Buscar

TED ODONTOGENETICA GENETICA DO CANCER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TED ODONTOGENETICA - GENÉTICA DO CÂNCER
Ana Gisele S. Oliveira - 20.2.000388
1. Por que é difícil a compreensão do mecanismo que envolve o aparecimento do câncer?
Porque o câncer é uma doença causada por vários fatores, sendo caracterizada por ser multifatorial, podendo um único câncer se comportar de várias formas.
2. Qual o câncer de boca que possui maior incidência e quais os locais mais afetados?
90º das neoplasias malignas em cavidade oral é o Carcinoma epidermóide espinocelular, afetando principalmente língua, assoalho de boca, mas também pode atingir outras regiões de mucosas da cavidade oral.
3. Descreva as alterações genéticas envolvidas no câncer.
Mutação de um genetica;alteração nas bases de DNA; Múltiplas cópias de células defeituosa de maneira descontrolada;inativação do gene supressor de tumor; proto-oncogene se transforma em oncogene; disturbio no mecanismo de reparo do DNA;Invasão de tecido adjacentes;
4. Quais as funções dos genes oncogenes e supressores de tumor e como eles se apresentam em uma células cancerígena?
Oncogene: Versão modificada do Proto-oncogene, que são ativados por mutação, esse gene uma vez transformado em oncogene faz com que a célula se divida de forma desordenada, ou seja expressa alta proliferação celular.
Gene supressor de tumor: São genes normais que retardam a divisão celular, reparam erros do DNA ou indicam quando as células devem morrer (processo conhecido como apoptose ou morte celular programada). Quando os genes supressores do tumor não funcionam corretamente, as células podem se desenvolver fora de controle, o que pode levar ao câncer.
5. Descreva a proteína p53 e os genes que a codifica. Como esta proteína se apresenta em uma célula cancerígena?
A P53 é uma proteína produzida pelo T53 no cromossomo 17. É responsável pelo controle do ciclo celular e diferenciação celular, reparo do DNA e apoptose bem como a manutenção da estabilidade genômica. No câncer essa proteina se apresenta com GST mutado, ou seja, se apresenta como uma proteína não funcional causando proliferação celular sem controle, perdendo então suas características normais passando a ser uma célula com erro no DNA.
6. Relacione as alterações epigenéticas com o câncer.
As alterações epigenéticas são modificações na expressão gênica sem alteração na sequência do dna, ela ocorre por meio da metilação do DNA, modificação das histonas e silenciamento mediado por RNA, causando expressão gênica inapropriadas que geram neoplasias por meio do silenciamento e ativação de genes.

Outros materiais