Buscar

PROCEDIMENTOS INTERPRETATIVOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PROCEDIMENTOS INTERPRETATIVOS
Os procedimentos interpretativos são modos ou técnicas aplicadas que azem uso de parâmetros que se intercalam, mesmo porque, não há como fazer uso de uma única forma de interpretação. 
1-interpretação gramatical: Este procedimento interpretativo leva em consideração o pressuposto hermenêutico gramatical ou lexical, ou seja, o significado da palavra em sua origem.
Deve-se entender que é o sentido da palavra que proporciona para as normas jurídicas ou ate as leis como o deve-se.
A analise gramatical pode ser compreendido como instrumento de analise da norma e da lei.
2-procedimento interpretativo logico: Este procedimento considera a logica como instrumento interpretativo.
A logica é uma conduta de pensamento racional que estabelece a conclusão na esfera da certeza, mas não da verdade. A certeza alcançada é, então, entendida como resultado do processo de dois tipos de raciocínios: dedutivo ou indutivo. 
3-procedimentos interpretativos teológicos: Este procedimento interpretativo sustenta-se na internacionalidade como referencia o significado da norma jurídica no tecido social, tanto no presente, quanto no futuro.
Isso significa que o procedimento interpretativo teológico está afirmando na finalidade que motiva a elaboração da norma/lei. Este procedimento permite a analise dos casos concretos e individuais de forma mais ampla.
4-procedimentos interpretativos sistemáticos: Este procedimento está vinculado com as interpretações que consideram o conjunto de outras leis. Estabelece interações entre determinada norma/lei como todo sistema jurídico, do modo sistematizado.
5-procedimento interpretativo histórico: Este procedimento interpretativo leva em consideração o contexto histórico do momento em que determinada lei foi elaborada.
6-procedimento interpretativo valorativo: Este procedimento considera o contexto sociocultural e os valores sociais do momento de elaboração de determinada norma/lei.
OUTRAS ESPECIES DE INTERPRETAÇÃO JURIDICA
1-Intepretação declarativa: O interprete vai analisar o texto legal, ele vai procurar adequar os casos concretos que estão expressos na lei, para poder aplicar no caso.
2-interpretação extensiva: é ampliação da lei. Nesta espécie de interpretação verifica-se a característica de ampliação da aplicação da lei aos casos em que se pode verificar que, mesmo ao caso que se pretende aplicar a interpretação. É a possibilidade de extensão daquilo que está na lei.
3-interpretação restritiva: apreender a legislação no sentido de se colocar limites na própria.
A interpretação restritiva tem por pressuposto de se colocar limites na própria legislação, em outras palavras, apontar restrições ao que é enunciado pelos termos expostos. Tais restrições possuem como justificativa inibir consequências ou resultados que de forma direta e indireta, possam causar sérios prejuízos no momento da aplicação.
PRINCIPIOS DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E A INTERPRETAÇÃO DA LEI
O principio da dignidade da pessoa humana é um dos mais significativos do direito contemporâneo, pois é o principio que se encontra como fundamento do Estado Democrático de Direito, portanto, esta vinculada aos direitos fundamentais.
A dignidade da pessoa humana é um principio hermenêutico fundamental para todos os interprete da lei. Ao interpretar a lei, o intérprete sempre precisa ter como referencia a principiologia da hermenêutica jurídica e o principio da dignidade da pessoa humana.

Outros materiais