Buscar

RESPOSTASQuestões_Mill_Balbachevsky_29 e 31_08_2011

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões Mill Aulas de 29 e 31/08/2011 - Elizabeth Balbachevsky e trechos de Mill
Em que o liberalismo de Mill se distingue do de Locke?
Liberalismo da metade pro final do século XIX , classe operária, movimentos sociais revolucionários = massas populares é novo agente econômico.
O liberalismo de Mill se distingue do de Locke por incorporar a dimensão da participação popular.
Em Mill há uma sofisticação na ideia de liberdade que consiste no fato de que a liberdade não é apenas o direito da maioria, é necessário q os direitos das minorias possa se exprimir, por abrir caminho fértil para as inovações. 
Qual a diferença na concepção de liberdade de Mill e de Hobbes?
“Para Mill, a liberdade não é um direito natural. Como utilitarista, ele recusa a teoria dos direitos naturais. Mas a liberdade também não é um lixo que interesse apenas a uma minoria esclarecida. É antes de mais nada o substrato necessário para o desenvolvimento de toda a humanidade. E o é principalmente porque ela torna possível a manifestação da diversidade, a qual, por sua vez, é ingrediente necessário para se alcançar a verdade.”
O que são as concepções organicista e individualista da vida social? A qual delas filia-se Mill?
Segundo a concepção organicista a natureza humana estaria condicionada pela forma com que o indivíduo se insere no agrupamento social. Portanto, não existe o homem em geral, mas apenas homens sociais e historicamente determinados. (marx, durkein). Abordagem do ser humano a partir da sociedade. As estruturas sócias é que dominam e determinam o comportamento do indivíduo.
Já a concepção individualista coloca o homem antes da sociedade e vê nessa última, principalmente na sua instancia política, um elemento de artificialidade que não aparece na concepção organicista. Indivíduo é o “átomo” da sociedade, a parcela mínima. Mill se filia a essa última. 
Mensagem importante: é claro que políticas que beneficiem a maior parte de indivíduos possíveis é necessária, mas os direitos e a integridade do individuo, sua capacidade de tomas as próprias decisões é sagrada, inviolável. Seus direitos só podem ser violados (interferência do Estado) se o exercício de seus direitos interferir na vida/direito de outros indivíduos. 
A obra de Mil é um compromisso entre pensamento liberal e os ideais democráticos do século XIX. Explique a frase.
O fundamento deste compromisso está no reconhecimento de que a participação política não é e não pode ser encarada como um privilégio de poucos. E está também na aceitação de que, na condição moderna, o trato da coisa pública diz respeito a todos. Formato institucional q permita q todos possam continuar exercendo tal participacao política. Portanto nao é um demócrata radical. 
Por ser um democrata, Mill considera que a representação política deve ter natureza classista. Você concorda com esta frase?
Não. “Com Mill, o liberalismo perde o seu ranço conservador, defensor do voto censitário e da cidadania restrita, para incorporar em sua agenda todo um elenco de reformas que vão desde o voto universal até a emancipação da mulher.”
O que é o sistema liberal proporcional?
Um sistema liberal proporcional é um sistema que garante a representação das minorias, mesmo quando estas se encontram dispersas em vários distritos, não representando a minoria em nenhum deles. (= voto proporcional)
DISCUSSAO ATUAL: É o contrário do voto distrital (país dividido em distritos eleitorais, de tal maneira que você só pode votar nos candidatos do distrito). Os distritos deveriam ser iguais em termos populacionais para terem o mesmo “peso”. Isso daria mais vós a estados com muitas pessoas. Crítica: você pode dissolver um partido que, mesmo com grande expressão popular “spreaded”, não consegue eleger muitos representantes. Problema: sub-representação. 
Qual é a fundamentação utilitarista que Mill oferece ao governo democrático?
Governo q favorece o desenvolvimento de cada um.
 Por que em Mill, a liberdade é condição do desenvolvimento?
Pq a natureza humana não é fixa, e sim, progressista, mutável. A diversidade é fértil. 
O que é a “tirania da opinião” e por que é perigosa para a democracia?
Tirania da opinião é perigosa. O poder não pode ser apenas correspondente a vontade das maiorias, é preciso ouvir as minorias também, a importância da discordância (pg 103, segundo parágrafo). Preocupação com o que hoje chamamos de inovação.
Qual o princípio simples que defende Mill para governar as relações da sociedade com o indivíduo?
Pg. 206 O objetivo desse ensaio é afirmar...., fundada sobre os interesses (pg207)
Permitiria a proibição de fumar em um lugar onde o ato de fumar afetasse outras pessoas, mas não a de proibir a venda de cigarro, pq aí vc só faria mal a vc mesmo. 
Seria contra a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança.
Utilitarismo = filosofia ética. Maior utilidade possível, para o maior numero de pessoas, sem ferir os direitos/liberdade de cada um.

Outros materiais