Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
trabalho de thiago- etica

Pré-visualização | Página 1 de 1

UNIVERSIDADE JORGE AMADO - UNIJORGE
Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública
THIAGO SANTOS SILVA 
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Feira de Santana
2020
A Faber Castell Brasil se encontra presente desde décadas de 50 e 60 em São Carlos (SP). E o ramo principal da empresa é o ecolápis, com madeiras plantadas pela própria empresa e exporta para mais de 70 países. A produção anual é de mais de dois bilhões de produtos. 
Além disso, a empresa Faber Castell é pioneira em sua área por adotar métodos de produção industrial que respeite o meio ambiente. Garantir uma fonte de madeira sustentável em longo prazo foi uma iniciativa essencial para o desenvolvimento da empresa. O grupo Faber Castell utiliza madeira macia, de crescimento rápido, proveniente de manejo florestal próprio. As mudas são plantadas com frequência para substituir as árvores que já foram colhidas: um ciclo ecológico sustentável. Mais de um milhão de árvores jovens da espécie Pinus Caribea São plantadas e criadas anualmente em uma área total de cerca de 10.000 hectares (100 km²). 
As florestas estão localizadas na região de Prata no estado de Minas Gerais. Após 20 a 23 anos, as árvores são grandes o suficiente para serem colhidas como matéria-prima ambientalmente compatível para fabricação de lápis de cor e lápis grafite. Não só os materiais utilizados, mas também métodos de produção e descarte de todos os tipos de resíduos são submetidos a análises. Por exemplo, são as tintas a base de água que são os revestimentos dos lápis. 
Como se isso não bastasse, as florestas da Faber-Castell absorvem 900.000 toneladas de dióxido, o projeto florestal de 10.000 hectares não apenas protege estoques de madeira sustentável, mas também protege o meio ambiente por meio da fotossíntese, que converte o CO2 em biomassa e em 2018, na unidade de São Carlos, São Paulo, um projeto de reuso buscando minimizar o lançamento de efluentes da fábrica com maior capacidade de produção de lápis de madeira do mundo. A unidade, que já fazia o tratamento de 100% do efluente gerado em suas atividades industriais e administrativas, tornou isso possível através da adição de uma nova etapa de tratamento: efluente sanitário por meio de uma membrana de ultrafiltrarão. Este é responsável por “polir” o efluente após tratamento biológico por lodo ativado e tornando-o próprio para ser reutilizado numa lagoa paisagística para a limpeza de áreas externas e jardinagem e para infiltração superficial no solo. O resultado revela que em pouco menos de dois anos foi evitado o descarte de mais de 12 mil m³ de efluentes na rede do município. O sucesso corporativo da Faber-Castell é baseado em relações justas e confiáveis com funcionários, parceiros de negócios, clientes e fornecedores. Esses valores não só são praticados na empresa há muitas gerações, mas também são os princípios do "Honorável Mercador", um modelo que remonta à Idade Média, que ainda é relevante séculos depois. O comerciante honrado está comprometido em aderir a valores e regras, mas também cria as condições para ações honrosas e assume a responsabilidade por elas. Durante séculos, a Faber-Castell vive a filosofia corporativa de justiça, transparência e respeito. Isso inclui, em particular, tratar bem seus funcionários. Em março de 2000, a Faber-Castell e o sindicato IG Metall ratificaram um acordo que se aplica a todos os países. A carta social Faber-Castell é uma das primeiras do gênero com um escopo tão amplo. A empresa se compromete voluntariamente a garantir, em todas as suas subsidiárias, os termos de emprego e condições de trabalho recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). A Carta inclui, entre outras coisas, uma proibição do trabalho infantil, uma garantia de condições de trabalho seguras e higiênicas e também a igualdade de oportunidades e tratamentos, independentemente de raça, religião, gênero ou nacionalidade. Um comitê independente verifica regularmente se os termos estão sendo cumpridos. Como uma das mais antigas empresas industriais do mundo, a Faber-Castell há muito tempo mostra um alto grau de compromisso social. Já em meados do século XIX, estabeleceu vários benefícios sociais para seus funcionários e dependentes, incluindo um dos primeiros planos de seguro de saúde empresariais e um dos primeiros jardins de infância na Alemanha; também fundou escolas e construiu moradias para os operários.
A responsabilidade ambiental e social é fundamental para qualquer empresa continuar em desenvolvimento. E para isso é necessário que não cometa alguns erros. Os dez erros mais comuns são: visão e valores dispersos e desalinhados, inconsistência de governança, mensuração inexistente, inconsistência na fixação de prioridades, dissociação do core business, comunicação oportunista ou ineficiente, miopia em relação aos resultados potenciais, baixa percepção de impacto sistêmico no entorno, viés unidimensional, falta de realismo.
Várias empresas cometem estes erros. Segundo DOMENEGHETTI, percebe-se que apesar dos erros, os líderes estão cientes de que sustentabilidade é uma fonte de valor, inovação e diferenciação no mercado. É preciso seguir a cartilha de forma coerente, deve haver um planejamento de acordo com o segmento e estratégia de atuação da empresa, pois corre o risco de traçar metas distorcidas com a realidade da empresa. É necessário também, o alinhamento da liderança com todos os departamentos, para que os objetivos de sustentabilidade sejam entendidos e buscados com ampla dedicação a cumprir os objetivos. 
Destarte, caso a proposta de ação seja aplicada de maneira correta existe a grande possibilidade de dar resultados satisfatórios para o meio ambiente, para os consumidores para as pessoas beneficiadas com a oportunidade de gerar renda para a sobrevivência. Contudo é necessário que a responsabilidade social esteja presente para que os erros não gerem consequência na sociedade.
 
 Referências:
Disponível em: < https://www.faber-castell.com.br/corporate/sustainability/CO2-neutrality> Acesso em: 22 de março 2021
Disponível em: < https://www.faber-castell.com.br/corporate/sustainability/social-commitment> Acesso em: 22 de março 2021