Buscar

Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ações como as da Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia - Association of Library and Information Professionals (ADBS) -, da França, dão indicativos do que seria ideal no que se referem aos principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. Disserte sobre esses indicativos e de que maneira os bibliotecários devem se atentar para abranger algumas dessas competências, em especial, durante a sua formação.
Resposta esperada
*A Associação de Profissionais da Informação e Biblioteconomia (ADBS) elaborou guias profissionais e definiu os principais domínios de competências e aptidões das diferentes ocupações especializadas em Informação. *Refere-se a uma lista com 33 domínios de competências nestas especialidades, separadas em cinco principais grupos. *Diante disso, não seria presunçoso afirmar que as competências descritas em cada um dos campos deveriam compor o perfil ideal de um bibliotecário e sua atuação na complexa sociedade da informação e do conhecimento no contexto atual. *Das várias competências e habilidades elencadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Biblioteconomia no Brasil, tem-se: processar a informação registrada em diferentes tipos de suporte, mediante a aplicação de conhecimentos teóricos e práticos de coleta, processamento, armazenamento e difusão da informação. *Os currículos vão se aperfeiçoando à medida que as tecnologias evoluem. *As disciplinas de catalogação devem abordar as normas e padrões nacionais e internacionais de descrição adequadas aos diferentes suportes. *Além disso, o ensino da catalogação está permeado por uma série de determinantes, de fatores sociais, políticos, ideológicos e tecnológicos. *O caminho consiste também em maior estímulo à participação em congressos, seminários e encontros organizados por associações ou agrupamentos de profissionais, professores e demais interessados.
Minha Resposta
ADBS elaborou uma lista com 33domínios de competências nas especialidades dos profissionais da informação e as separou em cinco principais grupos, e em um segundo momento definiu as principais atividades separadas por níveis de capacidade/aptidões para executa-las. Apesar destes cinco grupos, conforme explicitado nas indicações da ADBS, se referirem a cinco campos nos quais os 33 domínios de competências das especialidades relativas aos profissionais da informação se enquadram, não seria presunçoso afirmar que as competências descritas em cada um desses campos, deveriam compor o ¿perfil ideal¿ de um bibliotecário e sua atuação na complexa sociedade da informação e do conhecimento no contexto atual.

Outros materiais