM UMA DIVERSIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS OFERECIDAS PARA A VENDA, OS CONSUMIDORES RECEBEM DOS VENDEDORES UM PADRÃO DE VALOR REPRESENTADO PELA QUALIDADE DOS ARTIGOS VENDIDOS. ROUPAS, ALIMENTOS, UTILIDADES DOMÉSTICAS PARA DIFERENTES CLASSES SOCIAIS, REGIÕES OU MESMO ASPECTOS PSICOSSOCIAIS APRESENTAM CARACTERÍSTICAS DIFERENCIADAS PARA ATINGIR SEU PÚBLICO-ALVO E PROJETAR A IMAGEM DESEJADA. DAÍ, PODEMOS PERCEBER TAMANHA A IMPORTÂNCIA DA DECISÃO DO ADMINISTRADOR NO QUE TANGE A PRODUTO. ESTA É UMA FORMA DE APRESENTAR \u201cALGO MAIS\u201d, QUE ADICIONADO À BOA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PODE TORNAR UM CONCORRENTE IMBATÍVEL.
RECEITA DE SUCESSO - OS DEZ MANDAMENTOS DA LOJA MARISA
1. COMPRAR BEM PARA VENDER BARATO.
2. FUGIR DO EMPRÉSTIMO EM BANCO.
3. FECHAR BONS NEGÓCIOS NA HORA.
4. APLICAR SOBRAS NO MERCADO FINANCEIRO.
5. FICAR LONGE DE PENDENGAS JUDICIAIS.
6. COMPRAR IMÓVEIS PARA EVITAR ALUGUEL.
7. EXIGIR PAGAMENTO À VISTA.
8. TRABALHAR COM GRANDES VOLUMES.
9. OPERAR COM ESTOQUES MÍNIMOS. 
10. LIQUIDAR IMEDIATAMENTE ENCALHES.
COMPRA GESTÃO DE PRODUTOS
MORGENSTEIN DIZ QUE EM GRANDE PARTE, ATACADISTAS AGEM COMO AGENTES DE COMPRAS PARA SEUS VAREJISTAS CLIENTES, DA MESMA MANEIRA QUE OS VAREJISTAS ATUAM COMO AGENTES DE COMPRA PARA OS CLIENTES DE UMA LOJA.
ATUAR COMO AGENTE DE COMPRAS DE CLIENTES ENVOLVE IMPORTANTES DECISÕES, TAIS COMO A ESCOLHA DA MERCADORIA CERTA, COM O MELHOR PREÇO POSSÍVEL, NA QUANTIDADE CERTA E QUALIDADE ADEQUADA, ATRAVÉS DE FORNECEDORES IDÔNEOS.
FORMAÇÃO DE PREÇOS
COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, O LUCRO É UM IMPORTANTE OBJETIVO DO EMPRESÁRIO DO VAREJO. 
O RETORNO DO INVESTIMENTO EM MERCADORIAS É OBTIDO MEDIANTE UMA POLÍTICA EFICIENTE DE PREÇOS.
OS PREÇOS SÃO EXPRESSIVOS COMPONENTES DO COMPROMISSO DE MARKETING PARA A FORMAÇÃO DA IMAGEM. PRODUTOS QUE VISAM ATINGIR UM SEGMENTO DA POPULAÇÃO DE NÍVEL DE RENDA MAIS ALTO, POR EXEMPLO, PODEM TER UMA POLÍTICA DE PREÇOS QUE OBJETIVA CRIAR STATUS, GERALMENTE ESTIPULADOS EM NÍVEIS MAIS ELEVADOS, COERENTES COM AS DEMAIS FERRAMENTAS DO COMPOSTO.
QUEM ESTABELECE OS PREÇOS:
GRANDES ESTABELECIMENTOS \u2013 POR GERENTES DE LOJAS E ENCARREGADOS.
PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS \u2013 AS DECISÕES SÃO FEITAS PELOS PROPRIETÁRIOS OU GERENTES.
LOJAS EM CADEIA, COM MAIS DE UM ESTABELECIMENTO \u2013 OS PREÇOS SÃO FREQUENTEMENTE ESTABELECIDOS PELOS ENCARREGADOS DE COMPRAS DO ESCRITÓRIO CENTRAL, MAS MUITAS, MAIS FLEXÍVEIS, PERMITEM O USO DE POLÍTICAS DE PREÇO REGIONALIZADAS ADAPTADAS ÀS NECESSIDADES DA REGIÃO DE ATUAÇÃO DA FILIAL.
COMO OS PREÇOS SÃO ESTABELECIDOS
O ADMINISTRADOR DO VAREJO PODE AUMENTAR E REDUZIR PREÇOS DE ACORDO COM UMA SÉRIE DE FATORES, SEJA PARA ENFRENTAR CONCORRÊNCIAS, ATENDEREM DEMANDAS OU OUTRO QUALQUER. 
É COMUM QUE A MAIORIA DOS COMERCIANTES ESTEJA SEMPRE DE OLHO NOS PREÇOS DE SEUS CONCORRENTES, PARA DETERMINAR O SEU PREÇO, ADOTANDO A POSTURA DE SEGUIDORES.
O VAREJO PRECISA SE COMUNICAR COM O CLIENTE E, PARA TAL LANÇA MÃO DE VÁRIAS TÉCNICAS, TAIS COMO A PROMOÇÃO DE MERCADORIA, PROGRAMAS EDUCACIONAIS, PRÊMIOS E CONCURSOS, PROMOÇÕES INSTITUCIONAIS, DEGUSTAÇÃO ENTRE OUTRAS. TUDO PARA GERAR TRÁFEGO NA LOJA E VENDER.
PROMOÇÃO - LAS CASAS DIZ QUE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UMA PROMOÇÃO SÃO:
FORMAR UMA PERSONALIDADE CLARA;
GERAR FLUXO DE CLIENTES;
REFLETIR A MERCADORIA COMERCIALIZADA PELA LOJA;