A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliação Final (Discursiva) Ações culturais e sociais em Biblioteconomia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Ações culturais e sociais em Biblioteconomia-Avaliação Final (Discursiva) 
1-As bibliotecas têm um papel social muito importante na sociedade, pois são espaços para todos os públicos, de todas as idades. A função informacional pode e deve ser extrapolada para além das propostas cotidianas e homogeneizadas que, em geral, ocorrem nas bibliotecas, sendo possível desenvolver atividades sociais mais amplas, que busquem problematizar e atender a temas importantes, como, por exemplo, o combate ao preconceito e à discriminação. Disserte sobre as atividades práticas que podemos desenvolver em bibliotecas escolares e universitárias.
Resposta esperada
*Nas bibliotecas escolares, podem ser promovidas contações de histórias infantis *e concurso de pinturas e de criação de histórias. *Para bibliotecas universitárias, podem ser feitas exposições de livros e fotos temáticas. Em ambas podem ser feitas oficinas de abayomis, do uso de turbantes.
Minha resposta
Nas bibliotecas escolares, podem ser promovidas contações de histórias infantis, concurso de pinturas e de criação de histórias. Podendo este, ter conteúdo combinado com os professores sobre uma questão específica, ou para conscientizar sobre questões sociais e culturais sempre necessárias e importantes, tanto da perspectivada própria escola, arredores, nacionais e internacionais. Já falando em práticas nas bibliotecas universitárias, são diversas as maneiras de implementar uma atividade cultural. O que vemos frequentemente são exposições de arte, galerias de fotos temáticas, painéis de poesias e algumas vezes sessões de filmes ou alguma peça de teatro. Em ambas podem ser feitas oficina de abaloais , do uso de turbantes.
2-Cada vez mais se espera que as bibliotecas sejam equipamentos culturais dinâmicos, sustentáveis e conectados às necessidades de suas comunidades. Mas o que significa ser sustentável? A sustentabilidade é um desafio que vem se apresentando à sociedade, pois propõe novos rumos de comportamento e estabelece novas bases de desenvolvimento em todos os contextos e setores. Observamos que a sustentabilidade compreende os requisitos ambientais, econômico, social e cultural, e a biblioteca, sendo um instrumento cultural, está diretamente envolvida nesse debate. Nesse sentido, surgiu o movimento "Biblioteca Verde". Explique em que consiste esse movimento e cite duas ações que podem ser realizadas.
Resposta esperada
*O Movimento Biblioteca Verde surgiu no início de 1990, no entanto só ganhou popularidade na biblioteconomia por volta de 2003. O Movimento Biblioteca Verde é composto de um número crescente de bibliotecários, bibliotecas, cidades, faculdades e campus universitários comprometidos com a transformação de bibliotecas, reduzindo o seu impacto ambiental no planeta. Entre as ações, podem ser indicadas: *Estabelecer um Comitê Verde envolvendo funcionários da biblioteca e comunidade. *Elaborar um plano de ação com os objetivos, metas, metodologia para implantação das ações e mudanças previstas ao longo de um determinado tempo. Esse plano deve levar em conta os recursos necessários. *Conscientizar a comunidade local a respeito dos benefícios que a biblioteca verde pode trazer. *Implantar no projeto arquitetônico de construção do edifício de uma nova biblioteca baseado nos critérios de sustentabilidade, de acordo com a ISO/TR 11219:2012, visando, se possível, à certificação ambiental LEED, ou AQUA. *Trabalhar hábitos e atitudes, procedimentos, projetos e ações nas bibliotecas existentes que não possuem recursos ou condições para reformas. *Aplicar a gestão ambiental no ambiente de trabalho com as aquisições ecológicas, quer sejam materiais de escritório, móveis, equipamentos ou produtos e ferramentas de limpeza. *Adotar a Agenda Ambiental de Administração Pública (A3P), levando-se em consideração o Manual de Compras Sustentáveis e a norma ISO 14001 para tomada de decisão na seleção de fornecedores. *Economizar recursos naturais, utilizar bem os recursos financeiros e preocupar-se com os demais materiais utilizados nos serviços da biblioteca, para reduzir a produção de lixo, mitigando o impacto que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente.
Minha resposta
O Movimento Biblioteca Verde surgiu no início de 1990, no entanto só ganhou popularidade na biblioteconomia por volta de 2003. O Movimento Biblioteca Verde é composto de um número crescente de bibliotecários, bibliotecas, cidades, faculdades e campus universitários comprometidos com a transformação de bibliotecas, reduzindo o seu impacto ambiental no planeta. Entre as ações, podem ser indicadas: *Economizar recursos naturais, utilizar bem os recursos financeiros e preocupar-se com os demais materiais utilizados nos serviços da biblioteca, para reduzir a produção de lixo, mitigando o impacto que esses resíduos sólidos causam no meio ambiente. *Trabalhar hábitos e atitudes, procedimentos, projetos e ações nas bibliotecas existentes que não possuem recursos ou condições para reformas.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.