Buscar

Aula_02

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
AULA 2
BEM-VINDO À DISCIPLINA TELETRANSMITIDA
Fundamentos das Ciências Sociais Aula 2
*
AULA 2
O objeto e o método das Ciências Sociais
*
AULA 2
As ciências naturais e exatas estudam fatos simples, ou seja, eventos que são facilmente isoláveis recorrentes e sincrônicos. Nestes casos há uma distância significativa entre o cientista e o seu objeto de pesquisa. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais. 
*
AULA 2
 A matéria prima da ciência natural, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância verdadeiramente sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório.
 (Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 17)
*
AULA 2
Já as Ciências Sociais estudam fenômenos complexos, situados em planos de causalidade, cuja determinação pode ser consideravelmente varada.
*
AULA 2
Um bolo pode ser comido porque se tem fome, mas também pode ser comido por motivos sociais, como comemorar uma festa, demonstrar solidariedade, lembrar de uma determinada data e, ainda, por todos estes motivos juntos.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).
*
AULA 2
A matéria prima das Ciências Sociais, assim, são eventos com determinações complicadas e que podem ocorrer em ambientes diferenciados tendo, por causa disso, a possibilidade de mudar seu significado de acordo com o ator 
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 18).
*
AULA 2
Ao observar os fenômenos sociais somos levados enfrentar nossa própria posição, nossos valores, nossa visão de mundo que interfere na nossa pesquisa. 
*
AULA 2
O problema não é o de somente reproduzir e observar o fenômeno, mas substancialmente o de como observá-lo.
(Da Matta, Roberto. Relativizando, pg. 22).
*
AULA 2
O método de pesquisa 
das Ciências Sociais
AULA 1
*
AULA 2
Os indicadores e a construção de conceitos
Em sentido figurado, podemos dizer que os conceitos são as ferramentas de trabalho, como o binóculo ou a bússola, enquanto as técnicas de pesquisa são as instruções para o uso correto desses instrumentos. Existe, portanto, uma relação direta entre os conceitos e o modo de abordar a realidade, observada a partir dos indicadores escolhidos pelo pesquisador.
*
AULA 2
“Nasce, daí, um debate inovador, numa relação dialética entre investigador e investigado”. 
(DA MATTA, Roberto in Relativizando: uma introdução à antropologia social).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes