Buscar

RESPOSTASQuestões_Maquiavel_SADEK_Janine_A_3_08_2011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAQUIAVEL — Questões Maria Tereza SADEK e Renato Janine Ribeiro – EAE-120 Introdução às Ciências Sociais – Ricardo Abramovay (Prof. Titular do EAE/FEA). Aulas de quarta-feira, dia 3/08 e 2ª feira 8/08
Qual a regra metodológica básica do pensamento político de Maquiavel?
(pg17) A metodologia básica do pensamento de Maquiavel é a verità efetualle – a verdade efetiva das coisas: ver e examinar a realidade como ela é e não como gostaria que ela fosse. Nessa metodologia impera o reino do ser (positivo), deixando de lado o reino do dever ser (normativo)
Quais as razões históricas que fazem Maquiavel se preocupar tanto com a ordem?
Maquiavel passou sua infância e adolescência em uma Itália em conflito, na qual a maioria dos governantes não conseguia se manter no poder por mais de dois meses. Ele via que o país havia passado por épocas mais calmas, e acreditava que um cenário político estável ajudaria no crescimento econômico. 
Para Maquiavel, o Príncipe com virtù vai conseguir uma ordem que seja aceita de forma permanente pela sociedade. Você concorda com esta frase? Por que?
Sim, concordo com a frase. “A atividade política, tal como Maquiavel arquitetara, era uma prática do homem livre de freios extraterrenos, do homem sujeito da história. Esta prática exigia virtú, o domínio sobre a fortuna.” (pg.21)
“Dessa forma, o poder que nasce da própria natureza humana e encontra seu fundamento na força é redefinido. Não se trata mais apenas da força bruta, da violência, mas da sabedoria no uso da força, da utilização virtuosa da força. O governante não é, pois, simplesmente o mais forte – já que tem condições de conquistar, mas não de se manter no poder –, mas sobretudo o que demonstra possuir virtú, sendo assim capaz de manter o domínio adquirido e se não o amor, pelo menos o respeito dos governados.”(pg22) 
Na sua opinião, existe para Maquiavel uma ordem justa?
Maquiavel não acredita que exista uma ordem justa. Para ele, ordem é poder. E poder é uma correlação de forças. Assim, haverá um lado, aquele que não estiver no poder, que irá achar a ordem presente injusta, e vai lutar para tomar o poder e instaurar a sua própria ordem .
Por que razão Renato Janine Ribeiro (ver artigo de jornal no Erudito) afirma que a política não é apenas o contrário da ética
Qual a origem do poder político, para Maquiavel?
“A história é cíclica. Um período de ordem é sucedido por um período de desordem. Como é impossível extinguir as paixões e instintos humanos, o ciclo se repete. O que pode variar são os tempos de duração das formas de convívio entre os homens.” (pg20)
“O poder político tem uma origem mundana. Nasce da própria “malignidade” que é intrínseca à natureza humana. Além disso, o poder aparece como a única possibilidade de enfrentar o conflito, ainda que qualquer forma de domínio/controle seja precária e transitória.” (pg20) Portanto, o poder se origina nos homens, por conta da necessidade de controlar a desordem. 
O que distingue a virtù maquiaveliana da virtude cristã?
Fortuna e virtú: 
Para os clássicos, fortuna era a deusa que possuía os bens que os homens desejavam: honra, riqueza, glória, poder. Mas como fazer para que a deusa lhe escolha? Demonstrando ser um homem de verdadeira virilidade, de inquestionável coragem, de grande virtú.
Para o cristianismo a fortuna é cega, é ao acaso. O poder, a honra, a riqueza ou a glória não significam felicidade. Esta não se realiza no mundo terreno. O destino é uma força da providência divina e o homem sua vítima imponente. 
Maquiavel retoma o conceito clássico para mostrar que o poder, a glória e a honra, típicas tentações mundanas são bens perseguidos e valorizados. O homem de virtú pode consegui-los e por eles luta.
Em que consiste e como é possível a utilização virtuosa da força?
A força pode dar origem a um reinado, mas não consegue sustentá-lo. A utilização virtuosa da força consiste utilizar a virtú política para se manter no poder. Maquiavel mostra que muitos mandamentos da virtude cristã podem levar um príncipe a ruína. O príncipe precisa, portanto, se adaptar. 
 “Assim, a qualidade exigida de um príncipe que deseja se manter no poder é, sobretudo, a sabedoria de agir conforme as circunstâncias.” (pg23) 
Ao dizer que “um príncipe desejoso de conservar-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom” (p. 37), Maquiavel está dizendo que a política não se guia por preceitos de natureza moral?
Sim, Maquiavel nos diz que o príncipe pode fazer de tudo a fim de salvar o Estado. O príncipe precisa se adaptar e usar o método mais adequado para a cada circunstância. No entanto, é preciso esconder essa “ética própria da política” aparentando possuir as qualidades valorizadas pelos governados. 
A política tem ética e lógica próprias (p. 24): explique a frase (ver também, p. 39).
Por que razão quem chega ao poder por meio de magnatas tem maior dificuldade de conservá-lo do que quem o faz com base no povo?

Outros materiais