Buscar

26 de fev

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

26/02/13
3ª aula de Extensão Rural
Profª Daniele
Maria Veronica
				COMUNICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL
(confecção de material comunicativo)
	Independente da comunicação, esta deverá ser simples de qq forma, seja para o público alvo de baixo ou alto nível intelectual (este nível não é medido pelo grau de escolaridade e/ou nível intelcetual do indivíduo, e sim pela capacidade que determinado indivíduo tem de absorver determinada informação. Ex.: um peão de fazenda poderá entender melhor um ciclo de carrapato do que um advogado, pois o peão vivencia essa situação, tendo um pouco de experiência)
	Temos três tipos de comunicação (visual, audível, e escrita ) de forma que todas elas sejam simples. Na forma visual, existem variadas forma, como um dia de campo, vídeos, cartilhas, etc; forma audível (rádio, entrevista, etc); escrita (cartazes, folders, apostilas, etc) -nesta, deve-se tomar cuidado com a maneira de se chamar a atenção para se alcançar o objetivo de passar a informação - . Procurar, quando fazer uso da comunicação escrita, também fazer uso da comunicação visual, utilizando-se de imagens. 
	O nível intelectual da informação a ser passada, deverá ser de acordo com o público alvo. Se determinada informação tiver um público alvo específico, a linguagem poderá ser diferente, não sendo necessariamente uma linguagem simples (ex.: um artigo científico para publicação em revista de medicina veterinária, deverá ser de linguagem mais técnica possível).
Formas de apresentação:
Utilizar linguagem simples
- Orações curtas e palavras concretas (se o tema for relacionado com carrapatos de bovinos, não tenho que por exemplo, colocar a foto de um equino, a não ser que o tema seja por exemplo, controle de carrapatos – em geral - ). Orações longas fazem com que o leitor perca o interesse pela leitura.
	
Estrturar e apresentar os argumentos claramente:
- Idéias em ordem lógica e com foco (criar uma cronologia da minha ideias, estipulando um início, meio e fim para o meu raciocínio).
Destacar brevemente os pontos principais:
- Argumentos restritos ao assunto principal, sem argumentos desnecessários.
Escrever de forma que estimule a leitura
Ex.: história em quadrinhos estimula muito a leitura de diversos indivíduos.
Utilização de ilustrações – muitas vezes uma ilustração consegue passar a informação e através de palavras, nem sempre isso é possível. Isso é muito interessante, principalmente para pessoas de memória visual. A caricatura também é uma ótima forma, pois muitas vezes pode tornar a informação engraçada - :
- Informação que não pode ser transmitida por palavras deve ser completa visualmente;
- Facilidade de armazenar informação;
- Aumenta o interesse dos “ouvintes” .
Fazer enquete antes da exposição
Em caso de material didático, principalmente, é de grande importância fazer uma enquente, produzindo alguns exemplares, entregando os mesmo a uma parte do meu público alvo (se possível, entregar a uma pessoa leiga no assunto) e questionando o que puderam absorver através do material que disponibilizei.
Em resumo, se eu não consigo me comunicar de maneira eficiente, essa resposta/resultado final não será atingido/será ineficiente. 
Tipos de comunicação
Poderá ser dos tipos :
- em massa (abrange um grande número de indivíduos que possuem ou não interesse naquela informação). É uma das formas de comunicação mais baratas que existe. A grande desvantagem é que atinge quem quer, e quem não quer ouvir, ou seja, não há controle da situação. Na maioria das vezes é um tipo de comunicação ineficiente, pois dificilmente consegue atingir todo o público alvo, dificultando a comunicação do público com o informante.
- em grupo . Atinge um grupo específico, facilitando a informação. Ex.: palestras com público alvo, onde só vai ao evento quem tem interesse, e muitas das vezes pode-se fazer perguntas ao palestrante (comunicação); pode-se aproveitar a dúvida de outro indivíduo para atentar a um problema até então desapercebido por um colega deste. A desvantagem da comunicação em grupo, ocorre quando um indivíduo não se sente a vontade para perguntar na frente do grupo. É um tipo de comunicação de baixo custo também.
- Individual – É o método de comunicação mais eficiente, entretato, é uma forma de comunicação com custo muito superior (desvantagem), porém, é a melhor forma de comunicação, pois as informações são passadas de forma correta e muito específica para determinado indivíduo/ situação/ propriedade (vantagens).	Obs.: já se foi colocado na balança, e foi constatado, apesar do custo, que a extensão (comunicação) individual é mais eficiente do que a em massa.
Comunicação em grupo:
+ Conferências e “bate papo”:
	- O extensionista pode direcionar o conteúdo da apresentação;
	- Participação do ouvinte (feed back);
	- Dificuldade de prender a atenção do ouvinte.
	Aqui cabe ao extensionista (palestrante, conferencista) tornar a liberdade de voltar ao assunto principal sempre que ocorra um desvio do assunto principal. Também cabe ao extensionista pedir a participação do seu público, trocando informações.
+ Demonstrações:
	Normalmente mais interessante, porém, é mais despendioso (muitas vezes um dia só não é suficiente, pode ser necessário transporte, local próprio, material, etc)
- Permite ver as causas dos problemas e as possíveis soluções sem correr a detalhes técnicos. Exemplos.: aulas de campo, aulas práticas, etc.
	+ Excursões:
		- Demonstra diferentes tipos de realidade;
		- Necessária à complementação com outros métodos de extensão.
	+ Grupos de discussão:
		Aqui o extensionista se torna membro, fazendo uma troca de informação, deixando de ser o orientador, minimizando o impacto de que pode haver uma figura superior do que os orientados, deixando-os mais à vontade. A minha informação deixará de ser a única verídica, estimulando os demais indivíduos a expor suas experiências e discutir as situações juntamente com o orientador (que nessa situação, tentará mostrar-se em situação de igualdade.
Cada uma dessas técnicas irá depender do público, forma, resposta e etc do que vou trabalhar.
____________________________________________________________________________________Fim de aula

Outros materiais