Buscar

DESAFIOS DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Scanned with CamScanner
Luiza Gerace
O título deve ser transcrito exatamente como proposto, ou seja: "Desafios do sistema de segurança pública no Brasil".
Luiza Gerace
12
Luiza Gerace
"estado", com letra minúscula.
Luiza Gerace
O verbo "possuir" não é indicado para uso em casos de posse abstrata. Assim, ele é um bom verbo para casos como, por exemplo: "Ela possui um carro" ou "Ele possui uma casa", em que a posse tem valor concreto. Nos demais, prefira o verbo "ter".
Luiza Gerace
"Não dá para saber" é uma expressão um tanto informal. Uma opção de substituição que garantiria a formalidade do texto seria: "Não há como saber..." ou "É inviável dizer...", por exemplo.
Luiza Gerace
Falta o pronome "o" para retomar o substantivo "problema" nessa frase, ou seja: "Um deles é o do sistema...".
Luiza Gerace
Insira uma vírgula aqui.
Luiza Gerace
"Estado" com inicial maiúscula diz respeito apenas a nações, como o Estado brasileiro. Em se tratando dos estados que compõem um país, a inicial da palavra deve ser minúscula.
Luiza Gerace
"inteligente" não é um bom adjetivo para uso em um texto dissertativo argumentativo. Além disso, você já usou a expressão "forma inteligente" no parágrafo introdutório e ficaria repetitivo. Tente operar com alguns dos adjetivos sugeridos no comentário anterior a esse respeito.
Luiza Gerace
É muito complicado fazer essa comparação direta entre o valor atribuído e o número de mortes. Você reconhece que cada estado tem características muito distintas, mas afirma que ainda assim os números são de grande relevância.
No entanto, o número de fatores de influência e relatividade em cada cidade é muito grande e sua não consideração compromete em parte a coerência da argumentação.
Luiza Gerace
32
Luiza Gerace
24
Luiza Gerace
"estado" com inicial minúscula.
Luiza Gerace
Para que não fique repetitivo e redundante você pode optar por escrever algo como: "De acordo com a mesma pesquisa...".
Luiza Gerace
"não adianta" aqui ficou coloquial. Algumas opções como "não se deve" poderiam ser mais formais.
Luiza Gerace
"Estado" com inicial maiúscula é referente apenas a países. Nos casos em que a palavra é usada para tratar dos estados que compõem a nação, use inicial minúscula.
Luiza Gerace
Essa frase ficou confusa. Por que não adiantaria investir números diferentes em cada estado? A justificativa "isso não é métrica" não argumenta o suficiente e o leitor não consegue entender o que "métrica" quer dizer nesse caso. 
Além disso, é um novo argumento que surge na conclusão, parágrafo em que deve haver apenas a retomada do que já foi explicitado ao longo do texto.
Luiza Gerace
Prefira um adjetivo que exprima menos juízo de valor.
Luiza Gerace
A regência adequada do verbo "investir" é "investir em", não "investir com".
Luiza Gerace
"a cada cem mil habitantes" poderia causar menos ambiguidade na frase, sendo mais preciso nesse caso.
Luiza Gerace
"estado", com inicial minúscula.
Luiza Gerace
Essa frase causa estranhamento: como o problema é o "gasto" com segurança pública? Pode ser o gasto não direcionado para alguns fins específicos ou o investimento às escuras, mas é preciso especificar para que a frase não fique inadequada.
Luiza Gerace
"inteligente" é um adjetivo que expressa um juízo de valor muito forte. O texto dissertativo tem a pretensão de ser neutro e objetivo em sua argumentação. Por isso, prefira adjetivos como: "eficiente", "eficaz", "satisfatória" ou "bem-sucedida", por exemplo.
Luiza Gerace
"Estes" é um pronome que faz uma retomada um tanto vaga e, por isso, confusa aqui. Prefira referentes como: "Esse valor...", por exemplo.
Luiza Gerace
Tente sempre iniciar seus últimos parágrafos com conectivos.

Outros materiais