Buscar

OUTUBRO 2021 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM QUESTÕES (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – OUTUBRO
NOME
NOME
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
1) Em seus estudos sobre “interação entre aprendizado e desenvolvimento”, Vygotsky apresenta:
“O ponto de partida dessa discussão é o fato de que o aprendizado das crianças começa muito antes delas frequentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidades – elas tiveram que lidar com operações de divisão, adição, subtração, e determinação de tamanho. Consequentemente, as crianças têm a sua própria aritmética pré-escolar, que somente psicólogos míopes podem ignorar.” (Vygotsky, A Formação Social da Mente, 1989). A posição de Vygotsky, poderá considerar:
A) O nível de desenvolvimento das funções mentais da criança se estabeleceu como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados, o que nos leva a afirmar o desenvolvimento e a aprendizagem como interrelacionados.
B) O nível de desenvolvimento apresentado pela criança em idade escolar está dissociado de seu processo de aprendizado que deverá ser experienciado a partir de sua entrada na escola formal.
C) O nível de solução de problemas apresentado pela criança em idade escolar está diretamente relacionado com sua capacidade de se desenvolver somente com a ajuda do adulto, no caso o professor.
D) A aprendizagem vem sempre antes do processo de desenvolvimento psicológico do sujeito.
E) O nível de desenvolvimento mental da criança difere da sua aprendizagem mental, já que o aprendizado escolar é exatamente similar ao aprendizado ocorrido antes da criança frequentar a escola. Logo, desenvolvimento psicológico e aprendizagem infantil não se cruzam.
2) O construtivismo explica os processos de desenvolvimento e aprendizagem como resultado da atividade do homem na interação com o ambiente. Piaget explica esta interação valendo-se de alguns conceitos. Nas alternativas abaixo marque V para verdadeiras e F para falsas, considerando o enunciado:
( ) A assimilação é a incorporação de um novo objeto ou idéia ao que já é conhecido, ou seja, ao esquema que a criança já possui.
( ) A criança é o próprio agente de seu desenvolvimento, os processos assimilativos gradualmente estendem seu domínio e a acomodação leva a modificações da atividade.
( ) A obra de Piaget nos ajuda a compreender a seqüência de desenvolvimento do modelo de mundo que uma criança vai construindo ao longo de cada período de sua vida.
( ) O desenvolvimento cognitivo, controlado por diversos fatores, processa-se através de todas as atividades infantis.
A seqüência está correta em:
A) V, V, F, F
B) V, V, V, F
C) V, V, V, V
D) V, V, V, F
E) F, V, V, F
3) Freud, Piaget e Skinner foram criticados por se preocuparem em explicar o ser humano a partir de uma única dimensão em suas teorias: Psicanálise, a Epistemologia Genética e o Behaviorismo, respectivamente. Com base nesta afirmativa, essa dimensão seria para cada um deles, respectivamente:
A) A linguagem, a inteligência e o inconsciente.
B) O inconsciente, a afetividade e o pensamento.
C) O inconsciente, a inteligência e o comportamento.
D) A memória, a aprendizagem e o inconsciente.
E) O inconsciente, a inteligência e o comportamento.
4) Em relação à Aprendizagem e Desenvolvimento, Vigotski considera como concepção correta apenas uma das afirmativas abaixo. Identifique-a:
A) Não há vinculação desenvolvimento de aprendizagem, são considerados processos independentes.
B) A aprendizagem é desenvolvimento coincidem em todos os pontos.O desenvolvimento é visto como aprendizado de hábitos e condutas.
C) O desenvolvimento e a aprendizagem não coincidem, sendo o primeiro um conjunto maior que o segundo, de forma que, ao dar um passo no aprendizado, dá dois no desenvolvimento.
D) O aprendizado e desenvolvimento estão interrelacionados desde o primeiro dia de vida da criança. O processo de desenvolvimento progride de forma mais lenta e atrás do processo de aprendizagem.
E) O desenvolvimento é visto como precondição do aprendizado, mas nunca como resultado dele.

Continue navegando