A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV2 AÇÕES CULTURAIS E SOCIAIS EM BIBLIOTECONOMIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Ações culturais e sociais em Biblioteconomia 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As práticas de ações culturais em bibliotecas estabelecem possibilidades de conscientização social e formação cultural. As bibliotecas são excelentes espaços para o desenvolvimento dessas ações que levam à interação das pessoas com as bibliotecas. Assim, o trabalho dos bibliotecários no desenvolvimento de ações culturais exige o contato com outras áreas e práticas de conhecimento e experiência social. Pensando nessas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
  
(    ) Com a produção de atividades de ação cultural, as bibliotecas avançam no modelo tradicional para se inserirem na transformação da comunidade onde estão inseridas.
(    ) As ações culturais não devem ser frequentes, pois devem zelar pelo acervo, haja vista que são atividades que geram riscos e deterioração aos suportes informacionais.
(    ) As ações culturais são contribuições sociais e educativas que estão inseridas no contexto da difusão de informações.
(    ) A dinâmica exigida para a elaboração de práticas de ação cultural é inviável frente à realidade das bibliotecas e do trabalho do bibliotecário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequencia CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O manejo sustentável, como tema para populações rurais, também é uma possibilidade que os bibliotecários podem desenvolver. O projeto Biblioagrorrural, criado pela Biblioteca Municipal Wilson Marques, de Tomé-Açu, no Pará é uma das iniciativas respeitáveis na promoção da cidadania por meio de uma unidade de informação. A respeito da importância do trabalho exemplar dessa biblioteca, analise as sentenças a seguir:
I- A oferta de oficinas e palestras sobre a agricultura de subsistência serviu como incentivo de aproximação para famílias de agricultores locais aproximarem-se da Biblioteca.
II- A parceria com entidades públicas como a Secretaria Estadual de Agricultura foi fundamental na consecução dos objetivos.
III- Os desdobramentos do projeto geraram para a biblioteca a possibilidade de controle ambiental interno e a comercialização de produtos da própria horta, onde os alunos das escolas públicas agora têm aulas de educação ambiental.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	O profissional da informação precisa se manter em constante preocupação com a atualização de suas concepções e práticas. No que se refere ao desenvolvimento de práticas de ação cultural, as inovações são frequentes, pois a criatividade humana é ilimitada. Ainda mais frente às possibilidades tecnológicas, que estão sempre se renovando. A respeito dos projetos realizados em redes sociais, é preciso ter objetivos. Com base nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Incentivar, integrar, divulgar são itens obrigatórios no projeto para redes sociais.
(    ) O marketing institucional é o ponto central dos projetos de ação cultural em redes sociais.
(    ) Para ser criativo, o profissional deve estar atento às novidades sociais e tecnológicas de projetos de incentivo à leitura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - F - V.
	4.
	A ação cultural é a criação de condições para que as pessoas reconheçam suas habilidades, potencializando-as para que se tornem  sujeitos da cultura. Dentre os projetos que podem ter essa finalidade, estão aqueles nos quais há destaque para os frequentadores usuários assíduos das bibliotecas. Com base nisso, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aluno destaque é um exemplo de projeto que dá enfase à participação social no interesse pela biblioteca e pela prática de ler.
II- Evidenciar a prática positiva de frequentar a biblioteca é destacar o aluno frente à comunidade acadêmica ou escolar, visando a um leitor contínuo.
III- Destacar o aluno frente à comunidade pela retirada de livros é uma ação educativa e cultural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	O desenvolvimento de uma biblioteca para a diversidade é um grande avanço para aceitação e valorização da diversidade. A Biblioteca da Diversidade nasce, portanto, como uma tentativa de combater esse quadro de violência física e simbólica, alimentado pela ignorância. A criação de uma proposta de desenvolver uma associação que englobe bibliotecas que atendam à temática, sem estereótipos e preconceitos, está em pauta. Quanto aos objetivos de uma associação de bibliotecas para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Oferecer um acervo bibliográfico destinado a atender às necessidades das minorias sexuais e religiosas.
(    ) Oferecer comércio de produtos que sejam voltados a difundir e angariar recursos para campanhas em favor das diversidades.
(    ) Promover eventos de discussão e orientação que atendam às necessidades de aprofundamento dos temas envolvendo gênero e orientação sexual.
(    ) Reproduzir bibliotecários nus para desmentir o preconceito e a neutralidade dos profissionais frente ao tema.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é um evento que tem o objetivo de enaltecer a importância da leitura, propagar a cultura e estimular o conhecimento ao difundir o livro e a biblioteca através da democratização do saber. O decreto n° 84.631, de 9/04/1980, estabeleceu que a data original da comemoração é no mês de outubro. No que se refere ao evento, as especificidades das bibliotecas definem os públicos. A respeito desse tema, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Abertura aos diversos tipos de públicos.
II- Atendimentos restrito ao público especializado da comunidade científica.
III- Abrangência limitada aos estudantes da rede interna, podendo esta ser de natureza pública ou privada.
(    ) Biblioteca pública.
(    ) Biblioteca universitária.
(    ) Biblioteca escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Atos/decretos/1980/D84631.html. Acesso em: 8 set. 2020.
	 a)
	III - I - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	7.
	A Biblioteca da UNIASSELVI de Guaramirim desenvolveu um projeto de grande repercussão naquela comunidade em razão de sua ação solidária. Chamado de "Doe solidariedade e ganhe um livro", a proposta teve vistas aos projetos sociais. Sobre esse projeto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A campanha atendeu aos objetivos de arrecadar alimentos e roupas, possibilitando atender à necessidade de pessoas carentes. Neste caso, surtiu os resultados esperados.
PORQUE
II- Desenvolveu a proposta com eficiência e aplicabilidade pontuadas na simplicidade da execução, mostrando que o planejamento e a intenção são partes fundamentais de um bom projeto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	8.
	Espaços públicos que estejam ociosos podem ser aproveitados para a execução de inúmeras atividades culturais e educativas. As vantagens desse aproveitamento dos espaços são destacadas por Mattos (2020). Entretanto,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.