Buscar

Questionario prevencao e controle de infeccao

Prévia do material em texto

Questão 1
A respeito da higienização das mãos, é correto afirmar que:
Escolha uma:
b. O uso do álcool em gel é indicado para locais e procedimentos em que ocorra dificuldade para a higienização das mãos.
Questão 2
As infecções primárias da corrente sanguínea (IPCS) estão entre as mais comumente relacionadas à assistência à saúde. Estima-se que cerca de 60% das bacteremias nosocomiais estejam associadas a algum dispositivo intravascular. Em casos extremos, a mortalidade relacionada às IPCS pode atingir até 69%, como nos casos de internações em unidades de terapia intensiva.
Avalie se as recomendações da ANVISA para a prevenção das IPCS relacionadas ao cateter periférico, contidas no documento “Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde” que incluem:
I – A antissepsia da pele pode ser realizada com soluções a base de álcool (gluconato de clorexidina 0,5 a 2%; iodopovidona alcoólico 10% ou álcool 70%).
II – A remoção dos pelos, quando necessária, deverá ser realizada sempre com lâmina de barbear.
III – A cobertura do sítio de inserção do cateter deve ser feita com material estéril.
IV – Recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos a cada 72 horas.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
b. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Questão 3
Com o objetivo de se prevenir a transmissão de microrganismos no ambiente hospitalar, as precauções relacionadas às vias de transmissão podem ser instituídas antes mesmo da confirmação do diagnóstico de infecções. Segundo o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), são exemplos de precauções relacionadas às vias de transmissão, exceto:
Escolha uma:
a. Contato e gotículas: em infecções respiratórias, bronquiolite e pneumonia em crianças.
Questão 4
Com relação às medidas de precaução padrão instituídas pelo consenso do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) recomendadas pela Anvisa, é correto afirmar que:
Escolha uma:
e. Devem ser adotadas em todos os pacientes.
Questão 5
Como uma das formas de evitar infecção de corrente sanguínea, a equipe de enfermagem deve trocar o equipo de nutrição parenteral a cada?
Escolha uma:
a. 24 horas.
Questão 6
Dentre as recomendações da ANVISA sobre “Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS”, em relação às medidas de prevenção de infecções relacionadas ao uso de cateteres venosos centrais:
I - Utilização de gaze ou curativo estéril transparente semipermeável para cobrir o sítio de inserção.
II - Remoção de todo e qualquer cateter assim que não for essencial para o tratamento.
III - Utilização sempre de clorexidina 2% para a desinfecção da pele antes da inserção do cateter.
IV - Utilização de antimicrobianos sistêmicos ou intranasais rotineiramente.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
e. As afirmativas I e II estão corretas.
Questão 7
Na admissão de uma criança em unidade hospitalar em que haja suspeita de infecção por varicela nesse paciente, o enfermeiro deve seguir a seguinte precaução:
I. Lavar as mãos ao entrar e sair do quarto e, no cuidado prestado a esse paciente, utilizar máscara comum, luvas e avental.
II. Manter a criança em quarto privativo e, no cuidado prestado a esse paciente, utilizar máscara com filtro, luvas e avental.
III. Lavar as mãos ao entrar e sair do quarto e, no cuidado prestado a esse paciente, utilizar máscara cirúrgica em distância inferior a 1 metro.
IV. Manter a criança em quarto privativo individualizado e, no cuidado prestado a esse paciente, utilizar máscara cirúrgica em distância inferior a 1 metro.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
c. Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 8
Na epidemiologia das ICS vários agentes etiológicos podem estar envolvidos. Assinale a alternativa correta quanto aos agentes etiológicos que podem estar presentes nas ICS:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas estão corretas.
Questão 9
O processo que elimina a maioria das bactérias, alguns vírus e fungos, exceto microrganismos resistentes como o bacilo da tuberculose e esporos bacterianos é denominado:
Escolha uma:
d. Desinfecção de baixo nível.
Questão 10
Texto da questão
Quais são os tipos de materiais que entram na composição dos cateteres menos relacionados às ICS?
Escolha uma:
e. São os compostos por poliuretano

Outros materiais