Buscar

SEMANA 5 - PODER LEGISLATIVO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Poder Legislativo
Semana 5
Prof. Francisco Tavares
Direito Constitucional II
*
Funções 
Segundo Montesquieu, o Legislativo é o primeiro dos Poderes do Estado.
O legislador constituinte atribuiu diversas funções a todos os Poderes, sem exclusividade absoluta. 
Cada um dos Poderes possui uma função predominante, além de outras funções previstas no texto constitucional. São as chamadas funções típicas e atípicas.
*
Funções Típicas
As funções típicas do Poder Legislativo são legislar e fiscalizar, tendo ambas o mesmo grau de importância. 
A Constituição prevê regras de processo legislativo, para que o Congresso Nacional elabore as normas jurídicas, de outro, determina que a ele compete a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Poder Executivo (CF, art. 70).
*
Funções Atípicas
As funções atípicas constituem-se em administrar e julgar. 
A primeira ocorre quando o Legislativo dispõe sobre sua organização e operacionalidade interna, provimento de cargos, promoções de seus servidores; 
A a segunda ocorre no processo e julgamento do Presidente da República por crime de responsabilidade.
*
Congresso Nacional 
O Poder Legislativo Federal é bicameral e exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos deputados (513 Deputados Federais ) e do Senado Federal (81 Senadores da República), diferentemente dos estaduais, distritais e municipais, onde é consagrado o unicameralismo (CF, arts. 27, 29 e 32).
*
Bicameralismo e Estado Federal
O bicameralismo do Legislativo Federal está intimamente ligado à escolha pelo legislador constituinte da forma federativa de Estado, pois no Senado Federal encontram-se, de forma paritária, representantes de todos os Estados-membros e do Distrito Federal, consagrando o equilíbrio entre as partes contratantes da Federação.
*
Inexistência de Predomínio 
Inexiste predomínio de uma Casa Legislativa sobre outra.
No aspecto formal, contudo, o Poder Constituinte atribuiu certa primazia à Câmara dos Deputados, no que diz respeito à iniciativa legislativa. Será perante à Câmara que o Presidente da República, do STF, do STJ, os cidadãos, promovem a iniciativa legislativa – art. 61, par. 2º., e 64, caput, da CRFB.
*
Legislatura
Legislatura é o período de funcionamento do Congresso nacional.
O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 02 de fevereiro a 17 de julho e de 1.° de agosto a 22 de dezembro. Cada legislatura terá a duração de quatro anos, compreendendo quatro sessões legislativas ou oito períodos legislativos.
*
Convocação extraordinária
Convocação extraordinária do Congresso Nacional, que poderá ser feita, dependendo da hipótese, pelo Presidente da República, pelo Presidente do Senado Federal, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, ou a requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas Legislativas.
*
Mesa do Congresso Nacional
O órgão administrativo de direção do Congresso Nacional é sua Mesa. A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
*
Composição da Mesa
Com base nos regimentos internos da Câmara, do Senado e do próprio Congresso, a Mesa do Congresso será composta pelo Presidente do Senado, 1.° Vice-presidente da Câmara, 2.° Vice-presidente do Senado, 1.° Secretário da Câmara, 2.° Secretário do Senado, 3.° Secretário da Câmara e 4.° Secretário do Senado.
*
Eleição
As mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão eleitas, respectivamente, pelos deputados federais e senadores da República, para mandato de dois anos, vedando-se a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente.
*
Jurisprudência
Composição de Mesa legislativa: STF - Pleno - MS n.° 22.183-6 - Rel. p/Acórdão: Min. Maurício Corrêa, Diário da Justiça, Seção I, 12 dez. 1997, p. 65.569.
No sentido da impossibilidade de recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subseqüente: RTJ 119/964; RTJ 163/52.
(CF, art. 57, § 4.°) 
*
Atribuições do Congresso Nacional
Matérias de competência legislativa do Congresso Nacional.
As atribuições do Congresso Nacional (órgão legislativo da União) – distribuem-se em cinco grupos de atividades distintas.
*
Atribuições do Congresso Nacional
Atividades legislativas – desempenhadas com base no processo legislativo (art. 61 / 69), criam leis sobre matérias da competência da União (art. 48)
Atividades deliberativas – são desempenhadas via decreto legislativo ou resoluções, nos termos de sua competência exclusiva e de seu regimento interno (pratica de atos concretos, resoluções referendárias, autorizações, aprovações, sustações (art. 49)
*
Atividades ficalizatórias – pedidos de informações (art. 50, par. 2º.), comissões parlamentares de inquérito (58, par. 3º.), julgamento de contas (art. 49,X, 71 e 72, 166, par. 1º.), controle dos atos do executivo (art. 49,X), tomada de contas (art.51,II, 84, XXIV)
Atividades de julgamento e controle da moralidade – julgar autoridades por crimes de responsabilidade (art. 51, I, 52, I e II, e 86)
*
Atividades constituintes de segundo grau – processo de reforma por Emenda da Constituição (art. 60)
*
Competência do Congresso Nacional – Art. 48 da CRFB/88
Competência legislativa congressual, desempenhada com base:
a) Na exigência de ato sancionatório do presidente da república;
b) Observância do procedimento destinado à elaboração de lei ordinária (art. 59, III e 65)
*
Competência exclusiva do Congresso Nacional – Art. 49 da CRFB/88
O Congresso nacional detém competência exclusiva porque a exercerá sem qualquer intervenção do Executivo ou Judiciário.
A deliberação do Congresso será definitiva, haja vista a inexistência de sanção ou veto presidencial.
*
Câmara dos Deputados 
A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo (513 Deputados).
Incumbe a cada deputado federal, representar todo o povo, eleitor ou não, e não apenas o seu eleitorado.
Serão eleitos pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal, sendo que o número total de deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar , proporcionalmente à população.
*
Sistema proporcional
O sistema visa garantir a participação dos diversos partidos políticos no Parlamento. É adjetivado proporcional, porque o número de representantes de cada circunscrição eleitoral é dividido pelo número de habitantes (não o de eleitores), resultando numa proporção. Com base nessa técnica são distribuídos os mandatos legislativos.
*
Jurisprudência
"o sistema de representação proporcional, por constituir conceito jurídico indeterminado, depende, para sua implementação, de prévia definição normativa a ser estabelecida pelo legislador ordinário no exercício do poder de regulação que lhe foi atribuído pelo ordenamento constitucional“ (STF - Pleno - Rextr. n.° 140.543-1/RO - Rel. Min. Celso de Mello, Diário da Justiça, Seção I, 9 fev. 1995, p. 1.750).
*
Compete privativamente à Câmara dos Deputados
 As atribuições previstas no Art. 51, foram deferidas com exclusividade à Câmara. Só ela poderá dispor sobre as matérias de sua alçada, sem a interferência ou participação de qualquer outro segmento. A Câmara exercita sozinha, e de forma indelegável.
*
Senado Federal
O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal (81 Senadores), eleitos segundo o princípio majoritário, sendo que cada Estado e o Distrito Federal terão três senadores, com mandato de oito anos.
*
Sistema majoritário
Sistema majoritário é aquele em que será considerado vencedor o candidato que obtiver maior número de votos (maioria simples), tendo o texto constitucional optado pelo sistema majoritário puro ou simples (um único turno) para a eleição de Senadores da República 
*
Renovação da Representação
A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro
em quatro anos, alternadamente, por um ou dois terços do Senado Federal (CF, art. 46, § 2.°). 
*
Compete privativamente ao Senado Federal
Igualmente à Câmara dos Deputados (art. 51), O Senado federal exerce competências previstas no Texto Maior – Art. 51.
*
Atribuições em destaque
Funcionar como tribunal político no julgamento de crimes de responsabilidades;
Aprovar, previamente, indicações para ocuparem elevados postos na República;
Autorizar operações financeiras.
*
Imunidades Parlamentares
Estatuto dos Congressistas – Conjunto de normas que prevê o regime jurídico dos membros do Congresso Nacional, disciplinado seus direitos, deveres, prerrogativas e incompatibilidades.(Art. 53 a 56)
*
Desdobramentos
Imunidade material ou inviolabilidade – (art. 53, caput);
Imunidade formal – (art. 53, pars.1º., 2º., 3º., 4º. E 5º);
Prerrogativa de foro – (art. 53, par. 1º.)
Isenção do dever de testemunhar – (art. 53, par. 6º.);
Serviço militar – (art. 53, par. 7º., c/c 143);
*
Imunidades durante estado de sítio – (art. 53, par. 8º.);
Incompatibilidades – (art. 54)
*
Comissões Parlamentares de Inquérito
	O art. 58, § 3.°, da Constituição Federal, previu que as comissões parlamentares de inquérito terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais. 
*
CASO 1 – Tema: Comissão Parlamentar de Inquérito
	
	Uma Comissão Parlamentar Inquérito foi instalada pela Câmara dos Deputados para apurar o envolvimento de parlamentares da Casa em esquema de recebimento de propina em troca de emendas ao orçamento da União, para a realização de obras superfaturadas. Diante de indícios de que o presidente da construtora beneficiada pelas emendas parlamentares estaria na iminência de alienar bens imóveis adquiridos com verbas públicas desviadas, a referida comissão deliberou no sentido de expedir decreto de indisponibilidade de bens do investigado. Considerando a jurisprudência do STF acerca dos limites ao poder de investigação parlamentar, a decretação da indisponibilidade de bens encontraria amparo constitucional? 
*
CASO 2 – Tema: CPI, Direitos Fundamentais e Relatividade
	Antonio impetra mandado de segurança, contra ato senhor Presidente de CPI que determinou a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico, e ordenou busca e apreensão em sua casa e escritório. A medida atacada destinava-se a apurar fatos do conhecimento do Senado Federal, veiculados pela imprensa nacional, envolvendo a prática de ilícitos praticados pelo impetrante junto às instituições financeiras, sociedades de crédito, financiamento e investimento que constituem o Sistema Financeiro Nacional.
 O impetrante alega ser apenas advogado e não exercer qualquer cargo de direção, de gestão ou de administração na empresa Ouro Verde S/A, empresa investigada pela CPI. Alega, ainda, escudado nos artigos 5º, inciso X, e 133, da Constituição Federal de 1988, assim como no artigo 7º, inciso II, da Lei 8.906/94, que o ato impugnado é ilegal.
	
*
	As questões a serem enfrentadas no presente caso são as seguintes:
	a) Têm as CPI poderes para determinar a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do impetrante, ou seria o ato ilegal à luz dos dispositivos legais mencionados na defesa?
	b) Com relação a ordem de busca e apreensões domiciliares, seria o ato legal por ter sido efetivado no escritório do impetrante, e não na sua residência, não havendo contrariedade ao inciso XI, do art. 5º, da Constituição federal de 1988?
	c) A ordem de busca e apreensões cumprida no escritório do impetrante contrariaria o disposto no artigo 133, da Constituição Federal de 1988?
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais