Buscar

Aula_02-1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

POLÍTICA SOCIAL
Aula 2- Política Social e método: uma análise das abordagens correntes da Política Social
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Conteúdo Programático desta aula
Nesta aula, você:
Conhecerá a origem dos estudos sobre Políticas Sociais
Entenderá a estrutura do pensamento funcionalista
Compreenderá o pensamento Marxista
Distinguirá as perspectivas funcionalistas e Marxistas
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
“[...] aquilo que em cada época se chama de ‘método’ representa os processos de pensamento e de atuação sobre a realidade que se acha em direta e necessária vinculação com os modos de produção da existência, isto é, dependem do desenvolvimento das forças produtivas que determinado grupo social conseguiu alcançar” (PINTO, 1969, p.39).
“O fenômeno é completamente diferente para aquele que o olha de costas.” Walter Benjamin “Como alguém poderia encontrar as palavras para descrever um pesadelo?” Jack London [   OM ORIENTAÇÃO VERTICAL
Desde os primórdios o ser humano busca métodos para suprir as suas necessidades, principalmente para estabelecer ordem em sua convivência social. 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Os métodos vão surgindo e diferenciando-se de acordo com a evolução da sociedade e do homem.
E assim acontece com a política social, conforme vão surgindo outras visões de mundo e de sociedade, as teorias sociais vão se modificando e os métodos vão surgindo.
Nesta aula estudaremos alguns métodos de política social e quais foram às situações que motivaram a sua criação.
Sejam bem-vindos!
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
. E assim acontece com a política social, conforme vão surgindo outras visões de mundo e de sociedade, as teorias sociais vão se modificando e os métodos vão surgindo.
Com a Revolução Industrial, que começou pela Inglaterra no século XVIII e só chegou ao Brasil em 1930, seguida pela Segunda Guerra Mundial (1939-1945), começava a se constituir, ao redor do mundo, um novo modelo de sociedade denominada Capitalista.
Uma das principais mudanças nessa nova organização mundial foi à divisão de classes sociais: A sociedade estava dividindo-se entre burguesia - que possuía o capital – e proletariado – trabalhadores que transformavam o capital em material.
Essa divisão causou um problema que tão bem conhecemos até hoje, a desigualdade social. A minoria da sociedade que possuía o capital preocupava-se apenas em aumentá-lo, enquanto a classe proletariada via-se submetida a esse sistema.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
1948
2001
1973
Como dissemos anteriormente, os estudos e teorias surgem da necessidade, e foi da necessidade de exigir os direitos e condições de trabalho da classe proletariada que surgiram os primeiros estudos de política social.
1929
1945
Depressão econômica
Fim da segunda guerra
Declaração universal dos direitos humanos
Crise do petróleo
Atentados ao world trade center
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
 Apesar de sabermos que a preocupação com o bem-estar da sociedade advém de tempos remotos, foi apenas em 1942 que surgiram os primeiros movimentos que podem ser caracterizados como medidas de política social: A Construção do Welfare State, nos países da Europa Ocidental e o plano Beveridge, na Inglaterra. Ambos os movimentos constituem-se da criação de algumas legislações que visavam à proteção social. Na próxima aula estudaremos essas medidas de forma mais detalhada.
Elementos de apoio
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Vídeo sobre:
Política Social e Assistência social
http://www.youtube.com/watch?v=Ea9EfCcgFhttp://www.youtube.com/watch?v=Ea9EfCcgFH0H0
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Nessa aula distinguiremos duas perspectivas de políticas sociais que surgiram com o objetivo de amenizar as desigualdades advindas do capitalismo: A perspectiva funcionalista e a perspectiva marxista.
 
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Funcionalismo
O nosso método não tem, portanto, nada de revolucionário. É até, num certo sentido, essencialmente conservador, uma vez que considera os fatos sociais como coisas cuja natureza, por mais elástica e maleável que seja, não é, no entanto, modificável à nossa vontade DURKHEIM, E., As regras do método sociológico, em o. c., p. 74.
Émile Durkheim foi o grande percussor da perspectiva funcionalista, que se baseava na busca pelos elementos que se relacionam dentro da sociedade e com a sociedade, definindo quais os elementos podem causar a “desordem” e quais os que são funcionais, ou seja, contribuem para a organização da sociedade como um todo.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
 Durkheim tinha por objetivo provar que os fatos sociais possuíam independência em relação aos indivíduos enquanto seres particulares e considerava que existia uma consciência coletiva que pode ser percebida dentro dos grupos sociais através da manifestação de pensamentos e condutas parecidos. 
A teoria funcionalista visava estudar o comportamento dos homens em sociedade, as mudanças que o meio podia propiciar no ser humano e a ordem social estabelecida, porém, essas questões não eram questionadas dentro do funcionalismo, nem tampouco criticadas, ao contrário, o objetivo desta linha teórica era apenas conhecer a estrutura do problema, considerando muitas vezes que algumas situações eram funcionais para que a ordem fosse estabelecida na sociedade.
A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade. Tal visão certamente é a que mais distingue a perspectiva funcionalista da perspectiva marxista, que estudaremos a seguir.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Vídeo sobre o funcionalismo:
http://www.youtube.com/watch?v=LJENpHfaS_k&feature=related
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Perspectiva marxista
“Os filósofos têm apenas interpretado o mundo de diferentes maneiras; a questão, porém, é transformá-lo". MARX, K., Teses sobre Feuerbach, em MARX, K. & ENGELS, F., Obras escolhidas, Tomo I, Lisboa, Avante, 1982, p. 1.
 
Para Marx, precursor da perspectiva marxista, para que sejam instaladas medidas de políticas sociais é preciso, antes de tudo, analisar as estruturas de uma sociedade dentro de um processo histórico, buscando entender como se deu aquela forma de pensamento e de ação.
Dessa forma, a teoria marxista buscava entender a estrutura da sociedade capitalista e, com isso, verificou que durante toda à história da humanidade os problemas de desigualdade perpetuavam, sempre tendo como origem a disputa entre duas classes sociais distintas, conforme citação abaixo:
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
A história de todas as sociedades existentes até hoje é a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre, ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta. (MARX, K. & ENGELS, F., Manifesto do Partido Comunista, em FERNANDES, F. (org.), o. c., p. 365) 
Com isso, Marx supunha que existiam duas formas de extinguir a desigualdade: Não havendo mais classes sociais divergentes, ou seja, nenhum grupo seria detentor do poder e do capital, o governo estaria responsável por deter o capital assim como por oferecer igualdade social, ou através das lutas das classes proletariadas, sempre por meio de “conflitos” – considerados pela perspectiva funcionalista uma desordem na sociedade, conforme estudamos anteriormente – como greves, revoluções, etc.
Para perspectiva marxista “o conflito é visto como um elemento essencial que impulsiona
a sociedade, fator de criatividade, dinamismo e mudanças.” (WOLKMER: 2001, p.94).
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Vídeo sobre o Marxismo:
http://www.youtube.com/watch?v=I2AZAbg1rLw&feature=related
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Como pudemos observar, as duas perspectivas apresentadas possuem métodos e visões diferentes em busca de um mesmo objetivo: explicar e entender a sociedade em busca de políticas sociais. Tal percepção nos remete ao início desta aula em que refletíamos sobre os diferentes métodos que buscamos, ao longo da história da humanidade, para enfrentar diversas situações.
Diversas são as teorias e os métodos dentro das políticas sociais, é importante conhecer cada uma delas e entender qual o contexto histórico que as cerca e como podemos aplicá-las nos dias atuais.
Aguardo você na próxima aula para que possamos conhecer um pouco mais sobre o do Welfare State e os modelos de bem-estar social.
Até lá.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
1. Dentre as afirmativas abaixo, indique a opção que exemplifica a situação em que se apresentaram as primeiras formas de políticas sociais
( ) No início do século XX, tardiamente, já que antes essa não era uma preocupação da sociedade.
( ) As políticas sociais sempre foram uma preocupação da sociedade, no entanto, apenas no século XX houveram as primeiras manifestações legais buscando as políticas sociais.
( ) Logo após a Segunda Guerra Mundial e a revolução industrial, motivado pela desigualdade que se instalava por conta do Socialismo, surgem as primeiras manifestações de política social.
( x ) Logo após a Segunda Guerra Mundial e a revolução industrial, motivado pela desigualdade que se instalava por conta do Capitalismo, surgem as primeiras manifestações de política social.
( ) Ainda não há, na sociedade atual, manifestações acerca de políticas sociais.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
2. Quais das afirmativas abaixo mais se adequa a perspectiva funcionalista?
( ) Fatos sociais e indivíduos estavam intimamente ligados, não havendo qualquer independência entre ambos;
( ) A revolução era a melhor forma de conseguir a mudança:
( ) o meio não pode influenciar o homem e seus pensamentos;
( x ) os fatos sociais, por mais maleáveis que sejam, não podem se adequar às vontades do ser humano.
( ) A perspectiva funcionalista está totalmente de acordo com o pensamento da perspectiva marxista.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
3. Quais das afirmativas abaixo mais se adequa a perspectiva Marxista?
( ) Segundo a perspectiva Marxista, o estudo histórico é totalmente desnecessário para se pensar em políticas públicas.
( ) A disputa entre classes sociais foi algo que surgiu apenas após a Revolução Industrial, causada estritamente pelo Capitalismo.
 ( ) A divisão social – burguesia e proletariados – era extremamente enriquecedora e deveria ser mantida.
( x ) Uma das maneiras mais eficazes de os proletariados alcarem melhorias era através do conflito. Segundo essa perspectiva, o conflito seria responsável pela evolução de muitas sociedades.
( ) A perspectiva marxista está de acordo com todos os pensamentos da perspectiva funcionalista.
Tema da Apresentação
NOME DA AULA – AULA1
NOME DA DISCIPLINA
Nesta aula, você:
Conheceu a origem dos estudos em políticas públicas.
Distinguiu as perspectivas marxistas e funcionalistas.
Na próxima aula, você estudará sobre os seguintes assuntos:
- A diferença entre Estado e Nação;
- Os modelos de Estado e bem-estar social;
- O conceito de Welfare State.
Tema da Apresentação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais