A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova II Açoes Culturais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Houve época na história da educação em que associava-se os espaços angulares das escolas como lugares de castigo e até humilhação. Felizmente, os tempos mudaram, e atualmente podemos utilizar os cantos das salas de aula ou das paredes dos colégios como oportunidades de divulgação e incentivo à leitura. As bibliotecas escolares podem desenvolver projetos estimulando o usuário a frequentá-la mais, e uma das opções é o Cantinho da Literatura de Lazer. A respeito dessa ação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mobiliários confortáveis e divertidos, coloridos nas paredes, são possibilidades de encantamento do espaço como forma de atrair os leitores para a adesão ao projeto.
(    ) A denominação desse tipo de projeto deve ser seriamente levada em consideração, correndo o risco de comprometer a proposta.
(    ) A divulgação da ação a ser realizada no canto da leitura e lazer, é fundamental para o seu sucesso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V.
B
F - V - F.
C
V - V - F.
D
V - F - V.
2O manejo sustentável, como tema para populações rurais, também é uma possibilidade que os bibliotecários podem desenvolver. O projeto Biblioagrorrural, criado pela Biblioteca Municipal Wilson Marques, de Tomé-Açu, no Pará é uma das iniciativas respeitáveis na promoção da cidadania por meio de uma unidade de informação. A respeito da importância do trabalho exemplar dessa biblioteca, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta de oficinas e palestras sobre a agricultura de subsistência serviu como incentivo de aproximação para famílias de agricultores locais aproximarem-se da Biblioteca.
II- A parceria com entidades públicas como a Secretaria Estadual de Agricultura foi fundamental na consecução dos objetivos.
III- Os desdobramentos do projeto geraram para a biblioteca a possibilidade de controle ambiental interno e a comercialização de produtos da própria horta, onde os alunos das escolas públicas agora têm aulas de educação ambiental.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença I está correta.
B
Somente a sentença II está correta.
C
As sentenças I e II estão corretas.
D
As sentenças I e III estão corretas.
3No exterior, as preocupações com a conscientização e o combate ao preconceito estão no mesmo nível de problematização, porém as iniciativas das bibliotecas na inserção da temática LGBTQI+ estão mais avançadas no sentido de desenvolver programas e projetos sobre a temática, especialmente nos Estados Unidos da América. Sobre essas iniciativas, analise as sentenças a seguir:
I- Bibliotecas públicas e privadas, universitárias e comunitárias, realizam eventos específicos que discutem autores LGBTQI+.
II- O Mês do Livro LGBTQI+ é uma iniciativa que está empenhada em atender às necessidades de informação e acesso daquela comunidade, em sua forma mais abrangente.
III- O mês de junho foi estabelecido como Mês Nacional de Lésbicas e Gays pela indústria editorial americana.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
Somente a sentença III está correta.
D
Somente a sentença I está correta.
4Um projeto bem elaborado tem maior condição de receber recursos e financiamentos em qualquer área que se desenvolva. Nas bibliotecas, com a elaboração de projetos para ações culturais, a situação não é diferente, e ainda se amplia, pois os projetos passam por vários produtores. Pensando na produção de projetos de ação cultural e educativa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Planejamento e autorização.
II- Criação de arte.
III- Elaboração de regras.
(    ) O registro escrito dá credibilidade ao processo.
(    ) O planejamento de um projeto exige o reconhecimento prévio das necessidades que a instituição quer atender.
(    ) Profissionaliza o material, tornando sua divulgação mais atrativa e profissional
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
III - I - II.
B
I - II - III.
C
I - III - II.
D
II - I - III.
5O desenvolvimento de uma biblioteca para a diversidade é um grande avanço para aceitação e valorização da diversidade. A Biblioteca da Diversidade nasce, portanto, como uma tentativa de combater esse quadro de violência física e simbólica, alimentado pela ignorância. A criação de uma proposta de desenvolver uma associação que englobe bibliotecas que atendam à temática, sem estereótipos e preconceitos, está em pauta. Quanto aos objetivos de uma associação de bibliotecas para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Oferecer um acervo bibliográfico destinado a atender às necessidades das minorias sexuais e religiosas.
(    ) Oferecer comércio de produtos que sejam voltados a difundir e angariar recursos para campanhas em favor das diversidades.
(    ) Promover eventos de discussão e orientação que atendam às necessidades de aprofundamento dos temas envolvendo gênero e orientação sexual.
(    ) Reproduzir bibliotecários nus para desmentir o preconceito e a neutralidade dos profissionais frente ao tema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - V - F.
B
F - V - V - V.
C
V - V - F - V.
D
V - V - F - F.
6Em uma sociedade desigual, como a da realidade brasileira, o combate a qualquer forma de discriminação e preconceito deve ser prática de todos. Informar sobre o respeito às diferenças é uma possibilidade que a biblioteca tem de contribuir com uma sociedade mais justa. Nessa reflexão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mediação da informação nas bibliotecas é um processo que não possibilita escamotear as diferenças.
(    ) O bibliotecário é um mediador que dá acesso a informações passiveis de ampliar horizontes de mundo.
(    ) O acesso à informação nas bibliotecas deve ser amplo e irrestritamente democrático.
Assinale a alternativa que represente a sequência CORRETA:
A
F - V - F.
B
V - F - V.
C
F - V - V.
D
V - F - F.
7Espaços públicos que estejam ociosos podem ser aproveitados para a execução de inúmeras atividades culturais e educativas. As vantagens desse aproveitamento dos espaços são destacadas por Mattos (2020). Entretanto, para a autora, o incentivo e o aproveitamento devem ter um objetivo. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta tal objetivo:
FONTE: MATTOS, Miriam de Cassia do Carmo Mascarenhas. Ações culturais e sociais em biblioteconomia. Indaial: Uniasselvi, 2020. 150 p.
A
Integração com os usuários, divulgação da biblioteca, marketing da instituição nas redes sociais.
B
Estímulo à escrita, visando à divulgação do trabalho do bibliotecário como gestor da biblioteca.
C
Confecção de mobiliário novo e aquisição de novos materiais para divulgação nas mídias.
D
Aproximação de novos usuários, incentivo ao uso das redes sociais e atualização da informação.
8Painéis interativos são propícios como metodologia para desenvolvimento de projetos de ação cultural. Esse tipo de trabalho com painéis traz articulação da Biblioteca com outros profissionais, oportuniza interação entre os usuários e, ainda, oportuniza divulgação pelos desdobramentos em redes sociais. Sobre as vantagens trazidas para a biblioteca nos projetos de painéis interativos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ação interdisciplinar.
II- Ação individualizada.
III- Ação de extensão.
(    ) Objetiva a expansão da experiência dos usuários e organizadores em ações extramuros da biblioteca, apoiando atividades de cunho social e cultural.
(    ) Estabelece vínculos de solidariedade e cooperação entre os envolvidos na ação cultural que sejam participantes de várias áreas do conhecimento.
(    ) Ação exclusiva da biblioteca, sem participação de outros agentes e instituições parceiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
I - II - III.
B
II - I - III.
C
III - I - II.
D
II - III - I.
9As práticas de ações culturais em bibliotecas estabelecem possibilidades de conscientização social e formação cultural. As bibliotecas são excelentes espaços para o desenvolvimento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.