Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
n2 saude baseada em evidencias

Pré-visualização | Página 1 de 2

· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Maria está no segundo ano do curso de Ciências Biológicas. Ela sempre se interessou pela ideia de realizar pesquisas e o seu maior sonho é ser reconhecida como uma grande pesquisadora no futuro. Neste semestre, a instituição em que ela estuda disponibilizou algumas bolsas de iniciação científica, e ela quer muito participar do processo de seleção, mas não sabe como iniciar o projeto de pesquisa.
 
Nesse sentido, assinale a alternativa que contém o primeiro passo que Maria deve seguir para a confecção do projeto de pesquisa.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Delimitar um tema ou assunto, a partir da elaboração de uma questão de pesquisa.
	Resposta Correta:
	 
Delimitar um tema ou assunto, a partir da elaboração de uma questão de pesquisa.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o primeiro passo para dar início ao protocolo de pesquisa é a delimitação do tema, a partir da elaboração de um problema de pesquisa, ou seja, algo que o investigador deseja resolver e que também pode ser entendido como um objeto de estudo ou objeto de pesquisa.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O protocolo de pesquisa é fundamental para que o pesquisador possa se organizar para o desenvolvimento da pesquisa, descrevendo o plano do estudo a ser executado, além de ser um elemento obrigatório para a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa que irá avaliá-lo, podendo a pesquisa ser iniciada somente após a sua aprovação.
 
A respeito dos elementos de um projeto de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A questão de pesquisa diz respeito àquilo que o investigador deseja resolver. Essa questão parte de uma ideia geral que se reduz a um objetivo mais específico, delimitando, dessa forma, o tema de estudo para a elaboração do protocolo.
II. A relevância visa a trazer maior contextualização à pesquisa, ou seja, mostra como o estudo pode ser inserido em um contexto amplo, apresentando a sua justificativa.
III. O delineamento experimental tem o objetivo de descrever como será estruturado o estudo.
IV. Os aspectos estatísticos são utilizados quando o pesquisador precisa planejar como estimar o tamanho da amostra e como será realizada a análise dos dados obtidos.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Resposta Correta:
	 
I, II, III e IV.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois para a confecção de um protocolo/projeto de pesquisa, é necessário utilizar alguns elementos, iniciando pela questão de pesquisa que diz respeito a uma incerteza do pesquisador, algo que ele deseja investigar, delimitando, assim, o tema de estudo. Deve-se pautar a confecção também em relação à relevância do estudo, trazendo uma maior contextualização à pesquisa. O delineamento experimental descreve como será estruturado o estudo. Por fim, os aspectos estatísticos são muito importantes para uma análise mais criteriosa dos dados obtidos. Assim, o pesquisador irá planejar como estimar o tamanho da amostra e realizará a análise dos dados.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Para verificar a eficácia de um novo medicamento para a enxaqueca, foram realizados alguns ensaios com pacientes que apresentavam fortes crises ao menos três vezes por semana. Os participantes foram separados em dois grupos, sendo um grupo teste e outro grupo controle. Ambos os grupos foram observados por três meses.
 
Nesse caso, a respeito do grupo controle, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
O grupo possibilita a utilização de parâmetros para comparar a ação de uma intervenção, comprovando a eficácia do tratamento.
	Resposta Correta:
	 
O grupo possibilita a utilização de parâmetros para comparar a ação de uma intervenção, comprovando a eficácia do tratamento.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois para uma eficiente utilização dos conceitos da MBE, é necessário realizar a comparação de uma determinada intervenção com um grupo controle. Assim, é possível comprovar a eficácia do tratamento para uma doença, ou ainda corroborar para o desenvolvimento de estudos mais aprofundados por parte da comunidade científica.
	
	
	
· Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	Na área da saúde, é fundamental que sejam realizados estudos que comprovem a indicação de um tratamento, diagnóstico ou o desenvolvimento de uma vacina. A partir dessas evidências, é possível auxiliar na tomada de decisão dos profissionais da área da saúde.
 
Assim, a partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A medicina de precisão é uma nova prática utilizada na área da saúde, apresentando um grande potencial futuro.
Pois
II. Atua como uma medicina generalista, ao contrário da medicina baseada em evidências, a qual é baseada em um tratamento personalizado.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições falsas.
	Resposta Correta:
	 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
	Comentário da resposta:
	Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, já que a medicina de precisão é caracterizada como uma prática nova e que possui um grande potencial para aplicações futuras. Já a asserção II é uma proposição falsa, pois a medicina de precisão busca um tratamento personalizado, oferecendo ao paciente um medicamento preciso e com dose exata, atuando no momento certo.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Ao realizar os seus experimentos, os principais interesses do pesquisador devem ser pautados principalmente no fornecimento de conhecimentos válidos a questões importantes, além de proteger a segurança dos participantes sempre agindo de forma ética e respeitosa. No entanto, ainda podem ser verificados outros tipos de conflitos de interesse.
Assim, a partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Os pesquisadores podem ter conflitos de interesses relacionados à reputação e à renda.
Pois
II. A indústria farmacêutica financia grande parte dos estudos de novos medicamentos, podendo influenciar na condução dos experimentos, levando muitas vezes à omissão de resultados negativos por parte do pesquisador.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Resposta Correta:
	 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	Comentário da resposta:
	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a asserção I é uma proposição verdadeira, já que os pesquisadores podem ter outros tipos de conflitos de interesse, como em relação à reputação e à renda, que podem comprometer a investigação, gerando uma desconfiança da população para com a pesquisa. A asserção II também é uma proposição verdadeira e justifica a I, já que é sabido que a indústria farmacêutica financia uma grande quantidade de estudos de novos medicamentos. Dessa forma, há uma grande preocupação ética na influência que os laços financeiros podem exercer na condução do experimento, levando a um resultado positivo, muitas vezes com uma interpretação exagerada e na omissão de resultados negativos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Nos estudos epidemiológicos, podemos verificar estudos observacionais, cujos objetivos são basicamente descritivos, ao examinar as distribuições das variáveis preditoras e de desfecho de uma população, e analíticos, ao caracterizar as associações entre as variáveis. Os estudos transversais são conhecidos como estudos observacionais.
 
A respeito dos estudos transversais, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Nesses estudos, as medições são realizadas em um único momento ou durante um curto período de tempo.
	Resposta Correta:
Página12