Buscar

Seminário PATO GERAL NP3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminário Interdisciplinar NP3
Parte 1: Perguntas E Respostas 
Nome: Ana Gisele da Silva Oliveira
Curso: Odontologia
Turno: Manhã/ 3° semestre
Disciplina: PATOLOGIA GERAL
Paciente FSH queixa-se de lesões em região de palato duro e palato mole com características clínicas: lesão ulcerada, endurecida à palpação e bordas irregulares. Paciente relatou ser fumante há aproximadamente 50 anos Para diagnóstico dessa lesão foi realizado biopsia. Com base nessas informações responda as perguntas 1 e 2
1) Diga qual tipo de biópsia é mais indicado para diagnóstico da lesão.
A) A biópsia mais indicada é a BIÓPSIA INCISIONAL, no qual é retirado apenas uma pequena parte da lesão e encaminhada para exame histopatológico. Esse tipo de biópsia é indicado para lesões grandes, e também quando há suspeita de neoplasia maligna.
B) A biópsia mais indicada é a BIÓPSIA EXCISIONAL, no qual é retirada apenas uma pequena parte da lesão e encaminhada para exame histopatológico. Esse tipo de biópsia é indicada para lesões menores que 2 cm de diâmetro, e também quando há suspeita de neoplasia maligna.
C) A biópsia mais indicada é a BIÓPSIA INCISIONAL, no qual é retirada toda a lesão e encaminhada para exame histopatológico. Esse tipo de biópsia é indicada para lesões maiores que 1 cm de diâmetro, e também quando há suspeita de neoplasia maligna.
D) A biópsia mais indicada é a BIÓPSIA EXCISIONAL, no qual é retirada toda a lesão e encaminhada para exame histopatológico. Esse tipo de biópsia é indicada para lesões de até 1 cm de diâmetro, e também quando há suspeita de neoplasia maligna.
Resposta: Alternativa A
2) Dado as características clínicas da lesão e a anamnese do paciente, o resultado dessa biópsia é provável de ser uma lesão benigna ou maligna? Justifique.
Maligna, pois as características macroscópicas ( lesão ulcerada, endurecida à palpação e bordas irregulares) são compatíveis com as características de neoplasias malignas, e associando o fato do paciente FSH relatou ser fumante aumenta a chances do resultado da biopsia ser positivo para um tipo de câncer em cavidade oral, logo o exame histopatológico solicitado vai procurar a identificação de pleomorfismo celular pouco diferenciado, mitoses frequentes e atípicas, hipercromatismo das células, relação núcleo/citoplasma com alterações e invasão de tecidos subjacente confirmando então que a lesão do paciente é um tipo de neoplasia maligna,

Outros materiais