Buscar

Imunidade parlamentar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2
FACULDADES DOCTUM CARATINGA
CURSO DE DIREITO
4° PERIODO
DIREITO CONSTITUCIONAL
FLAVIANE DE SOUZA GURGEL
APS- Diferencie imunidade material, imunidade formal concedida aos deputados federais e senadores, abordando de forma fundamentada, a possibilidade de prisão do congressista.
As imunidades e prerrogativas parlamentares, tem relação em virtude da relevância das funções ou das atividades que exercem, assim algumas funções gozam de tratamento jurídico diferenciado. Por essa razão, a Constituição Federal estabelece em seus artigos 53 a 56, um conjunto de normas que instituem as imunidades parlamentares dos deputados federais e senadores.
 As imunidades dividem em material e formal. Segundo o STF, a imunidade material constitui numa proteção adicional ao direito fundamental á liberdade de expressão, trata-se de uma garantia de ordem pública. A imunidade formal não exclui o crime, se não mesmo da relevância a insustentabilidade de se prender cautelarmente o parlamentar. Assim, em relação a possibilidade de prisão do congressista, pela análise estrita dos dispositivos da Constituição, o parlamentar não pode ser preso para cumprir uma pena definitiva, ou seja, prisão-pena. Por conseguinte, para ser cumprida a sua pena de prisão, o parlamentar, condenado antes deverá deixar de sê-lo, caso contrário, só poderá ser preso em flagrante (prisão-processual) por crime inafiançável e se a Casa parlamentar que pertencer ratificar a sua prisão.
 
CARATINGA
2021

Outros materiais