ok micrrobiologia 28.10
19 pág.

ok micrrobiologia 28.10


DisciplinaEpizootiologia das Doenças Microbianas14 materiais26 seguidores
Pré-visualização6 páginas
um processo de necrose. 
Ela tem 5 camadas, algumas vezes vai acometer as 4 primeiras camadas. A ultima camada de membrana de deceme, ele acabava fazendo uma saculação para fora, ficava aquela bolsinha e rompia saindo o líquido da câmara anterior. (o proprietário falava que \u201cvazou o olho\u201d) Fazia porque fazia ulceração em função da formação de imunocomplexo.
Começo a observar se o animal que tem quadro hepático, e observe se ele tem uveíte, se ele tem ulceração de córnea, isso é importante.
Fígado
- células de kupffer e hepatócitos 
- com baixos níveis de anticorpos
		- lesões grave e morte súbita
- níveis médios
		- hepatite crônica com fibrose e que pode evoluir para cirrose
As células de kupffer e hepatócitos é onde ele faz a sua replicação. O que ele faz: lesiona. Tem extravasamento de ALT. 
O que vai acontecer: depende muito da resposta do paciente. Se o paciente responde bem, imunocompetente não vai ter nada. 
Com baixos níveis de anticorpos tenho lesão gravíssima, o animal pode até ter uma morte súbita. A letalidade é baixa mas ela existe (10%).
Em níveis médios de resposta hepatite crônica com fibrose e que pode evoluir para cirrose dependendo da quantidade de tecido comprometido. 
Normalmente é bom acompanhar a evolução com a imagem e bioquímica. Imagem e bioquímica porque vc esta acompanhando e ai diz que o ALT está alto, mas ai vc vai vendo e o ALT está baixando, e vc pensa que o animal está melhorando, mas ai do nada o animal morre. Porque ele está baixando? Porque ele não tem mais hepatócito. Então vc vai acompanhando porque se esse animal estiver diminuindo ALT e AST porém a imagem está normal, tudo bem. Agora, se a imagem estiver cada vez mais reduzida significa que ele está evoluindo para uma cirrose.
Rim
- na fase virêmica
	 Presentes no epitélio da capsula de bowmann e nos endotélios dos vasos dos glomérulos \u2013 leva a necrose
- aumento de anticorpos com 14 dias
	Imunocomplexos \u2013 glomerulonefrites 	
- após 14 dias não encontramos vírus no glomérulo somente no epitélio tubular \u2013 viriúria.
Rim: na fase virêmica ele está presente na cápsula de bowmann, depois ele começa a partir para parte de túbulos, é onde nas células tubulares ele faz a sua replicação, o animal já está melhorando a clínica, mas ele está liberando partículas virais pela urina, é quando agente está falando de viriúria. Nessa viriúria ele está no epitélio tubular. 
Nessa parte aqui é bastante importante o EAS, que vc vai ter presença de células tubulares renais (lesão renal). E nessa parte também ele já pode estar fazendo _______.
Tomar cuidado que eu tenho muitas vezes a deposição de imunocomplexos em rim e o rim faz a glomerulonefrite com a insuficiência renal. Então eu acompanho principalmente nessa fase ai a uréia e a creatinina. Se a uréia e a creatinina começou a subir, tenho que prestar atenção porque começou a fazer imunocomplexo, ai ele não está filtrando e está complicando o quadro.
Sinais clínicos
- Sede intensa e anorexia
- Petéquias e sufusões bucais. ai pega o hemograma vê que a plaqueta está normal e critica o laboratório. Vc tem que pensar que vc tem 1º um inicio por baixa de plaqueta, vc pode ter alterações por proteínas de coagulações. TPA (tempo de protrombina) tem que fazer valer isso. 
- Linfoadenomegalia regional \u2013 1º sinal 
- Hepatomegalia e esplenomegalia 
- Acúmulo de líquidos serosanguinolento na cavidade abdominal 
- 20% cães \u2013 opacidade de córnea (olho azul)
		- Precipitação de imunocomplexos
- Epistaxes \u2013 prova de coagulação 
Sinais clínicos: 
Os sinais clínicos é tudo de hepatite. 
O animal tem sede intensa e anorexia. 
O animal tem petéquias e sufusões bucais. Ai agente pega o hemograma vê que a plaqueta está normal e critica o laboratório. Vc tem que prestar atenção que coagulação vc tem o início e o final. Vc tem primeiro um início de baixa de plaquetas. Mas vc pode ter plaquetas normais com alterações de proteínas de coagulação. 
Se o animal está com petéquias e com a plaqueta normal isso é bom, não necessariamente o animal tem a plaqueta baixa porque tem petéquias, porque não existe só plaquetas, existe as proteínas de coagulação, numa hepatopatia o animal tem dificuldade de coagular, e pra isso existe alguns exames como: tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de tromboplastina parcial ativada, tempo de protrombina. Isso o veterinário esquece, mas não pode esquecer. Existe parâmetros para isso. Qualquer cirurgia que vc vai fazer hj, seu medico no mínimo vai falar para vc fazer uma coagulograma. E esses exames são baratos, mas não se faz por falta de conhecimento.
Como vc faz uma cirurgia sem pelo menos um perfil de coagulação? 
Outra coisa: tempo de sangramento e tempo de coagulação não dá para mandar para o laboratório, vc tem que fazer na clínica. Vc pega o paciente e fura, encosta uma tira, marca, encosta, marca, encosta, é chato mas todo veterinário deveria fazer.
Tempo de coagulação: pega e enche um capilar, e vai quebrando, quando fizer o fio de coagulação, está pronto, foi o tempo que levou para fazer isso, isso é o tempo de coagulação.
Isso é importante pra isso, porque o fígado não baixa a plaqueta, o fígado não abaixa a plaqueta. Mas na verdade vc tem uma diminuição dos fatores de coagulação, porque quase todos os fatores de coagulação são produzidos pelo fígado.
Linfoadenomegalia regional: por causa da viremia. 
Hepatomegalia e esplenomegalia são órgãos linfóides, o vírus se multiplica nos órgãos linfóides. Ele se multiplica ai.
Acúmulo de líquidos serosanguinolento na cavidade abdominal : 70% da produção de albumina é produzida no fígado. Se o fígado está \u201cbaleado\u201d ele não produz albumina, se não produz albumina tem baixa de albumina, se tem baixa de albumina tem perda de pressão oncótica, e se tem perda de pressão oncótica, perde liquido para cavidade, ai vc tem ascite, vc tem acúmulo de líquido. Vc tem que analisar esse líquido. É um líquido serosanguinolento, porque? Está faltando proteínas de coagulação, então extravasa um líquido serosanguinolento, vc manda analisar esse líquido.
20% dos cães apresentam alterações de córnea, alterações de opacidade de córnea (é o chamado de olho azul): é o que chamado de olho azul, olho brilhante, as vezes fica nublado, aspecto leitoso. 
Sangramento: sangrou, prova de coagulação. Tempo de sangramento, tempo de coagulação, tempo de tromboplastina ativada, tempo de prototrombina. Agente vê quais são as vias que estão alteradas, se é a via extrínseca, intrínseca ou ____________. 
Diagnóstico
Temperatura alta.
Hematologia com presença marcante de leucopenia.
Ele faz normalmente 2 picos febris. Tenho um pico febril, depois tenho uma queda de 1 a 2 dias e volta para um 2º pico febril. Então tem uma febre bifásica.
Diagnóstico:
- período de incubação \u2013 4 a 8 dias
	Primeiro sinal clinico: temperatura 40-40,5°C
- hipertermia bifásica
	1º pico febril \u2013 queda 1 a 2 dias. 
	2º pico febril
- intensa leucopenia pós infecção \u2013 2 a 4 dias
- mantendo- se na fase virêmica
- a partir do 5º ao 7º dias
- neutrofilia e linfocitose
- podemos encontrar eritrócitos nucleados na corrente sanguínea
Intensa leucopenia pós infecção de 2 a 4 dias, mantendo-se na fase virêmica, só que quando o animal começa a responder ele começa a fazer a neutrofilia e linfocitose. É bastante importante vc ficar acompanhando com hemograma e bioquímica. 
Podemos encontrar eritrócitos nucleados na corrente sanguínea: porque: quando a medula está \u201cbaleada\u201d, o que acontece: quem entra na jogada é o fígado e baço fazendo a eritropoiese extra-medular. Só que a coitada dessa eritropoiese é ineficaz, porque eles conseguem mandar para a circulação os metarubrícitos e metarubrócitos que não funcionam como carreadores de O2. 
Então o que vc vai encontrar nessa circulação? Grande quantidade de células jovens, não porque a medula está fazendo isso, mas porque o fígado está tentando compensar a ajuda. Eritropoiese extra-medular. 
Diagnóstico
Quem fecha: ELISA: é mais seguro e rápido. 
(O problema é que é caro, ai vc tem que convencer o proprietário).
Tratamento