A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod 687895)

Pré-visualização | Página 1 de 2

As espécies químicas conhecidas como íons, dependendo de sua natureza, podem ganhar ou perder elétrons em busca da estabilidade química, ou seja, adquirir oito ou dois elétrons na camada de valência segundo a regra do octeto e do dueto. Os íons que perdem elétrons adquirem cargas positivas, transformando-se em íons positivos e os íons que ganham elétrons adquirem cargas negativas, transformando-se em íons negativos. Com relação à denominação aplicada aos íons positivos e aos íons negativos, respectivamente, assinale a alternativa CORRETA:
A
Ânions e Cátions.
B
Prótons e Elétrons.
C
Nêutrons e Pósitrons.
D
Cátions e Ânions.
2Para formar novas substâncias, os elementos químicos tendem a se ligar uns com os outros. Além disso, os elementos químicos realizam ligações em busca da estabilidade química, a qual é explicada pela Regra do Octeto. Com relação à regra do octeto, analise as afirmativas a seguir:
I- Os gases nobres são os elementos mais estáveis da tabela periódica, pois apresentam oito elétrons na camada de valência.
II- Os elementos químicos ligam-se entre si para atingir os oito elétrons na camada de valência, semelhante aos gases nobres.
III- A Regra do Octeto determina que oito elementos químicos devem ligar-se entre si para se estabilizar.
IV- Devido à estabilidade química, camada de valência com oito elétrons, os gases nobres não necessitam realizar ligações.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As afirmativas II e III estão corretas.
B
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C
Somente a afirmativa III está correta.
D
Somente a afirmativa I está correta.
3O sal de cozinha é uma substância largamente utilizada na nossa culinária e é quimicamente conhecido como Cloreto de Sódio (NaCl). É obtido a partir da evaporação da água do mar, e na crosta terrestre, é encontrado em jazidas, constituindo o sal-gema. O Cloreto de Sódio é formado por uma reação chamada de reação de salificação que irá formar também outro produto. Com relação aos componentes dessa reação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reagentes: sal e água. Produto: ácido e base.
(    ) Produto: sal e água. Reagente: ácido e base.
(    ) Os produtos são neutralizados na reação.
(    ) Os sais normais ou neutros recebem nomenclatura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - F.
C
V - F - F - F.
D
F - V - F - V.
4Em um laboratório, um analista químico é capaz de identificar se em uma reação envolvendo compostos de coordenação houve a substituição de um ou mais de seus ligantes através da mudança de coloração da solução. Normalmente, esse tipo de reação ocorre de forma rápida, entretanto a velocidade da reação será dependente do raio iônico do metal e de sua carga. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
Quanto maior a relação carga/raio, mais forte é a ligação entre metal-ligante e mais difícil a substituição de ligantes.
B
Quanto menor a relação carga/raio, mais forte é a ligação entre metal-ligante e mais difícil a substituição de ligantes.
C
Quanto maior a relação carga/raio, mais forte é a ligação entre metal-ligante e mais fácil a substituição de ligantes.
D
Quanto maior a relação carga/raio, mais fraca é a ligação entre metal-ligante e mais difícil a substituição de ligantes.
5O modelo atômico de Niels Bohr, teoria atômica atual, enuncia que o átomo possui sete camadas eletrônicas ou níveis de energia. Cada camada eletrônica ou nível de energia foi representada por uma letra, de K a Q, respectivamente. Sobre as camadas eletrônicas ou níveis de energia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A camada K comporta no máximo dois elétrons.
(    ) A camada L comporta no máximo dezoito elétrons.
(    ) A camada M comporta no máximo oito elétrons.
(    ) A camada N comporta no máximo trinta e dois elétrons.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - F - V - V.
B
F - V - F - F.
C
V - V - V - F.
D
V - F - F - V.
6A vitamina B12 ou cianocobalamina é um exemplo de composto organometálico. Realiza funções importantes no nosso organismo e sua deficiência acarreta sérios problemas para a saúde humana. Sua estrutura química pode ser visualizada na imagem anexa. Com base nas ligações entre os átomos desse tipo de compostos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Compostos iônicos.
II- Compostos moleculares ricos em elétrons.
III- Compostos moleculares que seguem o octeto.
IV- Compostos que seguem a regra dos 16 ou 18 elétrons.
(    ) Formados por elementos pertencentes à família 15 da tabela periódica, podem atuar como bases de Lewis.
(    ) Formado pelos grupos 1 e 2 da tabela periódica, os metais alcalinos e alcalinos terrosos, respectivamente com íons chamados de carbânios.
(    ) Formados por elementos pertencentes à família 14, formam organometálicos de fórmula M(CH3)4, possuindo geometria tetraédrica, semelhante aos compostos de carbono.
(    ) A estabilidade é atingida com 16 ou 18 elétrons ao redor do átomo central.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II - IV.
B
II - I - III - IV.
C
IV - III - II - I.
D
III - II - I - IV.
7O potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, a neutralidade ou a alcalinidade de um meio qualquer. O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância (concentração de ácidos, metais, sais etc.). Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Sobre esse sistema, analise as afirmativas a seguir:
I- O sistema formado apresenta caráter ácido.
II- O potencial de H do sistema é maior que 7.
III- A concentração de H+ é maior que a dos OH-.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a afirmativa I está correta.
B
As afirmativas I e II estão corretas.
C
Somente a afirmativa II está correta.
D
As afirmativas I e III estão corretas.
8Os ácidos inorgânicos são substâncias de origem mineral, sendo o ácido sulfúrico um dos mais utilizados na indústria. Seu uso industrial pode ser considerado como indicador do desenvolvimento de um país, utilizado na produção de plásticos, fertilizantes agrícolas, baterias de automóveis, refinarias de petróleo, limpeza em geral, entre outros. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O ácido sulfúrico é um líquido incolor e inodoro, viscoso, porém muito solúvel em água, produz uma reação com forte liberação de calor e apresenta baixa volatilidade, pois sua temperatura de ebulição é 338 °C. Esse ácido forte é extremamente corrosivo.
PORQUE
II- O ácido sulfúrico é uma substância que apresenta a fórmula molecular com dois hidrogênios na molécula.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B
As asserções I e II são proposições falsas.
C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
9Os complexos metálicos são compostos de coordenação que apresentam um metal, como átomo central, o qual atua como um ácido de Lewis e ligantes, que podem ser moléculas, átomos ou íons que atuam como bases de Lewis. Com base nas reações que envolvem esses complexos e considerando suas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Energia de ativação.
II- Equilíbrio dinâmico.
III- Constante de equilíbrio.
IV- Constante de formação.
(    ) É a razão entre a concentração dos produtos elevado no seu coeficiente estequiométrico pela concentração dos reagentes, também elevado no seu coeficiente estequiométrico.
(    ) À medida que o produto é formado, é automaticamente convertido em reagente.
(    ) É a razão entre o complexo formado sobre os íons na forma livre.
(    ) É a energia necessária para a formação do complexo ativado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
IV - I - II - III.
B
I - IV - III - II.
C
III - II - IV - I.
D
II - III - IV - I.
10O câncer

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.