Buscar

As contribuições da avaliação para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
ATIVIDADE FORMATIVA VI
TEMA: As contribuições da avaliação para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos.
NOME DO ALUNO: 
A avaliação é um recurso fundamental para o professor, pois proporciona a ele diagnosticar o aprendizado adquirido pelos seus alunos, sinalizando ao professor possíveis adaptações e reformulações necessárias em sua prática pedagógica para melhorar o aprendizado dos alunos. A avaliação não é um fim, mas um meio de alcançar o objetivo de uma boa aprendizagem. 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001) afirmam que a avaliação deve auxiliar os professores a refletir continuamente sobre suas práticas, criar novas ferramentas de trabalho e resgatar os aspectos que devem ser modificados, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
 Ao avaliar os alunos, o professor também pode avaliar e repensar sua prática de ensino, analisar se o conteúdo que ensina é adequado e se a escolha do conteúdo e habilidades é realmente importante no momento. A avaliação desempenha um papel fundamental na aprendizagem, pois o professor pode utilizá-la como base para verificar as necessidades de cada aluno, de forma a realizar intervenções pedagógicas adequadas na construção do conhecimento.
Portanto, a avaliação contínua e dinâmica auxilia a prática educacional utilizada pelo professor como um instrumento pedagógico. Ela deve orientar a aprendizagem para que os alunos obtenham os melhores resultados.

Outros materiais