Buscar

Fundamentos da Educação Especial Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos Avaliação II - Individual FLEX

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos					 Avaliação II - Individual FLEX
1. É necessário acontecer mudanças na prática pedagógica da educação inclusiva, a fim de que a aprendizagem seja facilitada. Substituir as aulas expositivas da educação tradicional por atividades de grupo, desenvolve a curiosidade e a aproximação entre os alunos e o professor. Sobre como facilitar a aprendizagem dos conteúdos na educação inclusiva, assinale a alternativa CORRETA:
A O uso de revistas, jornais e outros meios de comunicação impressa não ajudam muito na participação dos alunos com deficiência.
B A decoração da sala com os trabalhos dos próprios alunos e a organização de passeios para saídas de estudo devem acontecer semanalmente.
C O professor não precisa modificar planos e atividades à medida que as reações dos alunos vão oferecendo novas pistas.
D Para desenvolver as práticas pedagógicas, é necessário considerar mais do que apenas o diagnóstico que o aluno traz.
2. No Brasil, a legislação garante ao aluno com deficiência o direito de frequentar a escola e a classe regular. Sobre estes dispositivos legais em vigência para as pessoas com deficiência, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Lei 9.394/96.
II- Parâmetros Curriculares Nacionais.
III- Lei 10.172/01.
( ) Aprova o Plano Nacional de Educação, no qual pode-se destacar o direito das pessoas com deficiência receberem educação preferencialmente na rede regular de ensino.
( ) Cria referências nacionais comuns às regiões do país, trata de questões como as necessidades educacionais especiais, superdotação, adaptações curriculares, sistemas de apoio, avaliação e promoção.
( ) Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e, no capítulo cinco, refere-se à educação escolar oferecida aos alunos com deficiência, devendo realizar-se preferencialmente na rede regular de ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - I - II.
B II - I - III.
C III - II - I.
D I - II - III.
3. As tecnologias assistivas como instrumentos, meios ou equipamentos, são criados para aperfeiçoar a capacidade funcional do deficiente com o ambiente. A tecnologia assistiva promove qualidade de vida as pessoas com deficiência, definindo alguns aspectos. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa CORRETA:
A Os principais objetivos da utilização das tecnologias assistivas são aumentar a independência, qualidade de vida e inclusão social a partir da melhora da sua comunicação, mobilidade, aprendizado, trabalho e participação social.
B Os serviços das tecnologias assistivas são os equipamentos e produtos usados para aumentar as capacidades funcionais de um deficiente. Eles podem ser uma bengala, um sistema de informática, brinquedos e roupas adaptadas, equipamentos para comunicação alternativa, próteses ou aparelhos de escuta assistida.
C Os recursos das tecnologias assistivas são o auxílio profissional destinado à pessoa deficiente para que se faça a seleção mais adequada na escolha e no uso dos instrumentos. Nos serviços estão envolvidos profissionais de diferentes áreas.
D A legislação atual, as práticas pedagógicas inclusivas e as regras normatizaram a acessibilidade que visam à participação das pessoas com deficiência em condições de igualdade em todos os espaços e atividades da sociedade.
4. Em junho de 1994 ocorreu um marco histórico para a educação inclusiva, a Conferência Mundial Sobre Necessidades Educativas Especiais, realizada pela UNESCO, a qual concebeu a Declaração de Salamanca, desenvolvendo, assim, o paradigma da inclusão escolar. A publicação norteia intervenções em educação especial inclusiva regionais, nacionais e internacionais, além de políticas e práticas inclusivas. Sobre os princípios fundamentais contemplados pela Declaração de Salamanca, assinale a alternativa CORRETA:
A Educabilidade de todos os seres humanos, independente de comprometimentos possam apresentar; direito à igualdade de oportunidades educacionais; direito à liberdade de aprender e de expressar-se; direito a ser diferente.
B Respeito à dignidade humana; direito à igualdade de oportunidades educacionais; direito à liberdade de aprender e de expressar-se; direito a ser diferente.
C Respeito à dignidade humana; educabilidade de todos os seres humanos, independente de que comprometimentos possam apresentar; direito à igualdade de oportunidades educacionais; direito à liberdade de aprender e de expressar-se; direito a ser diferente.
D Respeito à dignidade humana; educabilidade de todos os seres humanos, independente de que comprometimentos possam apresentar; direito à igualdade de oportunidades educacionais.
5. Sobre os direitos dos deficientes e as leis que garantem o direito à inclusão, constatou-se que há alguns entraves na aplicação das políticas públicas que sustentam os direitos. De acordo com enunciado, analise as sentenças a seguir: I- Os deficientes começaram a frequentar ambientes sociais, entre eles a escola, apenas no século passado. São milhares de anos de segregação contra nem 100 anos de convivência. Este pode ser um dos grandes motivos para que ainda hoje haja preconceito, segregação e discriminação, mesmo que não explícitos. II- O princípio da Educação Inclusiva é que a escola ofereça educação de qualidade para todos os alunos e deve fazer isso reconhecendo e atendendo as necessidades de cada um. Entretanto, é de conhecimento geral que nossas escolas, especialmente as públicas, têm sofrido dificuldades de investimento não só no que diz respeito à inclusão, mas em todo o sistema educacional, o que se reflete na dificuldade de obtenção de sucesso escolar até mesmo para os alunos que não têm deficiência. III- Nossas escolas, públicas e particulares, ainda apresentam muitas lacunas no quesito acessibilidade. Embora sejam fiscalizadas e algumas vezes multadas por esta falha, as escolas ainda apresentam barreiras arquitetônicas e de outras ordens que dificultam a presença e a permanência dos deficientes em suas dependências; e a morosidade em solucionar este problema impede a inclusão escolar de deficientes. IV- Nossa sociedade atual não é muito competitiva em tomar a aparência física, o sucesso, a capacidade intelectual e a independência como seus valores primordiais. Dessa forma, os deficientes são valorizados independentemente de fugirem dos padrões estabelecidos, o que dificulta a inserção deles no convívio social, uma vez que não são tomados como problemas. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças III e IV estão corretas.
6. O termo acessibilidade apresenta como definição diversos significados genéricos. Sobre esses significados, analise as sentenças a seguir: I- Qualidade do que é acessível, ou seja, é aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. II- É um substantivo feminino que está relacionado àquilo que tem facilidade de aproximação, no trato e na aquisição. III- Possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos. IV- É uma preocupação constante da arquitetura e urbanismo nas últimas décadas e está diretamente ligado ao fornecimento de condições às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, para a utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços públicos ou coletivos. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.
7. O marco histórico em relação à inclusão foi: marque a opção correta. 
A As leis e os decretos.
B Os Decretos.
C A Declaração de Salamanca.
D A Constituição Federal.
8. Desde 2015 o Brasil tem a sua Lei Brasileira de Inclusão (LBI), Lei nº 13.146. O texto do artigo primeiro da referida lei explica qual é a sua finalidade principal: assegurar e a promover, em condiçõesde igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à inclusão social e cidadania. Dentre os principais aspectos da lei Brasileira de inclusão da pessoa com Deficiência, assinale a alternativa INCORRETA:
A Penas para quem discriminar pessoas com deficiência.
B Atendimento prioritário em órgãos públicos.
C Vagas em processos seletivos de ensino superior.
D Verificar a possibilidade de acessibilidade para pessoas surdas adquirirem a CNH.
9. A Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9394/96 – apresenta uma dimensão progressista, especialmente no que diz respeito artigo 58, ao explicitar o conceito de educação especial. Como essa modalidade de educação deve ser oferecida?
A Preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes portadores de necessidades especiais.
B Apenas em escolas regulares, ao passo que possuam recursos humanos especializados e salas multifuncionais.
C Na escola, desde que cada deficiente possua um cuidador ou quando os professores fizerem adesão aos projetos das Secretarias de Educação.
D A partir do Ensino Fundamental, em escolas que possuam serviços especializados.
10. A Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9394/96 – apresenta uma dimensão progressista, especialmente no que diz respeito artigo 58 ao explicitar o conceito de educação especial. Ela é uma modalidade de educação oferecida de que forma?
A Apenas em escolas regulares, ao passo que possuam recursos humanos especializados e salas multifuncionais.
B A partir do Ensino Fundamental em escolas que possuam serviços especializados.
C Na escola, desde que cada deficiente possua um cuidador ou quando os professores fizerem adesão aos projetos das Secretarias de Educação.
D Preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes portadores de necessidades especiais.

Continue navegando