Buscar

Exercícios do conhecimento de Antropologia Sociocultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de Antropologia Sociocultural - Exercício do Conhecimento - Tentativa 1 de 2
Questão 1 de 5
É possível perceber que o preconceito racial ainda é velado nos dias de hoje. Talvez não tão explícito como no holocausto, na escravidão ou mesmo nas políticas de branqueamento anteriormente citadas, o olhar com desdém para alguém de etnia diferente ou mesmo a exclusão de um currículo por conta da cor da pele são considerados formas de preconceito racial. Para Blumer (1965), quatros aspectos permitem evidenciar as formas de preconceito racial por um grupo dominante: (a) de superioridade; (b) de que a raça subordinada é intrinsecamente diferente e alienígena; (c) de monopólio sobre certas vantagens e privilégios; e (d) de medo ou suspeita de que a raça subordinada deseje partilhar as prerrogativas da raça dominante. Logo, as populações que se sentem prejudicadas em função do preconceito racial têm se organizado em movimentos sociais e se articulado para fazer valer os seus direitos sociais. O racismo é um ato que desrespeita os direitos de uma pessoa em função de sua raça ou etnia. Crime no Brasil, a prática do racismo está presente no decorrer da trajetória histórica de toda a humanidade.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.
A - A colonização de outros países pelas potências europeias trouxe uma amplitude maior de conhecimento, o que diminuiu o racismo.
B - A Declaração Universal dos Direitos Humanos não dá margens em sua formulação para o combate ao racismo.
C - A Segunda Guerra Mundial se baseou, ao menos em parte, na ideia de que uma raça poderia ser superior a outras.
D - Na história dos povos antigos, há uma tolerância maior em relação à diversidade, sendo incomum a prática do racismo.
E - No mundo globalizado é preciso fazer a distinção entre preconceito e racismo, pois se tratam de conceitos totalmente diferentes.
Ideias racistas fundamentaram sistemas de governos escravocratas nas Américas durante o período colonial e o imperial. Ao escravizar a população africana, os governos imperialistas assentaram essa política por meio de uma ideologia racista, baseada na ideia da inferioridade dos seres humanos de cor negra. Sabemos que esse fato histórico teve consequências que podem ser percebidas até hoje, no que toca à situação socioeconômica desigual verificada entre negros e brancos nas sociedades de passado escravocrata (HAMMS, 2008, p.19).
Assinale a alternativa correta quanto à produção de desigualdades étnico-raciais e os processos de colonização.
A - Ao colonizarem o Brasil, os portugueses procuraram estabelecer relações harmônicas entre os índios e os negros, tratando-os de forma igualitária.
B - O colonizador, enquanto conquistador de novos territórios, irá impor sua cultura e seu entendimento sobre o mundo aos demais grupos conquistados e explorados.
C - Os processos coloniais não se associam diretamente às questões étnico-raciais, pois, na época, essas discussões não existiam.
D - Os processos de colonização não irão afetar as questões étnico-raciais, pois as culturas de cada grupo sempre foram respeitadas.
E - Por terem descoberto territórios, os colonizadores tinham o direito de fazer o que quisessem com eles.
Parte superior do formulário
Entre os principais aspectos de mudança no tratamento aos adolescentes está a passagem de uma etapa de alienação e desconhecimento para outra de reconhecimento e criação de identidades próprias. Nesse sentido, a adolescência adquire, atualmente, certas características que lhe permitem ver o mundo de uma outra maneira – características que não manifestava em outras fases da vida. É provável que a escola deva considerar essa mutação sócio histórica, isto é, deva considerar o papel antes alienado que o adolescente cumpria para o de protagonista potencial.
Considerando o enunciado acima, assinale a alternativa correta.
A - A adolescência no cenário contemporâneo deixa de reconhecer seu protagonismo e suas próprias representações sociais positivas, adquirindo melhores expressões desse período de transformações.
B - A adolescência no cenário contemporâneo necessita de referências e representações sociais positivas, buscando sua aprovação, e reforça a ideia de crise, assim como de instabilidade ou turbulência inerentes a essa fase.
C - A adolescência no cenário contemporâneo opõem-se ao seu protagonismo e suas próprias representações sociais positivas, adquirindo melhores expressões desse período de transformações.
D - A adolescência no cenário contemporâneo passa a ser repleta de significados, protagonismo e cultura própria, abstendo-se de seu próprio sentido simbólico e representatividade específica, situada em um papel ativo até a fase adulta.
E - A adolescência no cenário contemporâneo passa a ser repleta de significados, protagonismo e cultura própria, adquirindo seu próprio sentido simbólico e representatividade específica, situada em um papel ativo até a fase adulta.
VoltarQuestõeslist
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Um dos problemas que encontramos em determinados grupos da sociedade brasileira é a negação do racismo. O racismo permanece como um elemento presente nas relações sociais. Um elemento cuja construção é social e histórica. Países como Inglaterra e Estados Unidos afirmam em sua história o racismo presente em suas relações sociais, seja através de livros ou de filmes que falam sobre o tema e retratam a segregação racial existente. Sendo assim, assumem a existência do racismo ao longo de sua história. No entanto, a existência de clubes sociais negros em diversas cidades do país ou a existência de programas de tv que, através de piadas racistas, xenófobas ou machistas expressam uma cultura excludente que ainda sobrevive, ou seja, aceitam a existência do racismo em sua história mas o comportamento racista permanece em alguns segmentos da sociedade.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a afirmativa correta.
A -
As civilizações, de forma semelhante às raças, evoluíram numa escala linear, na qual a civilização ocidental estaria evidentemente no topo da civilização.
B - A mestiçagem é uma forma de superar o preconceito racial.
C - Existe uma função social, política e econômica na construção do conceito de raça e na instauração do racismo.
D - Os aspectos acima relatados reforçam a ideia de que o racismo é um fenômeno natural.
E - Os clubes sociais negros não estão associados a uma segregação racial.
VoltarQuestõeslist
Avançar
Parte inferior do formulário
Apesar de termos em comum a condição de humanidade, temos origens biológicas, territoriais e culturais diferentes, e isso faz com que tenhamos diferenças não só no modo de viver a vida, mas também em aspectos físicos. Segundo Neves (2006), as principais espécies hominídeas consideradas cruciais para a história da evolução humana datam de sete milhões de anos atrás. De lá pra cá, o bipedismo, o consumo de proteína animal, a fabricação de ferramentas, o desenvolvimento do cérebro e a construção da vida em sociedade permitiram que o homem chegasse aos dias atuais como o conhecemos. Em essência, para sobreviver, cada sociedade passou por processos de adaptação em sua forma de alimentação, de vestimentas, de proteção das intempéries climáticas e de tantos outros aspectos. Estes interferiram não somente nas expressões culturais às quais se filiavam, mas também em aspectos biológicos que resultaram em mudanças físicas perceptíveis. Desse modo, a cor da pele, a cor do olho, a cor do cabelo, a altura, o tamanho, as formas corporais de partes do corpo são aspectos visíveis que diferenciam as sociedades e as culturas que conhecemos. Logo, a difusão desse conhecimento influenciou os estudos evolutivos no sentido de reforçar a ideia de que há divisão, de certa forma homogênea, entre os grupos sociais. Todavia, poderíamos dizer que estas são raças diferentes — muitas vezes percebidas pelas cores — que compõem a base para as sociedades que conhecemos hoje? Para isso, vamos estudar o próprio termoraça e problematizar os seus usos.
Analise as afirmativas:
I - O termo raça tem uma variedade de definições geralmente utilizadas para descrever um grupo de pessoas que compartilham certas características morfológicas. A maioria dos autores tem conhecimento de que raça é um termo não científico que somente pode ter significado biológico quando o ser se apresenta homogêneo, estritamente puro; como em algumas espécies de animais domésticos. Essas condições, no entanto, nunca são encontradas em seres humanos. (SANTOS et al., 2010, p. 122).
II - Guimarães (2008, p. 64–65) destaca que é preciso esclarecer uma diferença importante para compreender esse termo de forma conceitual e mais aprofundada: O que é raça? Depende. Realmente depende se estamos falando em termos científicos ou de uma categoria do mundo real. Essa palavra “raça” tem pelo menos dois sentidos analíticos: um reivindicado pela biologia genética e outro pela sociologia. [...] A biologia e a antropologia física criaram a ideia de raças humanas, ou seja, a ideia de que a espécie humana poderia ser dividida em subespécies, tal como o mundo animal, e de que tal divisão estaria associada ao desenvolvimento diferencial de valores morais, de dotes psíquicos e intelectuais entre os seres humanos.
III - Cabe deixar de lado o termo raça usado pelas ciências biológicas e tão difundido nos séculos XVIII e XIX, que entendiam como pertinente a ideia de raças humanas para diferenciar os grupos sociais — e até mesmo hierarquizá-los —, para compreender que a única raça existente é a raça humana. Neves (2006) compreende que esse termo só faz sentido se for utilizado no âmbito sociológico, no qual são levadas em consideração as origens do grupo, tanto pelos traços fisionômicos como pelos aspectos culturais, abarcando as suas complexidades históricas e a identidade dos seus membros.
Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta a ou as afirmativas correta(s).
A - A afirmativa I está correta.
B - A afirmativa II está correta.
C - A afirmativa III está correta.
D - As afirmativas I e III estão corretas.
E - As afirmativas I, II e III estão corretas.
VoltarQuestõeslist

Outros materiais