Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
correta avaliacao.docx

Pré-visualização | Página 1 de 6

FACULDADE AVANÇADA DE ENSINO SUPERIOR
 Site: www.faculdadefaes.com.br E-Mail: faculdadefaes@uol.com.br 
 ___________________________________________________________________________________
 
INSTITUTO UNIVERSE 
 E-mail: cursosuniverse@gmail.com www.institutouniverse.com.br 
 _________________________________________________________________________ 
AVALIAÇÃO FINAL
Curso Formação em Psicanálise (Psicanalista Clínico). 
 DATA: ----04----/--10----/---1965----- Assinatura do aluno:___Estella Martinez Carvalho Cerqueira Silva________________________
 Orientações Gerais:
Esta avaliação contém 40 questões, sendo 10 questões para cada módulo, e cada uma vale 1,0 ponto. 
 Módulo 01.
1. Sobre Monografia é correto afirmar
a) Trata-se de um “estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece a rigorosa metodologia. 
b) A Monografia não investiga determinado assunto, entretanto não precisa aprofundar em todos os seus ângulos e aspectos, pois tudo depende dos fins a que se destina.
c) A Monografia investiga determinado assunto não só em profundidade, mas também em todos os seus ângulos e aspectos, dependendo dos fins a que se destina.
d) Somente a Alternativa A está correta. 
(e)x Somente estão corretas as alternativas A e C. 
2. A Psicanálise é um procedimento para investigação de processos mentais, praticamente inacessíveis de outra forma, especialmente vivências internas e profundas como pensamentos, sentimentos, emoções, fantasias e sonhos. Com base nessa afirmativa marque a alternativa correta sobre a psicanálise. 
a) A Psicanálise é um método baseado em investigação para o tratamento das neuroses.
b) A Psicanálise é um método de investigação que busca evidenciar o significado inconsciente das palavras, atos e produções imaginárias (sonhos, devaneios) de um indivíduo, baseados na associação livre. 
c) A Psicanálise não é um acúmulo sistemático de conhecimentos sobre a mente, obtidos através desse procedimento, pois gradualmente não está se tornando uma nova ciência. 
d) X Somente estão corretas as alternativas A e B.
e) Todas as alternativas estão corretas. 
3. Freud desenvolveu a teoria psicanalítica, baseado em sua experiência clínica. O ponto nuclear dessa teoria é o postulado da existência do inconsciente como:
a) X um receptáculo de lembranças traumáticas reprimidas; um reservatório de impulsos que constituem fonte de ansiedade, por serem socialmente ou eticamente inaceitáveis para o indivíduo. 
b) As modificações inconscientes não estão disponíveis para a consciência, apenas elas estão de forma disfarçadas. 
c) Os sonhos e lapsos de linguagem, não são exemplos dissimulados de conteúdos inconscientes não confrontados diretamente. 
d) De acordo com a teoria estrutural da mente, o id, o ego e o superego não funcionam em diferentes níveis de consciência. 
e) Somente estão correta a alternativa C .
4. Marque a alternativa correta sobre inconsciente?
a) Inconsciente é utilizado num sentido puramente descritivo, para se referir a todos os conteúdos que não se encontram na consciência.
b) Inconsciente não representa uma qualidade em particular de um estado mental, mas a sua função.
c) No inconsciente se encontram forças recalcadas que lutam para passar para a consciência, mas são barradas por um agente repressor. 
d) X Somente estão corretas as alternativas A e B.
e) Todas as alternativas estão corretas. 
5. Freud procurou demonstrar que a psicanálise não era uma teoria que falava apenas da anormalidade, mas sim uma descrição do funcionamento da mente humana em geral. Com base nessa afirmativa marque a alternativa correta sobre a psicopatologia da vida humana. 
a) No livro a psicopatologia da vida cotidiana, ele não pretendia provar que o inconsciente estava presente naquilo que costumamos descrever como eventos do dia-a-dia: enganos, erros, omissões, falhas de memória, etc.
b) No livro a psicopatologia da vida cotidiana, ele pretendia provar que o inconsciente estava presente naquilo que costumamos descrever como eventos do dia-a-dia: enganos, erros, omissões, falhas de memória, etc. 
c) A conclusão básica de Freud é que nada disso acontecia por acaso: esses fatos revelam os estratagemas da mente inconsciente.
d) X Somente estão corretas as alternativas B e C. 
e) Nenhuma das Alternativas estão corretas. 
6. Freud acabou por completo com as noções tradicionais a respeito do que seria a sexualidade normal, as principais descobertas da Teoria da Sexualidade foram as seguintes: 
a) A vida sexual não começa apenas na puberdade. Ela já se manifesta claramente logo depois do nascimento.
b) É necessário fazer uma distinção precisa entre os conceitos de “sexual” e “genital”. O primeiro é um conceito mais amplo, que inclui atividades que não tem nenhuma relação com os órgãos genitais.
c) A vida sexual inclui a função de obter prazer de certas zonas do corpo – função que mais tarde se volta para a reprodução. Muitas vezes as duas funções não coincidem por completo.
d) O inconsciente é moldado pela sexualidade infantil. Ele é como o bebê que existe dentro de nós. A raiva, o desejo, o ódio: este é o conteúdo do inconsciente
e) X Todas as alternativas estão corretas. 
7. A teoria psicanalítica tem a particularidade de não considerar os atos psíquicos da mesma maneira que o faz a psicologia clássica. Com base nessa afirmativa marque a alternativa correta. 
a) X Fala-se corretamente de duas tópicas freudianas, sendo a primeira aquela em que a distinção principal é feita entre inconsciente, pré-consciente e consciente, e a segunda a que distingue três instâncias: o id, o ego e superego. O termo “tópico”, significando teoria dos lugares vem do grego topoi (local, lugar).
b) A psicanálise não concebe a vida psíquica como evolução incessante de forças elementares, antagônicas, compostas ou resultantes, com um conceito dinâmico do psiquismo.
c) A hipótese freudiana de uma tópica psíquica não tem origem em todo um contexto científico de debates, avaliações, observações, pois vai de 1891 a 1900, quando Freud apresenta a primeira concepção tópica do aparelho psíquico no capítulo VII de A Interpretação de Sonhos. 
d) A hipótese freudiana de uma tópica psíquica tem origem em todo um contexto científico de debates, avaliações, observações que vai de 1890 a 1901, quando Freud apresenta a primeira concepção tópica do aparelho psíquico no capítulo VII de A Interpretação de Sonhos.
e) Somente a alternativa B está correta. 
8. Sobre o Processo primário e processo secundário é correto afirmar: 
a) O sistema Ics, por exemplo, é adequadamente definido como compreendendo aqueles elementos e processos mentais, que funcionam de conformidade com o processo primário
b) No que se refere aos sistemas Pcs e Ics, estes funcionam de acordo com o processo secundário.
c) O processo primário é assim designado por ser o segundo dos dois padrões de funcionamento mental no quadro da Teoria Topográfica. 
d) Os qualificativos primário e secundário, não exprimem, apenas, uma conotação temporal e evolutiva, pois não devemos considerar o caráter ordinal que aparece na nomenclatura, já que é primário por ser eminentemente imediatista. 
e) X Somente estão corretas as alternativas A e B. 
9. A divisão topográfica da Personalidade compreende o Consciente, o Pré-consciente e o Inconsciente. Com base nesta afirmativa marque a alternativa correta sobre Consciente. 
a) consciente inclui as partes da vida mental que podem ser trazidas ao consciente após um esforço de concentração da atenção. Compreende, principalmente, o Ego.
b) Consciente é desconhecido para o indivíduo, conquanto partes do seu conteúdo possam, às vezes, passar para a pré-consciência e daí virem a se manifestar no consciente.
c) X Consciente inclui as porções da vida mental a que o indivíduo tem acesso de forma imediata. Inclui, também, a maior parte, mas não a totalidade do
Página123456