Buscar

Atividade 1 (A1) - Mecanismo de Agressão e Defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 - Mecanismos de agressão e defesa
Biossegurança significa um conjunto de ações voltadas para prevenção, eliminação de riscos inerentes às ATIVIDADES de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. Particularmente na área da saúde, esse tema é extremamente explorado, uma vez que os profissionais, considerando o meio de trabalho, estão mais suscetíveis aos riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômetros (Bolick e Bruner, 2000). 
Considerando um cenário de punção venosa para a aplicação de um antibiótico, crie um texto dissertativo com pelo menos 5 itens (correlacionados com a biossegurança) que devem estar nas condutas de um profissional de saúde. 
Resposta:
Para uma punção venosa segura tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente/cliente, algumas condutas são de suma importância e devem ser seguidas à risca.
Entre essas condutas correlacionadas com a biossegurança, está a assepsia com muito cuidado para evitar a contaminação do paciente; o profissional deve estar com as mãos higienizadas e com luvas descartáveis, e ter no local a presença de uma caixa coletora de materiais perfurocortantes (Descarpark) para o descarte adequado do material usado, assim evitando a contaminação do profissional.
Outras condutas importantes a se fazer é ter cuidado com a dose a ser aplicada, pois doses erradas podem resultar em problemas como a resistência bacteriana e usar os antibióticos mais brandos primeiro, também a fim de evitar a resistência bacteriana. 
Por último está a aspiração do sangue realizada na via correta, ou seja, a confirmação da via intravenosa pelo profissional responsável.

Continue navegando