Buscar

resumo henique 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A cavidade pleural é um espaço potencial separado e fechado. Normalmente ele contém apenas uma camada capilar de fluído seroso que é secretado pela pleura. Este fluído pleural lubrifica as superfícies pleurais e reduz o atrito entre as camadas parietal e visceral da pleura. Por isso, as superfícies opostas das pleuras visceral e parietal relacionam-se suavemente uma contra a outra durante a respiração. 
Princípios de construção (Para relembrar os princípios anatômicos)
Existem princípios que regem a construção corporal nos vertebrados segundo os quais o ser humano teria sido construído. 
Antimeria: É o princípio segundo o qual o indivíduo teria sido construído a partir de duas metades simétricas ou pelos antímeros. Chamo atenção para a assimetria anatômica morfológica, visto que os órgãos internos não são bilaterais, ou podem apresentar diferenças, mesmo que existam nos dois antímeros. E também para a assimetria funcional cerebral. Por exemplo, o indivíduo pode escrever com a mão direita ou com a esquerda (isso será mais estudado em neuroanatomia).
Metameria: Nesse princípio, o corpo estaria construído por uma série de segmentos superpostos longitudinalmente. Ex.: coluna vertebral. 
Paquimeria: Princípio segundo o qual o corpo humano, mais especificamente o esqueleto axial, estaria construído esquematicamente por dois tubos: um anterior, ou visceral, e um posterior, ou neural, que seriam os paquímeros. 
Estratificação: O corpo seria formado por uma série de camadas, (estratos) superpostas umas as outras. Ex.: pele, tecido celular subcutâneo, aponeurose, músculos, peritônio (membrana serosa que envolve as vísceras abdominais).

Outros materiais