Buscar

Fundamentos da Educação Especial Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos
1. Desde 2015 o Brasil tem a sua Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146. O texto do artigo primeiro da referida lei explica qual é a sua finalidade principal: assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à inclusão social e cidadania. Dentre os principais aspectos da lei Brasileira de inclusão da pessoa com Deficiência, assinale a alternativa INCORRETA:
A Verificar a possibilidade de acessibilidade para pessoas surdas adquirirem a CNH.
B Vagas em processos seletivos de ensino superior.
C Penas para quem discriminar pessoas com deficiência.
D Atendimento prioritário em órgãos públicos.
2. O Marco de Ação de Dakar apresentou seis objetivos a serem cumpridos por todos os países que assinaram o documento até 2015. De cordo com isso, analise as sentenças a seguir: I- Expandir e melhorar o cuidado e a educação da criança pequena, especialmente para as crianças mais vulneráveis e em maior desvantagem. II- Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015. III- Assegurar que as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos sejam atendidas pelo acesso equitativo à aprendizagem apropriada, a habilidades para a vida e a programas de formação para a cidadania. IV- Eliminar disparidades de gênero na educação primária e secundária até 2005 e alcançar a igualdade de gênero na educação até 2015, com enfoque na garantia ao acesso e o desempenho pleno e equitativo de meninas na educação básica de boa qualidade Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II, III e IV estão correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença III está correta.
3. A Conferência Mundial sobre Educação para Todos aconteceu na cidade de Jomtien, na Tailândia, no princípio do ano de 1990. Organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a reunião deu origem à Declaração Mundial de Educação para Todos, um Plano de Ação para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem, cujo principal norteador foi que todos os seres humanos tenham acesso a um conjunto de conhecimentos básicos fundamentais para uma vida digna e a uma sociedade mais humana e mais justa. Com base nos objetivos propostos pela Declaração Mundial de Educação para Todos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ampliação dos serviços de educação básica e capacitação em outras habilidades essenciais aos jovens e adultos, avaliando a eficácia dos programas em mudanças de comportamento e impactos na saúde, emprego e produtividade.
( ) Assegurar que todas as crianças, com ênfase especial nas meninas e crianças em circunstâncias difíceis, tenham acesso à educação primária, obrigatória, gratuita e de boa qualidade até o ano 2015.
( ) Redução da taxa de analfabetismo adulto à metade; digamos, do nível registrado em 1990, já no ano 2000, a faixa etária adequada deve ser determinada em cada país.
( ) Expansão dos cuidados básicos e atividades de desenvolvimento infantil, incluídas aí as intervenções da família e da comunidade, direcionadas especialmente às crianças pobres, desassistidas e portadoras de deficiências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - F - F - V.
C V - F - V - V.
D F - V - V - V.
4. De acordo com o que se leu sobre a História da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, algumas iniciativas surgiram para contribuir com a construção de um novo modelo educacional. Sobre elas, analise as sentenças a seguir: I- Em 1854, foi criado no Município da Corte Imperial, atual Rio de Janeiro, o Instituto dos Meninos Cegos, primeira instituição especializada no atendimento de algum tipo de deficiência. II- O número de instituições destinadas ao atendimento de deficientes começou a crescer, rapidamente, a partir da década de 1920. III- Em 1988, com a promulgação da Nova Constituição Brasileira, importantes mudanças em favor da educação dos deficientes foram realizadas. Ela determinou que o Ensino Fundamental deveria ser obrigatório e oferecido gratuitamente a todos. IV- Em 1930, houve o fechamento de Classes Especiais Públicas, destinadas a separar os alunos "normais" dos "anormais". Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
5. O termo acessibilidade apresenta como definição diversos significados genéricos. Sobre esses significados, analise as sentenças a seguir: I- Qualidade do que é acessível, ou seja, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. II- É um substantivo feminino que está relacionado àquilo que tem facilidade de aproximação, no trato e na aquisição. III- Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. IV- É uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo nas últimas décadas e está diretamente ligado ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.
6. A educação das pessoas com deficiência passou por três estágios ao longo da História. Sobre esses estágios, assinale a alternativa CORRETA:
A Segregação, integração e inclusão.
B Segregação, insolução e incoesão.
C Segregação, interação e insolução.
D Segregação, alteração e injusão.
7. Os Direitos Humanos passaram por algumas etapas para chegarem ao entendimento que dele temos hoje. A respeito de suas características, assinale a alternativa INCORRETA:
A Positivação.
B Internacionalização.
C Perseguição.
D Generalização.
8. Algumas abordagens devem ser abandonadas dos trâmites tradicionais de avaliação numa escola inclusiva. É imprescindível a criação de uma nova cultura sobre aprendizagem e avaliação. O que essa cultura deve eliminar?
A A lógica de inclusão, que se baseia na homogeneidade inexistente.
B O estabelecimento de parâmetros com os quais as respostas dos alunos são sempre comparadas entre si, como se o ato de aprender não fosse individual.
C O vínculo a um resultado previamente determinado pelo professor.
D O caráter de controle, adaptação e seleção que a avaliação desempenha em qualquer nível.
9. A exigência de que a pessoa com deficiência fosse modificada para conviver com os demais resultou numa concepção segundo a qual ela era um ser diferente e defasado que viveria entre outros supostamente iguais. Essa ideia caiu em desuso e surgiu a inclusão como desejo da sociedade de buscar a igualdade de direitos para todos. A respeito das concepções de inclusão de diferentes autores, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Mittler. II- Voltz. III- Stainback e Stainback. ( ) Para ele(s), uma escola inclusiva deve se caracterizar por oferecer um apoio que propicie a participação de todos os alunos. ( ) Avesso(s) a quaisquer serviços ou atendimentos especializados nas escolas que se destinem ao atendimento direto e pessoal dos alunos incluídos. ( ) A inclusão escolar se baseia, segundo ele(s), em três pontos essenciais: a participação ativa e significativa dos alunos com deficiências nas turmas regulares, a premissa de que todos os alunos pertencem à turma e o fato de que todos são responsáveis pelo desenvolvimento de todos os alunos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - I - III.
B I - II - III.
C II - I - III. 
D III - I - II.
10. Lei de Diretrizes e Bases– LDB nº 9394/96 – apresenta uma dimensão progressista, especialmente no que diz respeito artigo 58, ao explicitar o conceito de educação especial. Como essa modalidade de educação deve ser oferecida?
A A partir do Ensino Fundamental, em escolas que possuam serviços especializados.
B Na escola, desde que cada deficiente possua um cuidador ou quando os professores fizerem adesão aos projetos das Secretarias de Educação.
C Preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes portadores de necessidades especiais.
D Apenas em escolas regulares, ao passo que possuam recursos humanos especializados e salas multifuncionais.
11. (ENADE, 2017) A didática escolar cumpre funções de caráter político, educativo e científico a um só tempo. A integralização dessas funções pela didática escolar torna essa disciplina acadêmica algo mais complexo do que a simples procura e implementação de procedimentos de ensino. Por meio desse processo, a unidade dialética da teoria e da prática assume as características de uma verdadeira investigação científica da realidade cotidiana da prática pedagógica. 
A partir das informações apresentadas, analise as sentenças a seguir:
I- A práxis pedagógica envolve a adoção do método dialético no processo de elaboração do conhecimento em articulação com a teoria histórico-cultural.
II- A apropriação crítica e histórica do conhecimento é um instrumento de compreensão da realidade social e de atuação crítica para a transformação da sociedade.
III- A didática é uma área do conhecimento que utiliza os elementos do cotidiano escolar e das questões sociais para atualizar a prática docente.
É correto o que se afirma em:
FONTE: RAYS, O. A. A relação teoria-prática na didática escolar crítica. In Veiga, I.P.A. (org. )Didática: o ensino e suas relações. 7.ed. Campinas: Papirus, 2003 (adaptado).
A III, apenas.
B I, apenas.
C I e II, apenas.
D I, II e III.
12. (ENADE, 2011) Garimpar o que de bom já temos em nossas práticas anteriores, e que ainda são significativas para as necessidades de hoje. Valorizo esse método porque (...) fazer educação não é como fazer um prédio. Que concepção corresponde ao que defende Pimenta, nesse fragmento de texto?
FONTE: PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas: Papirus, 2002.
A Em educação, a transformação tem efetivo resultado quando se abandona o estabelecido no cotidiano escolar.
B Valorizar o cotidiano já vivido pelo aluno é repetir erros de práticas anteriores.
C Inovar é avançar, considerando o que deve ser preservado no contexto do processo educativo.
D Na inovação da prática pedagógica, não há espaço para o tradicional.

Continue navegando