Buscar

Analise SWOT NUBANK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aplicar a Análise Competitiva de Porter (Análise das 5 Forças);
· Força 1: Ameaça de produtos substitutos. 1
No momento não há muitas opções que podem substituir os bancos digitais, pois eles conseguem absorver e implementar diversos serviços que poderiam ser oferecidos por outras instituições. Atualmente com o PIX (programa de pagamentos e recebimentos desenvolvido pelo Banco Central) o que talvez pudesse ameaçar os bancos, como as empresas de meios de pagamento como o Pic Pay perderam força, pois o PIX traz as mesmas possibilidades que eram oferecidas por essas empresas, mas de forma mais segura, prática e sem cobranças. 
· Força 2: Ameaça de entrada de novos concorrentes. 8
No Brasil, a tendência de crescimento dos bancos digitais é comprovada por números da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), que contabilizou 373 fintechs registradas sob esse tipo de categoria no ano de 2017. Quando comparado ao ano anterior, esse dado apresentou um crescimento de 260%.
Espera-se que, com a regulamentação do Open Banking, o cenário fique ainda mais favorável para o crescimento dessas empresas – como já vem acontecendo na Europa.
· Força 3: Poder de negociação dos clientes. 10
Por se tratar de uma operação relativamente simples e não demorada, o planejamento de uma organização deste setor deve levar em conta eventualidades que poderiam promover a portabilidade por parte dos seus clientes. Como há uma miríade de bancos digitais oferecendo serviços semelhantes, caso o consumidor não esteja satisfeito com o serviço, ou não teve algum pedido atendido, ele pode simplesmente efetuar a troca do banco. Um exemplo pode ser a tentativa de negociar o aumento de um limite, um banco digital pode negar o aumento, mas se outro aceitar, o cliente realiza a troca da conta bancária.
· Força 4: Poder de negociação dos fornecedores. 7
Bancos sofrem diariamente intensa pressão para aumentar eficiência e reduzir custos ao mesmo tempo que entrega serviços digitais.
Fornecedores de aplicativos têm sido lentos para responder às novas exigências dessas tradicionais instituições. Como resultado, novos fornecedores têm surgido com recursos bancários digitais que viabilizam negócios bancários e permitem às equipes de TI oferecerem aplicativos que garantem experiências centradas nos clientes, dados e análise comportamental e a criação de um ecossistema de parcerias para criar novos serviços alavancando dados, transações e processos. 
Como esse tipo de fornecedor é escasso, ele tem ampla vantagem em negociar com os bancos.
· Força 5: Rivalidade entre os concorrentes. 8
A concorrência no setor aumentou com a explosão de fintechs e ascensão de bancos digitais nos serviços financeiros. A dinâmica transformacional da tecnologia nos serviços bancários reforça a idéia de respostas rápidas ao consumidor. Além disso muitos bancos tradicionais também visam o atendimento digital, com PIX haverá uma redução no recebimento das taxas cobradas sobre transferências, emissão de boletos entre outros. Porém esses bancos podem migrar os clientes das agências físicas para as agências digitais, assim fechando muitas agências e mitigando todos gastos que uma agência gera como o aluguel, contas de luz e água, segurança e limpeza terceirizada, entre outros.
https://www.techtudo.com.br/noticias/2019/08/nubank-ou-next-compare-funcoes-anuidade-e-taxas-dos-bancos-digitais.ghtml
https://seucreditodigital.com.br/nubank-ser-uma-ameaca-aos-bancos-tradicionais/
https://blog.idwall.co/guia-completo-dos-bancos-digitais/
http://monografias.poli.ufrj.br/monografias/monopoli10031105.pdf
https://itforum.com.br/noticias/com-foco-em-pmes-pure-storage-anuncia-solucao-para-armazenamento-em-flash/
Ameaça de produtos substitutos	Ameaça de entrada de novos concorrentes	Poder de negociação dos clientes	Poder de negociação dos fornecedores	Rivalidade entre os concorrentes	1	8	10	7	8

Continue navegando