Portfólio IsabelaGuerra

Portfólio IsabelaGuerra


DisciplinaFarmacia e Sociedade109 materiais382 seguidores
Pré-visualização2 páginas
*
Portfólio
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Farmácia
Departamento de Farmácia Social - Disciplina Farmácia e Sociedade
2011 \u2013 1º semestre
Isabela Guerra Nonato
*
Apresentação 
		Minha escolha pela farmácia foi sendo feita desde 2009, quando comecei a fazer curso técnico de patologia clínica. Todos os meus professores no curso eram farmacêuticos e tiveram grande peso e influência na minha decisão. 
		Eu já gostava bastante de química e sempre tive interesse em saber como era o funcionamento dos medicamentos no corpo, e foi por motivos simples com esses que estou cursando farmácia. 
		Hoje procuro entender o que é ser farmacêutico, qual o seu papel na sociedade e suas áreas de trabalho, para no futuro saber em qual área quero aplicar os conhecimentos que adquiri durante o curso.
Esse portfólio é a minha auto-avaliação do curso e das escolhas que faço para minha vida profissional!
*
Quem sou eu
 Tenho 18, sou curiosa e apaixonada por biologia e química. Prestei vestibular para farmácia em 2010, e ainda não sei se estou no curso certo \u2013 mas quero descobrir. 
 Procuro sempre saber mais sobre a farmácia e sobre quem quero ser profissionalmente, para que no futuro não me arrependa das minhas escolhas. 
*
Objetivos
Relatar as minhas expectativas em relação a Farmácia 
Apresentar avaliações das disciplinas durante o primeiro período do curso de Farmácia 
Relatar algumas das atividades realizadas na disciplina de Farmácia e Sociedade
Auxiliar na minha formação como profissional, ajudando nas escolhas e preferências ao longo da graduação.
Com ele pretendo tirar conclusões que me auxiliem durante o restante do curso.
*
Expectativas em relação a Farmácia 
Minhas expectativas com o curso e com a faculdade são as melhores possíveis. Espero entender o que, exatamente, um farmacêutico faz, como e onde ele trabalha, e qual é o seu papel na sociedade. 
Outra expectativa é de começar a ter uma visão sobre qual profissional serei no futuro.
*
Atividades Desenvolvidas no 1º Período
Nesse período curso 8 disciplinas que fazem parte do ciclo básico. No inicio não entendia porque nem pra quê teria que estudar cálculo e física, mas ao longo do período os professores me convenceram da importância que essas matérias que aparentemente não tem muita ligação com a farmácia são essenciais no decorrer do curso. 
Por incompatibilidade de horários e pela grande quantidade de matérias não consegui realizar atividades extracurriculares. Estou procurando atividades que liguem o estágio obrigatório que preciso fazer para a conclusão do curso técnico com a farmácia, para não me distanciar da área.
*
Disciplinas do 1º Período 
*
Disciplinas do 1º período que mais me agradaram 
		A disciplina de Bioquímica celular, Farmácia e Sociedade e Química Experimental, em relação ao conteúdo abordado, foram as que mais me agradaram durante o primeiro período	
		A Bioquímica por \u201cmisturar\u201d a biologia com a química foi extremamente interessante. Farmácia e Sociedade, por esclarecer o papel do farmacêutico nas suas diversas áreas de atuação e Química Experimental, por ser uma disciplina exclusivamente prática. 
*
Avaliação da disciplina Química Geral 
O conteúdo apresentado, foi muito interessante e de difícil entendimento. Esperava mais semelhanças com a química do ensino médio e isso me prejudicou nas provas. Me dediquei muito a essa disciplina mas não obtive grandes resultados nas avaliações.
*
Avaliação da disciplina Cálculo 
 Cálculo me surpreendeu bastante, pois pensei que seria a disciplina que menos me agradaria, mas ao contrario gostei bastante do conteúdo e da forma como ele foi apresentado. 
*
Avaliação da disciplina Bioquímica
Foi um disciplina muito interessante em relação ao assunto abordado, mas a forma com o professor dava as aulas foi cansativa. Bioquímica foi a disciplina que mais me dediquei durante o semestre.
*
Avaliação da disciplina Anatomia Humana Básica
Posso dizer que a anatomia foi uma disciplina bastante divertida, pois nela aprendi bastante. Gostei muito da forma como a disciplina é administrada, tendo aulas práticas e teóricas. 
*
Avaliação da disciplina Bioestatística
Não gostei das aulas e participei muito pouco. A disciplina envolve lógica e isso foi a única parte que me chamou atenção.
*
Avaliação da disciplina Física
Física foi uma das disciplinas que menos me despertou interesse durante o semestre. Participei das aulas e realizei todas as atividades, mas não obtive um desempenho muito bom. Apesar disso, gostei muito do professor e da maneira como o conteúdo foi apresentado.
*
Avaliação da disciplina Química Experimental 
Foi extremamente interessante, por ser uma disciplina prática e que envolve novas descobertas.
*
Química Experimental 
Prática de obtenção, dosagem e solubilidade do Iodo.
*
Farmácia e Sociedade 
Essa disciplina me ajudou a esclarecer algumas duvidas em relação ao curso e a profissão. 
Gostei da maneira como os temas foram sendo abordados e das atividades em grupo.
Para apresentar alguns dos conteúdos trabalhados na disciplina montei mapas conceituais e pequenos textos.
*
Atividades Desenvolvidas em Farmácia e Sociedade
Método científico 
O pensamento Biomédico 
Saúde, Cultura e Medicamento
Historia da Farmácia e do seu ensino do Brasil
Áreas de atuação do farmacêutico 
Sistema Único de Saúde (SUS)
*
Cultura e Medicamento
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Alimentos - É responsável pela realização de exames químicos e microbiológicos para análise de aspectos nutricionais; acompanhamento do processo de fabricação de alimentos, incluindo o seu desenvolvimento e o seu controle de qualidade.
Análises Clínicas - Realização de testes em laboratórios para diagnósticos clínicos; desenvolvimento e produção de kits para exames laboratoriais. 
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Análises Toxicológicas - É responsável pela realização de exames em substâncias humanas, animais e vegetais, alimentos ou em ambientes, com a finalidade de detectar a contaminação por agentes tóxicos (drogas, medicamentos ou substâncias químicas em geral).
Farmácia - Preparação de medicamentos de acordo com prescrição de profissionais da área de saúde. Atua no controle e distribuição de remédios. 
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
Farmácia Industrial - Produção de medicamentos, vacinas, cosméticos e produtos de higiene pessoal e para ambiente.
Medicamentos - Desenvolve pesquisas nas industrias farmacêuticas com o intuito de descobrir novas drogas.
Vigilância Sanitária - Cuida da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes de comercialização.
*
Áreas de Atuação do Farmacêutico 
 		É importante ressaltar que o contexto social e econômico para a atuação do farmacêutico na atualidade é distinta da atuação do inicio da profissão, isso se deve a evolução tecnológica e a incorporação de novos modelos nas faculdades para a formação do farmacêutico.
		Essas discussões ajudaram nos esclarecimentos das prováveis áreas a qual cada um pode seguir, pois é necessário conhecê-las melhor para identificar o que mais interessa.
*
Sistema Único de Saúde (SUS)
*
Avaliação da disciplina Farmácia e Sociedade
Os temas abordados, as discussões em sala de aula e a forma de avaliação na disciplina me agradaram bastante. Acho que faltou um pouco de tempo para que eu pudesse me dedicar mais a leitura dos textos e a realizações das atividades propostas.
*
Turma 138 Farmácia UFMG
*
		A minha turma foi muito importante nesse período de adaptações e novidades proporcionadas pela faculdade . Com o apoio dos colegas que fiz e dos amigos que já tinha na farmácia foi mais fácil superar as pressões e as dificuldades.
*
Curiosidades e citações
*
A taça com a serpente nela enrolada é internacionalmente conhecida como símbolo da profissão farmacêutica. Sua origem remonta à antigüidade, sendo parte das histórias da mitologia grega. Segundo as literaturas antigas, o símbolo da Farmácia