Buscar

Prova de Organização e Gestão Esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Organização e Gestão Esportiva - Exercício do Conhecimento 
Questão 1
A legislação esportiva brasileira buscou determinar um sistema esportivo para o país que abrangesse as diversas organizações esportivas, como órgãos governamentais federais e estaduais, confederações, federações, associações e clubes. Até 1941, ano da primeira lei geral do esporte, o esporte brasileiro era organizado pelos próprios esportistas, sem a participação do Estado. Não havia órgãos públicos e a gestão do esporte era realizada pelos praticantes, que formavam clubes e federações estaduais, especializadas (com uma modalidade) ou ecléticas (com várias modalidades). A reunião de várias federações ocasionava a criação de um confederação, sendo que as principais modalidades da época eram geridas pela Confederação Brasileira de Desporto, além da existência do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), responsável pela participação brasileira nos Jogos Olímpicos. Esse fato histórico ocasionou, na época, alguns casos:
A - Apesar da falta de um ordenamento, os clubes se fortaleciam através da união, sendo o Futebol o pioneiro dos esportes com a fundação da Confederação Brasileira de Futebol.
B - A falta de um claro ordenamento ocasionava disputas entre os clubes e entre os estados/federações, principalmente no futebol, modalidade mais avançada nas primeiras década do século XIX. Resposta correta
C - O envolvimento de órgãos públicos no esporte causou consequências que enfraqueceram as modalidades, privilegiando as classes sociais mais altas.
D - No nível federal, o esporte estava inserido no Ministério do esporte e sob a responsabilidade do presidente da república, e que, de forma ditatorial, definia as regras.
E - O COB estava na parte debaixo do sistema, obedecendo as decisões tomadas pelas confederações e outras entidades nacionais, e subordinado ao Comitê Olímpico Internacional.
Questão 2 
Elemento fundamental da área competitiva de qualquer evento esportivo, os sistemas de disputa são diversos, havendo opções para variados formatos de eventos, além da constante criação de novos modelos. Devido à quantidade de opções e às características peculiares de cada evento, a escolha do sistema de disputa se torna uma tarefa complexa, envolvendo diversos aspectos, como o objetivo do evento esportivo; os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis; o público-alvo; o local; e a duração prevista. 
Sobre os tipos de sistemas de disputa, assinale a alternativa correta:
A - A eliminatória dupla visa indicar o segundo e o terceiro lugar de uma competição realizada no formato de eliminatória simples. Esse formato é recomendado para casos em que há uma equipe muito superior e/ou para completar horário ou um dia livre no evento. 
B - A eliminatória simples  parte de um torneio onde o sistema de eliminatória simples foi utilizado, possibilitando que os derrotados tenham uma segunda oportunidade. 
C - Na eliminatória consolação, as equipes ou atletas são automaticamente eliminados ao perderem uma disputa/jogo. O campeão será a equipe/atleta que ganhar todos seus jogos, havendo a possibilidade da disputa do terceiro lugar entre os perdedores da semifinal.
D - A eliminatória Bagnall-Wild possibilita que os derrotados uma vez tenham uma segunda chance, com o competidor eliminado somente após a segunda derrota, tal modelo é o mais justo entre os eliminatórios. 
E - Na repescagem tradicional, os derrotados pelos finalistas participam de um novo torneio eliminatório simples, mantendo seus respectivos lados da chave. A final será entre uma equipe do lado de cima contra uma do lado de baixo da chave (ou lado direito contra o esquerdo) com o campeão sendo o terceiro colocado e o derrotado o quarto. Resposta correta
Questão 3
A organização de eventos e festivais esportivos requer do profissional de educação física pautas fundamentadas na administração. Maximiano (2012) afirma que o estudo da Administração aplicada a organizações se baseia em um conjunto de teorias que formam um corpo de conhecimento, baseado na observação e na análise das experiências práticas e em métodos científicos, que são processos sistematizados e replicáveis para adquirir e processar informações, visando a formação de conhecimentos com base em experimentos, pesquisas e estudos de causa e efeito. Podemos citar, dentro da administração, as seguintes premissas e princípios:
I. A Administração deve apoiar a criação e a continuidade das organizações por meio de conhecimentos teóricos e a análise dos produtos e serviços oferecidos e dos mercados de atuação.
II. A qualidade da Administração das organizações depende do nível de conhecimento dos seus gestores e funcionários sobre o tema.
III. A Administração possui aplicação e abrangência local, sendo útil apenas para evento e público restrito.
IV. A Administração permite que sejam realizadas generalizações e particularizações a partir de diferentes organizações.
V. É necessário considerar as organizações como um todo e a forma com que as suas partes interagem para a correta aplicação da Administração.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas II, III, IV e V estão corretas.
C - As afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
D - As afirmativas I, II, IV e V estão corretas. Resposta correta
E - As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Questão 4 
O surgimento das organizações esportivas está diretamente relacionado com o desenvolvimento do esporte moderno a partir de meados do século XIX. A prática esportiva remonta  à Antiguidade, período entre 4.000 antes de Cristo e 476 depois de Cristo, em que as atividades e os exercícios físicos levaram à criação de modalidades esportivas em locais como China, Egito, Índia, Japão, América Central e, principalmente, Grécia. Os exercícios físicos foram inseridos no processo educacional, ocasionando o surgimento de modalidades esportivas e a criação de competições, com destaque para os Jogos Olímpicos, que além de uma disputa esportiva, era uma celebração religiosa. Diante desse contexto, podemos afirmar que:
A - As primeiras organizações esportivas, ainda que informais, surgiram na Grécia e no Império Romano. Resposta correta
B - As primeiras organizações esportivas já visavam o alto desempenho, podendo ser comparadas às olimpíadas modernas.
C - As primeiras organizações esportivas tinham cunho bélico, visando a preparação para a guerra.
D - As primeiras organizações esportivas sofreram repressão dos governantes, sendo os atletas levados à guilhotina. 
E - As primeiras organizações esportivas já apresentavam modalidades como o nado sincronizado e a marcha atlética.
Questão 5 
A Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) foi criada por meio da Lei nº 11.438/2006 e possibilita que parte do Imposto de Renda (IR)de pessoas físicas e jurídicas (empresas) seja repassado para projetos esportivos. Podem participar da LIE empresas tributadas com base no lucro real, que podem doar até 1% do IR devido, e pessoas físicas, que podem doar até 6% do IR devido ao Governo Federal, desde que elas realizem a declaração completa do IR. No que se refere aos requisitos para participação na LIE, avalie as afirmativas e marque a alternativa correta:
I. Os solicitantes/ beneficiários da LIE devem ser organizações com finalidade esportiva, sem fins lucrativos, existentes a mais de um ano e que não sejam devedoras do Governo Federal.
II. As organizações devem desenvolver projetos esportivos nas seguintes áreas: esporte educacional, de participação ou de rendimento, sendo que nesse caso o recurso deve ser voltado para a formação de atletas.
III. Para obter recursos da LIE, a organização esportiva interessada e que se enquadre nos itens citados, deve preparar e enviar um projeto para a Secretaria da LIE (SLIE) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
IV. O valor máximo solicitado por projeto varia conforme a área: três milhões para projetos de esporte de rendimento, um milhão para projetos participativos e sem limitepara projetos do esporte educacional.
Assinale a alternativa correta:
A - As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B - As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Resposta correta
C - As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D - As afirmativas I, II e IV estão corretas.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.

Continue navegando