Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Matriz para texto argumentativo gabriella

Pré-visualização | Página 1 de 1

Matriz de atividade Construção do Texto Argumentativo
	Disiciplina: Seminários em Educação a Distância em Turismo
	Atividade: Construção do texto argumentativo
	Título: Educação a distância 
	Aluno:Gabriella Silva de Almeida 
	Pólo: Duque de Caxias
	Data: 22/11/2021
	Introdução (1 a 3 parágrafos) 
	Desenvolvimento (1 a 6 parágrafos)
	Conclusão (1 a 3 parágrafos)
	Referências bibliográficas
 
	Bibliografia consultada
Durante décadas , o ensino presencial tem sido o mesmo: o aluno chega na escola ou na faculdade ,senta e assiste várias horas de aulas , muitas vezes sem ter uma participação ativa . No entanto, a modalidade de ensino a distância (EAD) vem mudando essa realidade e se tornando cada vez mais popular, chegando a ter mais de 9 milhões de matriculados, como noticiado pelo portal de notícias R7. 
Portanto, o EAD mostra-se de vital importância, já que democratiza o acesso à educação por meio de horários mais flexíveis e preços mais acessíveis. 
O ensino à distância surgiu em meados de 1990 as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para disponibilizar seus materiais. Por isso, começaram a formalizar seus tipos de cursos EAD, mas só na pandemia que o EAD ganhou forças,pois não podíamos sair de casa, então , faculdade foi à distância e os estudos de escolas também. 
 
 O ensino EAD tem seus pros e contras : 
 Pros do EAD 
1- Menos custos: O ensino on-line permite reduzir tanto os custos de mensalidades como de todos os gastos que um estudante de ensino presencial tem, como transporte, alimentação e até mesmo o tempo de deslocamento. 
2- Maior disponibilidade de tempo para estudos: Com a organização do tempo que o ensino on-line pode trazer é possível ter ganhos de qualidade de vida e maior tranquilidade para realizar os estudos. 
 
3- Acesso mais prático e amigável: Para o estudante, o ensino on-line apresenta uma grande vantagem, que é poder recorrer a pesquisas em tempo real e se aprofundar em assuntos ensinados de forma imediata.
Além disso, pode rever as aulas e participar de grupos de discussão para esclarecer as dúvidas.
 4- Permite estudar de qualquer local: Poder estudar de qualquer local e por meio de dispositivos móveis é um excelente diferencial, principalmente para quem tem uma vida agitada por compromissos e pode adaptar sua rotina aos estudos com o ensino on-line. 
 
 Contras da educação a distância
1- Necessidade de desenvolver a autonomia: Há um aspecto contrário bastante importante para diversas pessoas, que está relacionado à necessidade de desenvolver a autonomia de estudos, sem que ninguém esteja cobrando presencialmente essa obrigação. 
2-Pouco contato presencial: Esse pode ser um aspecto de grande impacto para muitos estudantes que têm necessidade de ter contato presencial com outros alunos e seus professores. 
3-Necessidade de concentração: Para vários estudantes, manter o foco na compreensão do aprendizado, quando tem autonomia para estudar sozinho, é um grande desafio a ser superado e assim pode ter grandes dificuldades em seu desenvolvimento.
4- Necessidade de maior planejamento e organização da parte do estudante: O aluno deve se adaptar a desenvolver um estilo mais organizado e que tenha o planejamento de estudos como seu foco principal, caso contrário sua missão de aprendizado não terá sucesso. 
5-Menor sociabilização: Com menor contato presencial pode ocorrer uma dificuldade de sociabilização de parte do aluno.porém, para vários estudantes isso não se torna um problema por já fazerem uso com bastante frequência de relacionamentos por redes sociais e, dessa forma, totalmente integrados ao ambiente virtual.Muitos estudantes podem sentir essa necessidade de estar presente em uma sala de aula, o que deve ser superado com a quebra desse paradigma.
Portanto, fica claro como a educação a distância pode beneficiar a sociedade e deve ser incentivada. Portanto, o projeto de lei aprovado na Câmara dos Deputados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Economia propõe incentivos fiscais para as empresas que prestam esse tipo de ensino, a fim de reduzir custos e poder prestar seus serviços a um preço menor. Portanto, espera-se que mais pessoas tenham acesso a cursos a distância, e a educação seja mais comum entre os idosos e pobres.
Bibliografia consultada:
https://noticias.r7.com/educacao/ensino-a-distancia-tem-9-milhoes-de-estudantes-e-cresce-no-brasil-26112019
https://www.blogdoead.com.br/origem-do-ead-como-surgiu-e-o-que-mudou-ate-hoje#:~:text=Em%20meados%20da%20d%C3%A9cada%20de,seus%20tipos%20de%20cursos%20EAD.
Referências bibliográficas: https://www.estudiosite.com.br/site/sugestao-cursos/9-pros-e-contras-de-educacao-a-distancia
https://noticias.r7.com/educacao/ensino-a-distancia-tem-9-milhoes-de-estudantes-e-cresce-no-brasil-26112019
4