Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

UVA – Universidade Veiga de Almeida
Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
Campus: Polo UVA Tijuca - RJ
Aluna: Anna Beatriz Garcez Machado – 20192301204
Tarefa: Analise o perfil dos contratantes de Previdência Complementar Aberta PGBL e VGBL. Indique e justifique qual o mais indicado para cada tipo de investidor.
Resposta
A Previdência Complementar Aberta é composta por planos de benefícios administrados por entidades abertas de previdência complementar, podendo aí ser incluídas as sociedades seguradoras autorizadas a operar exclusivamente no ramo de seguro de pessoas.
“Os planos de previdência oferecidos pelas sociedades seguradoras ou pelas entidades abertas de previdência complementar são planos de benefícios de caráter previdenciário e têm por objetivo complementar os benefícios oferecidos pelo regime geral de previdência social.” (SUSEP, 2020)
Em busca de um complemento ao benefício previdenciário do sistema público, é conveniente a contratação de um plano com cobertura por sobrevivência, que garante o pagamento de benefício pela sobrevivência do participante ao período de acumulação contratado, para complementar sua renda de aposentadoria e manter o seu padrão de vida ao se aposentar. 
Em relação aos tipos de planos disponíveis, é importante ressaltar a principal diferença entre os planos VGBL e PGBL: o tratamento tributário. No primeiro, o imposto de renda (IR) incide apenas sobre os rendimentos no momento do resgate. Já no segundo, o IR incide sobre o total no momento do resgate ou recebimento da renda. 
O plano PGBL é indicado para aquelas pessoas que fazem a declaração completa do IR. Isto porque, neste caso, é possível deduzir as contribuições realizadas ao longo do ano do exercício no limite máximo de 12% da renda bruta.
Já o plano VGBL é indicado para as pessoas que realizam a declaração de imposto de renda simplificada ou àquelas que já ultrapassaram o limite de 12% da renda bruta anual para efeito de dedução e ainda desejam contratar um plano de acumulação para complementação de renda.
Referências:
Previdência Complementar Aberta. SUPEP – agosto/2020. Disponível em <http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/previdencia-complementar-aberta#defbas>. Acesso em 15/11/2021.
BRASIL, Lei Complementar nº 109, de 29 de maio de 2001. Dispõe sobre o Regime de Previdência Complementar e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp109.htm>. Acesso em 15/11/2021.
2

Mais conteúdos dessa disciplina