Questões_Maquiavel_SADEK_Janine_A_3_08_2011
1 pág.

Questões_Maquiavel_SADEK_Janine_A_3_08_2011


DisciplinaIntrodução Às Ciências Sociais443 materiais1.691 seguidores
Pré-visualização1 página
MAQUIAVEL \u2014 Questões Maria Tereza SADEK e Renato Janine Ribeiro \u2013 EAE-120 Introdução às Ciências Sociais \u2013 Ricardo Abramovay (Prof. Titular do EAE/FEA). Aulas de quarta-feira, dia 3/08 e 2ª feira 8/08
Observação: Algumas destas questões serão colocadas aleatoriamente aos alunos em sala de aula. Infelizmente não teremos tempo de responder a todas. Respondê-las por escrito é um excelente exercício, amplia sua compreensão do texto, melhora seu aproveitamento da aula, embora não seja obrigatório. Caso não consiga responder à questão procure formular sua dúvida. A resposta deve ser formulada durante a leitura que você fizer do texto e não, de forma improvisada, em sala de aula.
Qual a regra metodológica básica do pensamento político de Maquiavel?
Quais as razões históricas que fazem Maquiavel se preocupar tanto com a ordem?
Para Maquiavel, o Príncipe com virtù vai conseguir uma ordem que seja aceita de forma permanente pela sociedade. Você concorda com esta frase? Por que?
Na sua opinião, existe para Maquiavel uma ordem justa?
Por que razão Renato Janine Ribeiro (ver artigo de jornal no Erudito) afirma que a política não é apenas o contrário da ética
Qual a origem do poder político, para Maquiavel?
O que distingue a virtù maquiaveliana da virtude cristã?
Em que consiste e como é possível a utilização virtuosa da força?
Ao dizer que \u201cum príncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom\u201d (p. 37), Maquiavel está dizendo que a política não se guia por preceitos de natureza moral?
A política tem ética e lógica próprias (p. 24): explique a frase (ver também, p. 39).
Por que razão quem chega ao poder por meio de magnatas tem maior dificuldade de conservá-lo do que quem o faz com base no povo?