Buscar

Fundamentos da Educação Especial Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos	Avaliação I – Individual FLEX
1. Durante muito tempo, a identificação de uma pessoa deficiente enfrentou nomenclatura que intensificava o preconceito e a segregação. A respeito dessa nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA:
A A linguagem que utilizamos nada tem a ver com preconceito ou o respeito que nós e nossa sociedade temos pelas pessoas com deficiência.
B Foi apenas em 1981 que a terminologia começou a mudar. Este foi o Ano Internacional das Pessoas Deficientes, que culminou com a Década das Pessoas Deficientes, entre 1983 e 1993.
C De meados dos anos 1990 até hoje, não se recomenda a utilização do termo “pessoa com deficiência”, pelo fato de que, nessa combinação de palavras, a desvalorização da pessoa está à frente da deficiência.
D No limiar do século XIX, o psiquiatra francês Jaspers Kreapelin denominou de debilidade mental um estado de fraqueza psíquica que conduzia à deterioração mental.
2. O livro "Emílio ou Da educação" é uma obra em que o autor inverte tanto a teoria quanto a prática educativa destinada à criança, levando em consideração os interesses dela, e não apenas os do mundo adulto, como era anteriormente. Ele chegou a uma conclusão fundamental para a educação até nossos dias: a criança não pode mais ser entendida como um adulto em miniatura. Quem escreveu este livro?
A Maria Montessori.
B Decroly.
C Pestalozzi.
D Rousseau.
3. Infelizmente, apesar dos avanços do conceito de deficiências na Antiguidade, houve um retorno da concepção mítica e religiosa durante a Idade Média. Nessa época, as deficiências eram predominantemente identificadas de que forma?
A Como possessão diabólica.
B Como pessoas dotadas de inteligência.
C Como castigo divino.
D Como a encarnação do mal.
4. A educação das pessoas com deficiência passou por três estágios na História. Identifiqueos e assinale a alternativa CORRETA:
A Segregação, integração e inclusão.
B Reconhecimento, identificação e abandono.
C Acolhimento, segregação e superproteção.
D Integracão, escolarização e avaliação.
5. Com o Renascimento, houve uma gradativa melhora das concepções das causas e dos tratamentos destinados às deficiências e, por consequência, uma separação entre questões espirituais e fisiológicas, rompendo com o Antigo Regime. A respeito disso, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Pensamento Medieval. II- Pensamento Renascentista. ( ) Antropocentrismo. ( ) Fé diferente da razão. ( ) Teocentrismo. ( ) Dogmatismo. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I – I – II – I.
B I – I – I – II.
C II – II – I – I.
D II – I – II – I.
6. Na Antiguidade e na Idade Média, a concepção sobre as deficiências é chamada de pré-científica, e traz determinações acerca da forma de tratamento dada às pessoas com deficiência. LA respeito disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Os deficientes, em algumas culturas, eram relacionados ao mal, e, em outras, eram tidos como favorecidos por uma proteção divina. ( ) Em Roma, na antiguidade, os pais não tinham consentimento para sacrificar crianças que nascessem deficientes, que eram tidas como abençoadas pelos deuses. ( ) Os meninos espartanos que se dedicavam ao treinamento militar em Esparta eram retirados de suas famílias aos sete anos e iniciavam seu treinamento militar. Os deficientes eram sumariamente eliminados. ( ) Foi no vitorioso Império Romano que surgiu o cristianismo. A nova doutrina voltava-se para a caridade e o amor entre as pessoas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - F - V - V.
C F - F - F - F.
D V - V - F - F.
7. Um dos grandes desafios da educação inclusiva é desenvolver na escola a prática de currículos adaptados que possam atender às diferenças na aprendizagem significativa, à qual se chega pela interação (sistematizada e dirigida) do sujeito com o objeto. A aprendizagem significativa supõe o quê?
A Avaliação única com análise e comentários do professor.
B Exclusividade no uso da memorização e da repetição dos temas.
C Seleção de livros didáticos e confecção de materiais ilustrativos dos temas.
D Valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e adequado trabalho de incorporação dos novos conhecimentos.
8. De acordo com o que se leu sobre a História da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, algumas iniciativas surgiram para contribuir com a construção de um novo modelo educacional. Sobre elas, analise as sentenças a seguir: I- Em 1854, foi criado no Município da Corte Imperial, atual Rio de Janeiro, o Instituto dos Meninos Cegos, primeira instituição especializada no atendimento de algum tipo de deficiência. II- O número de instituições destinadas ao atendimento de deficientes começou a crescer, rapidamente, a partir da década de 1920. III- Em 1988, com a promulgação da Nova Constituição Brasileira, importantes mudanças em favor da educação dos deficientes foram realizadas. Ela determinou que o Ensino Fundamental deveria ser obrigatório e oferecido gratuitamente a todos. IV- Em 1930, houve o fechamento de Classes Especiais Públicas, destinadas a separar os alunos "normais" dos "anormais". Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
9. A educação das pessoas com deficiência passou por três estágios ao longo da História. Sobre esses estágios, assinale a alternativa CORRETA:
A Segregação, alteração e injusão.
B Segregação, interação e insolução.
C Segregação, integração e inclusão.
D Segregação, insolução e incoesão.
10. Na Antiguidade e na Idade Média, a concepção sobre as deficiências era classificada de uma forma muito diferente do que se constata hoje em dia. A respeito da denominação da forma como as deficiências eram vistas, assinale a alternativa CORRETA:
A Pré-física.
B Pré-científica.
C Pré-diagnóstica.													 D Pré-filosófica.

Continue navegando