ExerciciohtipoI
2 pág.

ExerciciohtipoI


DisciplinaImunologia Básica2.793 materiais93.341 seguidores
Pré-visualização1 página
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E IMUNOLOGIA
DISCIPLINA DE IMUNOLOGIA BÁSICA
EXERCÍCIO
Parte 1
	Os mastócitos nos tecidos e basófilos na circulação possuem receptores para a porção Fc das moléculas de IgE. As interações específicas de moléculas de IgE, localizadas na superfície dos mastócitos (mastócitos sensibilizados), com antígenos induzem vários eventos bioquímicos. Essas reações sinalizadoras resultam na liberação de vários mediadores químicos da anafilaxia (degranulação ou exocitose) como a histamina, prostaglandinas, leucotrienos e citocinas. A fim de subsidiar a formulação de um tratamento específico para o controle da alergia por meios imunológicos (um inibidor da indução de exocitose), um pesquisador produziu anticorpos em coelhos específicos para a porção Fc exposta da IgE, quando esta se encontra ligada à superfície do mastócito. O objetivo desse tratamento era provocar a desestabilização das moléculas de IgE localizadas na superfície dos mastóctios.
Quando o pesquisador adicionou esses anticorpos às culturas de mastócitos portadores de IgE na superfície (mastócitos sensibilizados), a exocitose (degranulação) ocorreu.
Fazer uma discussão sobre a reação. Esquematize o evento.
Você esperaria que algum efeito ocorresse quando esses anticorpos fossem adicionados aos cultivos de mastócitos normais, isto é, não portadores de IgE na superfície?
Faça uma explicação da sua resposta.
Seguindo com suas experiências, o pesquisador preparou um segundo anticorpo específico para o receptor Fc de IgE localizado na superfície de mastócitos. Esse receptor tem função aceptora para moléculas de IgE. Ao adicionar esses anticorpos para culturas de mastócitos normais, isto é, não sensibilizados, a exocitose ocorreu
Discuta esse fenômeno e proponha um mecanismo de ação desses anticorpos.
Quando o pesquisador fez testes usando dessa vez fragmentos (Fab\u2019)2 preparados de Imunoglobulinas anti-receptor para Fc de IgE, a exocitose ocorreu. Proponha um mecanismo para a ação desses fragmentos.
Faça uma explicação final dos resultados obtidos, opinando se o pesquisador teve sucesso ou não em suas abordagens de tratamento da alergia. 
Parte 2
Um grupo de estudantes de Biologia encontrava-se em uma viagem de final de semana no Parque Nacional da Serra do Cipó para trabalho didático sobre Ecologia. Débora e Diana, que também participaram da viagem no ano passado, vagaram pelo bosque até um pequeno campo, para procurar flores silvestres. Quando estavam colhendo flores, as duas foram picadas diversas vezes por abelhas. Enquanto corriam de volta para o local do acampamento, Diana começou a ofegar e ficou extremamente dispinéica. Ela começou a sentir um aperto no peito, e uma erupção cutânea pruriginosa rapidamente se disseminou por todo o seu corpo. Diana foi levada às pressas para o hospital, onde foi estabilizada e internada para observação.
No dia seguinte, Débora desenvolveu pápulas eritematosas intensamente pruriginosas nas pernas e nas mãos, que foram tratadas com uma pomada tópica, e foi aconselhada a não coçar as lesões e a evitar esfregar os olhos.
Faça uma descrição dos mecanismos da hipersensibilidade envolvida nos sintomas apresentados pelas estudantes ao responder as questões formuladas no final.
Qual é a causa mais provável dos sintomas de Diana?
Por que Débora não ficou doente? É provável que ela adoeça mais tarde?
Como Diana deveria ser tratada?
Qual é a causa do episódio de coceira de Débora?
Como Débora deve ser tratada adicionalmente?
Por que ela não deve coçar as lesões?
Eliane
Eliane fez um comentário
E as respostas?
0 aprovações
Carregar mais