Buscar

ATEROSCLEROSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATEROSCLEROSE
Descreva a fisiopatologia da aterosclerose.
Ocorre uma lesão endotelial que causa aumento da permeabilidade vascular, com isso ocorre adesão de leucócitos e de apolipoproteínas principalmente a LDL e seus derivados oxidados, em seguida ocorre adesão de monócitos ao endotélio que influem para a íntima e se transformam em macrófagos e células espumosas, ocorre também adesão plaquetária, e todos esses componentes vão se acumulando e formando a placa de ateroma, que poderá ocluir totalmente a artéria ou formar um trombo. 
2- Cite os principais fatores de risco.
Dislepidemia, diabetes, Hipertensão arterial Sistólica, 
3- Cite os sintomas.
O sintoma mais comum é a angina, que refere-se a dor ou desconforto no peito que ocorre quando o músculo cardíaco não obtém sangue risco em oxigênio suficiente. Angina pode ser sentina como pressão ou dor como apertando o peito. A pessoa também pode sentir dor nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas.
Essa dor tende a piorar com atividade e ir embora quando a pessoa descansa. Estresse emocional também pode engatilhar a dor. Outros sintomas de doença das artérias coronarianas são falta de fôlego e arritmias (batimentos cardíacos irregulares).
4- Descreva o quadro clínico.
O quadro clínico apresentado pelo paciente vai depender de qual artéria está mais significativamente obstruída:
• Caso sejam as coronárias (artérias do coração), se produzirá a dor cardíaca durante o esforço - angina de peito - na evolução crônica ou o enfarte na evolução aguda.
• Caso sejam as carótidas (artérias do pescoço) se produzirão perturbações visuais, paralisias transitórias e desmaios na evolução crônica ou o derrame (acidente vascular encefálico) na evolução aguda.
• Caso sejam as artérias ilíacas e femorais (artérias de membros inferiores) se produzirão claudicação intermitente (dor nas pernas ao caminhar), queda de pêlos, atrofias da pele, unhas e musculares, e até mesmo impotência coeundi (dificuldade de ereção peniana) nos casos crónicos e gangrena nos casos agudos.
5- Descreva o tratamento preventivo e o convencional.
O tratamento preventivo é basicamente a eliminação dos fatores de risco, com melhora da alimentação, implantação de exercícios físicos... O convencional é medicamentoso e cirúrgico que tenta minimizar os efeitos deletérios da arterosclerose, podendo ser feita até mesmo revascularização como ponte safena.
Referencias :
ROBBINS E COTRAN, bases patológicas das doenças / Vinay Kumar... et al; Tradução de Patricia Dias Fernandes... et al. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
http://www.mega21.com.br/artigo/392-Sintomas-da-aterosclerose.htm
http://www.arteriosclerose.med.br/

Outros materiais