Buscar

Apostila_Teórica (3)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1
Administração de Materiais
2
Administração de Materiais
Administração de Recursos
	As empresas necessitam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capitais ou financeiros, humanos e tecnológicos.
	A administração de recursos materiais engloba a seqüência de operações a partir da identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, fluxo no processo produtivo, armazenagem do produto acabado e distribuição ao consumidor.
3
Administração de Materiais
3
4
Administração de Materiais
Medidas de Desempenho
	Maneira de medir o desempenho em uma determinada área e de agir sobre desvios em relação aos objetivos. A mensuração deve possibilitar uma tomada de decisão.
	Além disto, a decisão deve ser compreendida pelos membros da organização, aceita pelas pessoas envolvidas, reproduzida e orientada para resultados.
5
Administração de Materiais
Algumas medidas úteis ao gerenciamento da empresa:
Clientes - conhecimento em relação às suas exigências e a sua
satisfação;
Processo produtivo - tempo de ciclo, qualidade do produto, 
custos, confiabilidade e flexibilidade;
Fornecedores - prazo de entregas: qualidade e prazo;
Recursos financeiros - alavancagem de capital, capital de giro;
Recursos humanos: absenteísmo, motivação e contratações x
demissões.
6
Administração de Materiais
As medidas de desempenho escolhidas devem ser questionadas
sobre a sua pertinência, com perguntas tais como:
1- E coletada a partir de dados confiáveis?
2- Realmente interessa a empresa?
3- Vai gerar confusão nas pessoas?
4- Todos vão entender seu significado?
5- E direta e específica?
7
Administração de Materiais
Indicadores da área de compras
Erros em ordens de compras
Ordens de compras auditadas/realizadas
Valor total comprado
Gastos totais do setor de compras
Gastos totais em compras
Número de ordens demandadas
Itens entregues no prazo
Total de itens entregues
8
Administração de Materiais
	Os principais enfoques da administração de materiais são
dirigidos a administração dos recursos, sistemas de controle e de
informação e processos.
l- Administração de recursos
	É baseada em técnicas que otimizam a utilização de pessoas, materiais, e instalações e equipamentos.
Just-in-time
	Sistema que os fornecedores devem mandar os suprimentos à medida que eles vão sendo necessárias na produção. Trabalha com entregas parceladas e diretas à linha de produção e envio direto ao cliente sem gerar estoque final.
9
Administração de Materiais
Fornecedor preferencial
	Consiste na seleção de fornecedores que garantam a qualidade, eliminando testes de recebimento e garantindo feedback e correção de defeitos na fabrica do fornecedor.
	Pode evoluir para parcerias e consórcio de fornecedores. Isto pode garantir o fornecimento de materiais exclusivos e com defeito zero e até ambos trabalhando juntos nos projetos dos suprimentos e produtos.
10
Administração de Materiais
Programação de fornecedores
	Possui um esquema de alimentação contínua da programação e controle da produção (PCP) do fornecedor com as Necessidade de entrega, via EDI (transmissão de dados eletronicamente).
	Este modelo tem como um dos objetivos o ECR (resposta eficiente ao consumidor), bastante utilizado nos supermercados, onde distribuidores e fornecedores proporcionam ao consumidor a minimização de custos.
11
Administração de Materiais
Kanban
	Tecnologia de controle de fábrica pela qual as necessidades de entregas determinam os níveis de estoque no decorrer do processo (puxa). 
	Este modelo visa melhorias na flutuação dos volumes, seqüências correias, engenharia de métodos e layout, gerenciamento de capacidades, monitoramento e controle de programas.
Qualidade em tempo real
	Usa o controle estatístico de processos (CEP) para detectar rapidamente variações perante o padrão, estabelecendo diagnósticos para ações corretivas.
12
Administração de Materiais
2- Sistemas de controle e de informações
	Nas operações de produção de bens, os administradores de materiais lidam com previsões de demanda, ordens, compras, produtividade, inventários e sistemas de feedback.
	Neste caso elas aplicam sistemas de informações especializados em gerência de manufatura. A utilização destes sistemas leva a melhoria de produtividade, controle dos ativos, responsabilidade maior e consequentemente demanda por pessoal mais qualificado.
	As indústrias globais trocam informações via EDI, agilizando resolução de problemas e reduzindo custos, atualizando projetos e acionando fornecedores multinacionais.
13
Administração de Materiais
3-Processos
	A rápida mudança tecnológica levará a uma contínua atualização dos processos de fabricação.
	O suporte dado às decisões de melhorias de métodos e; processos, layout, interface com projetos, aplicação de novas técnicas de manutenção e prevenção e de TPM (manutenção produtiva total), identificação e remoção de gargalos, a agilização do fluxo, serão funções básicas dos responsáveis pela operação de manufatura.
14
Gestão de Compras
	Esta função assume papel estratégico nos negócios atualmente em face do volume de recursos que movimenta. Esta atividade deixa de ser burocrática e repetitiva, um centro de despesas para ser um centro de lucros.
	Desta forma cresce cada vez mais a importância das pessoas que trabalham nesta área, que devem estar muito bem informadas e atualizadas, terem habilidades interpessoais e dinamismo.
	Hoje a função compras é vista como parte do processo de logística das empresas, ou seja, parte integrante da cadeia de suprimentos (suply chain).
15
Gestão de Compras
	Na forma tradicional os - inputs chegam via PCP (programação e controle da produção) , gerados por meio de MRP (plano de requisição de materiais). Iniciam-se cotações (via telefone) conforme o. cadastro de fornecedores, escolhendo-se um conforme as variáveis preço-prazo-qualidade.
	Emiti-se um pedido de compras com datas e quantidades para a entrega, o Controle de Qualidade prepara-se para inspeção de recebimento, contas a pagar faz a previsão de fundos, a tesouraria incluí esta previsão no fluxo de caixa, se aprovado o material vai para o almoxarifado, caso reprovado o ciclo inicia-se com outro fornecedor.
16
Gestão de Compras
	Uma preocupação extra para a área de compras é o cuidado com os níveis de estoque. Altos níveis podem significar poucos problemas com a produção, mas acarretam altos custos para a sua manutenção (despesas com espaços ocupados, custo de capital, pessoal de almoxarifado e controles).
	Baixos níveis de estoque podem fazem com que a empresa trabalhe num limite arriscado, o que pode acabar prejudicando a produção. Um dos principais problemas neste caso são os altos níveis de estoques intermediários gerados por interrupções no processo produtivo.
	A necessidade de adequação aos sistemas just-in-time de muitas empresas levou a modificações importantes, entre elas a criação da nova função de suprimentos. 
17
Gestão de Compras
	Na nova gestão de compras, o processo de compras (procurement) envolve além do relacionamento puramente comercial com os fornecedores, também a pesquisa e o desenvolvimento dos mesmos, sua qualificação e o suporte técnico durante o relacionamento entre as partes, o que leva ao aperfeiçoamento do sistema de informações.
	Ou seja, o departamento de compras pode assumir vários outros papéis, como a negociação de preços com fornecedores. Em casos especiais também podem assumir o papel de controladores de preços e autorizador de aumentos, devido ao grande poder de barganha do comprador e a grande concorrência entre fornecedores.
18
Gestão de Compras
	Vale lembrar que os objetivos de compras devem estar alinhados aos objetivos estratégicos da empresa como um todo, visando atender melhor ao cliente interno e externo. O departamento de compras tem interfaces com outras áreas da empresa, tais como:
- Jurídico
- Informática
- Marketing e Vendas
- Contabilidade e Finanças
- Qualidade
- Engenharia de Produto e de processos
- Fabricação ou Produção
19
Gestão de
Compras
	Com o fenômeno da globalização, novas formas de comprar vêm surgindo nas empresas. Dentre estas formas, destaque para:
1) EDI (transmissão de dados eletronicamente) - Neste caso o computador do cliente é ligado diretamente ao computador do fornecedor. As ordens ou pedidos de compra são enviados sem a utilização de papel. Essa forma de comunicação permite ligar a empresa a seus clientes, fornecedores, banco, transportadora ou seguradora. Como vantagens deste modelo, destaque para:
- Rapidez, segurança e precisão no fluxo de informações;
- Redução dos custos;
- Facilidade da colocação dos pedidos;
- Sedimenta o conceito de parcerias entre cliente e fornecedor.
20
Gestão de Compras
2) Internet - Cada vez mais -difundido entre pessoas e organizações, o email tornou-se um veículo de transação comercial ou e_commerce ou e_business. Como vantagens deste modelo, destaque para:
- Investimento inicial em tecnologia mais baixo;
- Operada em tempo real;
- Maior flexibilidade nos tipos de transações;
- Maior facilidade no acesso.
21
Gestão de Compras
3) Cartão de Crédito - utilizado pôr empresas na compra de
mercadorias, matérias-primas e materiais auxiliares, através de cartão-empresa ou cartão empresarial. Como vantagens deste modelo, destaque para:
- Acesso a movimentação do cartão on-line;
- Relatórios gerenciais sobre as compras efetuadas ou parceladas;
- Diminuição do número de transações e cheques;
- Elasticidade no prazo de pagamento.
22
Gestão de Compras
Estratégias de Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais
- A definição de uma estratégia correta de compras pode dar à empresa uma grande vantagem competitiva.
	Se por um lado ela decide produzir mais internamente, ganha independência mas perde flexibilidade. Se por outro lado ela decide comprar mais de terceiros em detrimento de fabricação própria, pode-se tornar dependente.
	Componentes que são vitais para o produto final eram sempre fabricados internamente, porém a fabricação destes exige altos investimentos, fora do alcance de fornecedores. Geralmente temos duas estratégias operacionais: a verticalização e a horizontalização.
23
Gestão de Compras
Verticalização - Estratégia adotada pela empresa que produzirá internamente tudo o que puder. Foi predominante no início do século XX. A Ford é um exemplo clássico.
Vantagens
Desvantagens
Independência de terceiros
Maiores lucros
Maio autonomia
Domínio sobre tecnologia própria
Maior investimento
Menor flexibilidade
Aumento da estrutura da a empresa
24
Gestão de Compras
Vantagens
Desvantagens
Redução de custos
Maior flexibilidade
Incorporação de novas tecnologias
Foco no negócio principal da empresa
Menor controle tecnológico
Não contabiliza o lucro do fornecedor
Maior exposição
Horizontalização - Estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens quem compõem o produto final. A expansão deste modelo ocorreu após a segunda metade do século XX em função das terceirizações e parcerias.
25
Gestão de Compras
Comprar X Fabricar
	Em muitos casos as empresas enfrentam decisões sobre terceirizações ou não prestação de serviços que não são o negócio principal da empresa, como limpeza, manutenção, vigilância, transporte e outras.
 
	Esta resposta pode ser obtida por meio de um estudo dos aspectos ligados à estratégia global da empresa e dos custos. 
	Neste caso uma análise sobre o Custo Total (soma entre o Custo Fixo e o Custo Variável vezes a Quantidade) deverá ser realizada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais