ok Cirurgia de grandes SI aula 1 - 01.02.12
13 pág.

ok Cirurgia de grandes SI aula 1 - 01.02.12


DisciplinaPatologia Cirúrgica de Grandes Vertebrados18 materiais148 seguidores
Pré-visualização5 páginas
um carcinoma epidermóide). 
Caprinos e ovinos: é raríssimo o melanoma nos caprinos e ovinos, porem pode ser um diagnóstico diferencial, mas como agente sabe que é raro, não pensamos nele como 1º diagnóstico.
Tratamento e Prognóstico:
Já falamos dos possíveis tratamentos.
O prognóstico está relacionado ao aspecto macroscópico, ao diagnóstico precoce do carcinoma epidermóide.
Medidas preventivas:
Toda vez que vc tiver um animal com pele despigmentada, a tatuagem é uma medida preventiva eficaz. 
Protetor solar é recomendado porem é uma pratica mais difícil de ser instalada.
Não expor o animal (se vc tiver possibilidade) ao sol (isso é muito difícil)
Evitar traumas subseqüentes e que levem a uma inflamação crônica 
Estabelecer medidas de higiene, tem que fazer a limpeza do prepúcio e pênis (evitar acumulo de sujidade), principalmente nos eqüídeos para evitar acumulo de sujidade no prepúcio e no pênis. Porque quando agente tem carcinoma epidermóide no prepúcio ou no pênis vc vai ter que fazer a penectomia ou ainda junto da penectomia, fazer a retirada da massa tumoral que está ali no prepúcio. 
Tratamento:
Criocirurgia
Cirurgia de enucleação (que também é um tratamento cirúrgico)
Retirada dos linfonodos (quando vc tem presença de célula neoplásica nos linfonodos).
Histórico:
Vaca de leite, tinha uma ferida que não cicatrizava. Vemos nessa área da vulva despigmentada, era grande e ulcerada. Foi decidido o abate por conta de relação custo-benefício. 
Um animal que tem carcinoma epidermóide, podemos aproveitar a carne para consumo, não tem problema para nós. (eca!)
Papiloma vírus ou Papilomatose ou Mal da Figueira 
	É uma neoplasia benigna, onde vamos observar que essa neoplasia tem um aspecto cornificado. O tamanho pode variar de 1mm até 500mm, então podemos ter uma massa bem pequena ou uma massa enorme. A massa tumoral é consistente, pode ter uma variação de cor que agente chama de cor cinza clara ou até esbranquiçada à brônzea. Essa variação de cor pode existir.
A papilomatose pode ocorrer em qualquer área do corpo, mas é mais comum ocorrer na região da cara, principalmente focinho, também pode ocorrer em dorso ou barbela. 
A espécie mais acometida são os bovinos, depois os eqüinos, caprinos e por último os caprinos.
	
Quem causa a papilomatose é um vírus ch. Papiloma vírus. Existem vários subtipos do papiloma vírus. O vírus não é espécie específico. Então um papiloma vírus bovino pode levar ao desenvolvimento de papilomatose em eqüinos. E ainda existe uma suspeita em relação ao sarcóide eqüino onde tem a participação do papiloma vírus no desenvolvimento do sarcóide eqüino (ainda não está provado cientificamente, mas já foi provado quando faz o exame do sarcóide tem a presença do papiloma vírus, então eles acham que pode ter correlação).
	O papiloma em si é estético, ele não causa uma lesão (a não ser que a massa tumoral estiver muito grande) no animal.
	O papiloma vírus pode ter uma resolução sem uma abordagem feita para o papiloma. Ele pode aparecer e desaparecer sem ter feito nada. 
Está correlacionado com o sistema imunológico do animal. Animais imunossuprimidos ou imunodeprimidos podem desenvolver a papilomatose. 
Na maior parte das vezes, o animal acometido com papilomatose são animais jovens, com menos de 2 anos de idade.
Sintomatologia clínica
	Muitas vezes não temos alem da presença dos papilomas, nenhuma outra sintomatologia clinica. Outras vezes temos, como por exemplo que é mais características nos bovinos onde vc pode ter o desenvolvimento do papiloma no TGI, e ai vc percebe uma perda de peso progressivo com apetite normal, e não consegue fazer diagnóstico com o animal vivo, é um diagnóstico pós mortem. Ele perde peso mas com apetite normal porque diminui a absorção, porque se vc tem a presença de um tecido cornificado no intestino, algo está errado, vc perde área de absorção de nutrientes, interfere no processo de digestão.
Nos bovinos, se temos papilomatose em teto, podemos aumentar a chance de mastite ambiental. Imagine um pequeno pólipo cornificado na teta, e se vc usa essa vaca na ordenhadeira mecânica, vc pode ter uma abrasão aumentada na teteira se vc tem um pólipo cornificado, então vc pode ter uma abertura da pele ou do próprio pólipo e que aumenta a chance de ocorrer a mastite ambiental. 
Não é muito comum, mas podemos ter papilomatose nos espaços interdigitais. Com isso, a chance de aumentar o atrito com pedra, ou num terreno que não tenha uniformidade, vc pode aumentar a possibilidade de trauma com a presença do papiloma.
Caprinos: temos uma preocupação em relação ao desenvolvimento de papilomatose nos tetos, porque pode desenvolver para carcinoma epidermóide. 
Ovinos: muito raro. 
Diagnóstico diferencial
Um diagnóstico importante diferencial para papilomatose: pseudovaríola
Caso:
Eqüino com papilomatose. Existe algum problema clínico importante além da presença desses vários nódulos de diâmetros diferentes no focinho do animal? O animal não vai parar de comer nem ter nenhum problema por causa desses nódulos, o máximo que pode acontecer é esse animal é passar por algum cimento ou algo assim, arrancar e sangrar um pouco, mas nada demais.
Tratamento
Auto hemoterapia: estímulo imunológico inespecífico;
Esmagamento com uma pinça hemostática (isso vai depender do tamanho do seu papiloma).
Vacina autógena bruta (Como fazemos isso: coletamos essas massas tumorais, enviamos ao laboratório, o laboratório faz uma vacina e vc aplica essa vacina 1x por semana ou a cada 3-5 dias, vai depender da quantidade e do tamanho do papiloma, é aplicado via SC. E vc observa uma regressão boa dos papilomas);
Duo filme: é uma substância cáustica que agente utiliza em papiloma, tem que tomar cuidado dependendo do local (se for perto do olho, etc.) tem que passar vaselina sólida ao redor do papiloma para não queimar a pele;
Tuia: medicamento homeopático que vc pode utilizar; 
Brinco de cobre nas orelhas de bovinos para controle de papilomatose (não se sabe o porque, não tem artigo nenhum falando sobre isso, mas usam);
Uso de drogas imunoestimulantes inespecíficas (Ex.: levamizol).
Existe uma vacina comercial para papilomatose, mas essa vacina comercial para papilomatose não funciona!
Porque esses animais apresentam papilomatose:
	Esses animais apresentam a papilomatose porque houve uma queda no sistema imune. 
O que pode provocar essa queda do sistema imune (doenças comuns em bovinos que causa essa queda no sistema imune): tristeza parasitária, babesiose, haemoncose (nos pequenos ruminantes), anaplasmose, animais que estão subnutridos (e com isso o sistema imune não é eficiente). 
Os ruminantes desenvolvem com a idade uma resistência natural aos helmintos, porém os animais jovens são sensíveis as helmintoses, temos que pensar se o controle de endoparasitos está sendo feito de maneira correta.
	O papiloma pode vir parecendo escamas. O que pode acontecer com o animal clinicamente é machucar, provocar miíase como problema secundário. 
Foto de um papiloma no TGI de bovinos, no teto, etc. nesse caso vamos lembrar da opção de ser papilomatose no TGI por estar diante de um animal que está tendo perda de peso progressivo e está com o apetite normal. Vamos pensar em outras coisas antes disso, mas tem que fazer parte do diagnóstico diferencial. O diagnóstico definitivo é feito pós mortem.
Tratamento (já comentamos acima)
Remoção cirúrgica
Vacina autógena bruta
Medidas preventivas
Estabelecimento de um controle profilático adequado
Animais com manejo nutricional adequado 
Com isso vamos diminuir muito a possibilidade de desenvolvimento de papiloma. Mesmo assim pode desenvolver, mas com essas medidas preventivas a incidência vai ser menor. 
A papilomatose no intestino que é preocupante, mas fora isso não. Vamos ver muito papilomatose, se prestarmos atenção vamos ver que tem muito mais papilomatose do que agente imagina, e as vezes agente não faz nada, só faz a autohemoterapia (coleto sg, 10ml da jugular do animal e injeto no músculo, 1x por semana e faço umas 8 aplicações) e isso melhora. Se