Buscar

Qual ou quais as principais causas da normatização das relações do cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tema 1: Qual ou quais as principais causas da normatização das relações do cotidiano?Que paralelo podemos traçar entre as funções do direito, regras de trato social e as características da norma jurídica com a eficácia ou a ineficácia da das nossa normas?
A norma jurídica existe para que nas relações humanas tenha o mínimo de respeito entre as pessoas, abrandando os conflitos que são gerados pelo fato de na sociedade haver personalidades, pensamentos que divergem, enfim, para que realmente haja harmonia, pois seria impossível a vida em sociedade se cada um de nós fizermos o que temos vontade, sem medir conseqüências dos nossos atos, sem temer nada. Imagina, como que estaríamos, se mesmo com as normas jurídicas obrigatórias estamos no mundo em que estamos? 
O Direito Objetivo ou Positivo é o conjunto de normas (constitucionais, civis, penais, administrativas etc.) destinado a organizar a sociedade e disciplinar a conduta humana na convivência social, ou seja, o conjunto de regras (leis, regulamentos, costumes) que preside à nossa vida em sociedade. Essas normas são de direito objetivo porque vivem e sobrevivem fora e independentes das pessoas, a que conferem faculdades de agir.
Ex 1: Um exemplo de norma jurídica é o caso em que os avós requerem o direito de ver os netos em caso de separação dos pais. Hoje em dia se tornou muito mais comum isso acontecer, pois com o aumento dos divórcios, há consequentemente um aumento no busca dos direitos dos avós e da criança de continuar o convívio familiar em harmonia se possível.
	Ex 2: VARA DA INFANCIA E JUVENTUDE DE PEDRO LEOPOLDO 
  PROCESSO nº 0210.07.045697-0
DIREITO DA INFANCIA E DA JUVENTUDE. GUARDA REQUERIDA PELO AVÔ. SITUAÇÃO PECULIAR E DE RISCO DA CRIANÇA. PRIORIDADE ABSOLUTA DE GARANTIA DOS DIREITOS DECLARADOS. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. LEI 8069/90. DEVER DA FAMILIA, DA SOCIEDADE E DO ESTADO, CONCORRENTEMENTE. DIREITO À SAUDE, E A CUIDADOS BÁSICOS, INCLUSIVE PREVIDENCIARIOS. PRECEDENTES DOUTRINARIOS E JURPSRUDENCIAIS. PROCEDENCIA DO PEDIDO.
Ex 3: Em outubro de 2008, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça garantiu a uma avó a guarda do neto de 5 anos. Embora a ação de guarda tenha tido o apoio dos pais do menor, o pedido foi negado pela Justiça de primeira e segunda instâncias do Maranhão. A decisão da 3ª Turma foi unânime.
Segundo o processo, a criança foi entrega pelos pais à avó materna poucos dias depois ter nascido, em dezembro de 2002. Desde então, é ela quem presta toda assistência material, educacional e moral. Os pais do menino estão desempregados e vivem na casa da avó, junto com a criança.
A guarda de menores está regulamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (Lei nº 8.069/1990), dispondo que quem a detém se obriga à prestação de assistência material, moral e educacional a criança ou adolescente. Ela se destina a regularizar a posse de faro, autorizado o seu deferimento, excepcionalmente, fora dos casos de tutela e adoção, para atender a situações peculiares ou suprir a falta eventual dos pais ou responsável.
Tema 2: Após a leitura das nossa aulas 2 e 3 podemos afirmar ou não que a Constituição instituiu uma sistemática de princípios e também de regras que possibilitem a inserção e reconhecimento de novos direitos ou garantias ou não abre qualquer possibilidade nesse sentido?
Após a resposta passaremos ao estudo e aplicação de um caso concreto.
É fato que a Constituição instituiu princípios que norteiam e garantem direitos à sociedade, porém, infelizmente o que se vê na realidade, principalmente do assistente social é um descumprimento absurdo dessas regras, porém, é fato que houve avanços com a CF de 88. Por exemplo:
• SUS como sistema único de saúde no país.
• Voto facultativo para cidadãos entre 16 e 17 anos.
• Maior autonomia para os municípios.
• Garantia de demarcação de terras indígenas.
• Lei de proteção ao meio ambiente.
• Garantia de aposentadoria para trabalhadores rurais sem precisarem ter contribuído com o INSS.
• Fim da censura a emissoras de rádio e TV, filmes, peças de teatro, jornais e revistas, etc.
• Redução do mandato presidencial de cinco para quatro anos.
Mas é claro que ainda temos grandes desafios a vencer, pois a CF 88 diz em seu Art. 5º que: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Isso de fato ocorre? As pessoas são tratadas igualmente em nosso país? Infelizmente é claro que não! Luta-se muito ainda por igualdade social, e ainda há muito o que se fazer para se chegar a uma sociedade justa e igualitária. 
O Art 6º também mostra grandes desafios, mas que lutamos dia-a-dia para que de fato sejam direitos garantidos, respeitados e cumpridos perante a sociedade, aos mais necessitados, que são os direitos sociais à educação, à saúde, à alimentação, ao trabalho, à moradia, ao lazer, à segurança, à previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.
Hoje assisti a uma reportagem que serve de exemplo no avanço da CF, pois está em andamento uma emenda à CF que dá direito iguais às trabalhadoras domésticas aos demais empregados. É um grande passo neste sentido, há muito se fazia necessário esta mudança na Lei, pois é inadmissível que ainda haja diferenças entre os tipos de direitos empregatícios de cada função. Fica claro com isso que não deve haver distinção de empregado, domestico ou não.

Outros materiais