Buscar

QUESTIONÁRIO 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO – SERVIÇO DE REFERÊNCIA E FONTES DE INFORMAÇÃO – AULA 04 – BIBLIOTECONOMIA
1
Dada a variedade de formas existentes para o gênero biografias, faz-se necessário o estabelecimento de uma tipologia, cabendo, no entanto, ressaltar-se que, como qualquer classificação, esta é artificial e não deve ser considerada de maneira estanque, uma vez que determinadas obras biográficas podem incorporar características de diferentes categorias. Podem ser considerados dois grupos principais:
· as autobiografias, onde não existe uma semelhança entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é narrada por outra(s) pessoa(s).
· as autobiografias, onde não existe uma semelhança entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é relatada por outra(s) pessoa(s).
· as autobiografias, onde não existe uma semelhança entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é relatada pela mesma pessoa.
· as autobiografias, onde existe uma coincidência entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é narrada pela mesma pessoa.
· as autobiografias, onde existe uma coincidência entre o autor e o biografado, e as biografias propriamente ditas, onde a vida de um indivíduo é narrada por outra(s) pessoa(s).
1
Contemporaneamente, a exemplo de outros países, o que se observa também no Brasil é um interesse crescente por biografias, com crescimento geométrico do mercado de tais livros. Fernando Morais, citado por Espechit (1989), considera que as razões desse sucesso, se ligam a dois fatores. Quais são eles?
· Em primeiro lugar, a biografia se coloca para o leitor como uma forma de passar a história, de forma romanceada, segundo um itinerário estabelecido por personagens reais. Por outro lado, a biografia permite que o leitor se delicie com episódios inéditos e intimistas dos retratados.
· Em primeiro lugar, a biografia se coloca para o leitor como uma forma de viajar através da história, de forma romanceada, segundo um itinerário estabelecido por personagens reais. Por outro lado, a biografia permite que o leitor se delicie com episódios inéditos e intimistas dos retratados.
· Em primeiro lugar, a biografia se coloca para o leitor como uma forma de passar a história, de forma ditada, segundo um itinerário estabelecido por personagens reais. Por outro lado, a biografia permite que o leitor se delicie com episódios inéditos e intimistas dos retratados.
· Em primeiro lugar, a biografia se coloca para o leitor como uma forma de passar a história, de forma ditada, segundo um itinerário estabelecido por personagens reais. Por outro lado, a biografia permite que o leitor se delicie com episódios já vistos e intimistas dos retratados.
· Em primeiro lugar, a biografia se coloca para o leitor como uma forma de viajar através da história, de forma romanceada, segundo um itinerário estabelecido por personagens fictícios. Por outro lado, a biografia permite que o leitor se delicie com episódios inéditos e intimistas dos retratados.
1
As obras de referência, elaboradas com o objetivo específico de fornecer informação sobre a vida de pessoas, são os dicionários biográficos, os índices biográficos e os diretórios de pessoas. Os dicionários biográficos, considerados fontes de informação biográfica por
excelência, podem ser definidos como aquele tipo de obra que apresenta verbetes sobre as vidas de pessoas, geralmente organizados alfabeticamente pelo sobrenome dos biografados. A extensão e o conteúdo de tais verbetes variam segundo o objetivo da obra: alguns se limitam a citar os principais fatos da vida do biografado, enquanto outros apresentam uma descrição detalhada, podendo até mesmo fazer uma avaliação de sua contribuição para a área de atuação na qual se insere.
Os dicionários biográficos podem se classificar, inicialmente, em dois grandes grupos:
· os gerais ou nacionais que consideram qualquer limitação para inclusão dos biografados, e os especializados que têm sua cobertura restrita a personalidades que atendam a determinadas características. Tais características podem ser inatas (nacionalidade, raça, sexo etc.)
· os gerais ou nacionais que consideram qualquer limitação para inclusão dos biografados, e os especializados que têm sua cobertura aberta a personalidades que atendam a determinadas características. Tais características podem ser inatas (nacionalidade, raça, sexo etc.)
· os gerais ou nacionais que consideram qualquer limitação para inclusão dos biografados, e os especializados que têm sua cobertura aberta a personalidades que atendam a determinadas características. Tais características podem ser adquiridas (nacionalidade, raça, sexo etc.)
· os gerais ou universais que não consideram qualquer limitação para inclusão dos biografados, e os especializados que têm sua cobertura aberta a personalidades que atendam a determinadas características. Tais características podem ser inatas (nacionalidade, raça, sexo etc.)
· os gerais ou universais que não consideram qualquer limitação para inclusão dos biografados, e os especializados que têm sua cobertura restrita a personalidades que atendam a determinadas características. Tais características podem ser inatas (nacionalidade, raça, sexo etc.)
1
Com relação ao Brasil, o Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro, em sua 2ª edição, contempla biografias de personalidades do cenário político do país, referentes ao período de 1930 a 1995, organizadas em três tipos de textos:
· pequenos verbetes, sem assinatura; verbetes médios e grandes, com assinatura dos pesquisadores responsáveis e verbetes preparados por especialistas, em colaboração especial.
· pequenos verbetes, com assinatura; verbetes médios e grandes, com assinatura dos pesquisadores responsáveis e verbetes preparados por especialistas, em colaboração banal.
· pequenos verbetes, com assinatura; verbetes pequenos e médios, com assinatura dos pesquisadores responsáveis e verbetes às vezes despreparados, em colaboração especial.
· pequenos verbetes, com assinatura; verbetes pequenos e médios, com assinatura dos pesquisadores responsáveis e verbetes preparados por especialistas, em colaboração especial.
· pequenos verbetes, com assinatura; verbetes médios e grandes, com assinatura dos pesquisadores responsáveis e verbetes preparados por especialistas, em colaboração especial.
1
Com o advento das tecnologias da informação, veio juntar-se ao universo de publicações impressas uma grande variedade de materiais e fontes de consulta em meio eletrônico, especialmente pela Internet ou em CD-ROM. Essa proliferação de fontes eletrônicas traz novas possibilidades para a busca por informações biográficas, tanto em termos do volume de material disponibilizado, quanto dos recursos de pesquisa oferecidos, além de maior agilidade na atualização dos dados. A título de exemplo uma pesquisa pelo termo “biografia”, feita na Internet, no diretório do site de busca Google, trouxe como resultado cerca de 11 mil registros, entre páginas pessoais e fontes de referência propriamente ditas. Nesse contexto, cabe cada vez mais ao profissional que lida com a informação a responsabilidade de:
· não apenas conhecer a diversidade e as peculiaridades das fontes inexistentes, mas também de saber avaliá-las e utilizá-las adequadamente, em função da natureza das demandas apresentadas a respeito da vida de pessoas.
· não apenas conhecer a diversidade e as peculiaridades das fontes inexistentes, mas também de saber avaliá-las e utilizá-las de forma inadequada, em função da natureza das demandas apresentadas a respeito da vida de pessoas.
· não apenas conhecer a diversidade e as peculiaridades das fontes inexistentes, mas também de saber avaliá-las e utilizá-las de forma inadequada, em junção da natureza das demandas apresentadas com a vida de pessoas.
· não apenas conhecer a diversidade e as peculiaridades das fontes existentes, mas também de saber avaliá-las e utilizá-las adequadamente, em funçãoda natureza das demandas apresentadas a respeito da vida de pessoas.
· não apenas conhecer a diversidade e as peculiaridades das fontes existentes, mas também de saber avaliá-las e utilizá-las adequadamente, em junção da natureza das demandas apresentadas com a vida de pessoas.

Outros materiais