A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
geoprocessamento

Pré-visualização | Página 1 de 5

O uso das geotecnologias para estudos voltados à área ambiental vem ganhando espaço desde os anos 1990. O monitoramento ambiental, por meio do geoprocessamento, envolve áreas como a cartografia, com a utilização de mapas digitais, e o sensoriamento remoto, com imagens de satélite e aparelhos receptores de sinais de posicionamento por satélite, popularmente conhecidos como GPS, além dos SIG.
A respeito do geoprocessamento, analise as seguintes afirmativas:
I. O geoprocessamento pode ser muito útil para serviços de espionagem, uma vez que as imagens de satélite permitem visualizar qualquer ponto da superfície terrestre.
II. O armazenamento dos dados de geoprocessamento pode ser feito por meio de um banco de dados geográficos.
III. O geoprocessamento pode ser definido, de uma maneira ampla, como uma forma de obter informações de um objeto ou alvo remotamente.
Está correto o que se afirma em:
I e II apenas.
A realização de operações complexas com integração e sobreposição de dados de diversas fontes e escalas diferentes, como, por exemplo, imagens de satélite, cartas topográficas e informações pontuais, pode ser facilitada com o uso de um sistema.
Que sistema é esse?
Sistema de Informações Geográficas (SIG).
O geoprocessamento pode ser aplicado a diversas áreas do conhecimento. Sendo assim, os dados para elaboração de seus produtos finais podem ser classificados em dados temáticos, dados cadastrais, dados de redes e modelo digital de elevação (DEM).
A respeito desses dados, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
(  ) Os dados temáticos normalmente estão relacionados ao conhecimento da superfície terrestre e de fenômenos geográficos, tais como o uso e a ocupação do solo.
(  ) Os dados para a elaboração de mapas cadastrais podem ser associados a distintas formas gráficas, como, por exemplo, à quantidade de habitantes de uma cidade.
(  ) Os dados para os mapas de redes são normalmente relacionados a serviços de utilidade pública, como redes de abastecimento de esgoto.
(  ) O DEM é utilizado principalmente para representar uma grandeza que varia espacialmente de maneira contínua. É o caso da vegetação.
Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas, de cima para baixo:
V – V – V – F.
Leia o seguinte trecho:
Os ____________________ são organizados em linhas e colunas (ou em uma grade), em que cada célula contém um valor que representa informações, como altitudes, por exemplo. Alguns dados desse tipo são fotografias aéreas digitais, imagens de satélites, imagens digitais ou até mapas digitalizados.
Marque a alternativa que preenche corretamente a lacuna:
dados em estrutura matricial
O software é um dos componentes do SIG e permite produzir mapas e outras exibições gráficas de informações geográficas para apresentação e análise. Com esses recursos, o software é uma ferramenta valiosa para visualizar dados espaciais ou criar sistemas de suporte a decisões em diversas áreas do conhecimento.
Exemplos de softwares de geoprocessamento são:
QGIS, ArcGIS e Spring.
Há sensores que detectam áreas unitárias inferiores a 1 metro e que apresentam meios para visualização estereoscópica 3D, muito úteis para levantamentos cadastrais multifinalitários e urbanos e cartografia digital. Os interessados em monitoramento para o acompanhamento da
evolução e de mudanças da paisagem podem recorrer aos sensores com alta taxa de revisita à área. Já os que se interessam em determinar a composição ou a constituição de minerais ou rochas podem recorrer aos sensores com um grande número de bandas espectrais. Em relação à imagem de satélite, como é definida a resolução atribuída ao tamanho do seu pixel? 
Resolução espacial.
O Sol, fonte de radiação eletromagnética (REM) em todo o Sistema Solar, apresenta irradiância espectral de acordo com o espectro de corpo negro a 5.250°C. Por que essa radiação solar apresenta diferente intensidade no topo da atmosfera e ao nível do mar?
Interações atmosféricas.
Sensores ativos e passivos podem ser utilizados em sensoriamento remoto para a obtenção de imagens de satélite. Assinale a opção que melhor descreve a diferença entre esses sensores:
 
Sensores ativos são aqueles que utilizam fontes artificiais para geração da radiação eletromagnética; sensores passivos utilizam a radiação eletromagnética proveniente do Sol.
Os gases atmosféricos podem espalhar a REM solar ou mesmo refletida pelos alvos terrestres. Entre esses fenômenos, está o espalhamento Rayleigh. Como esse fenômeno ocorre?
Ocorre quando o diâmetro das partículas dos gases atmosféricos é menor do que o comprimento de onda.
O processamento de imagens de satélite envolve técnicas que podem proporcionar maior qualidade ao produto final que se deseja gerar. Contudo, antes de se iniciar o processamento propriamente dito, existem técnicas de pré-processamento que aumentam a qualidade das imagens e removem possíveis erros (ruídos, correção atmosférica, distorções geométricas). Quanto aos ruídos, assinale a alternativa que melhor define esse erro na imagem de satélite:
Ruídos são erros aleatórios do valor digital dos pixels ou erros coerentes de linhas de pixels.
Os Sistemas de Informações Geográficas podem ser livres ou comerciais (proprietários). A escolha vai depender da quantidade de recurso financeiro disponível para investimento. Devido à situação de muitas empresas pequenas e parte do Poder Público, que não disponibilizam tais recursos, sempre devemos optar por utilizar as ferramentas livres, sem perda de qualidade no trabalho.
Qual das opções a seguir NÃO se refere a sistemas comerciais?
Qgis e GVSIG.
A Área de Preservação Permanente (APP) é definida como uma faixa a ser protegida, nas margens dos rios, lagos, nascentes e topos de morros, podendo ser "coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas" (artigo 3.º, inciso II, Lei n.º 12.651/2012, de 25 de maio de 2012).
João tem que mapear as APPs de sua propriedade e, para isso, utilizará o SIG, aplicando o Código Florestal que estabelece como delimitações para os cursos d’água natural perene e intermitente: “a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura”.
Que ferramenta deve ser utilizada no SIG para delimitar e mapear os limites das APPs hídricas?
Buffer.
É uma tecnologia transdisciplinar que permite a localização e o processamento dos dados geoespaciais, integrando diversas disciplinas, equipamentos, programas, processos, entidades, dados e procedimentos metodológicos, associados à análise espacial e à produção de mapas.
Essa definição representa o conceito de:
geoprocessamento.
Os dados geoespaciais podem ser trabalhados em um Sistema de Informações Geográficas (SIG) de acordo com suas estruturas ou modelos.
Quais são essas estruturas ou modelos de dados geoespaciais?
Vetorial e matricial.
O geoprocessamento auxilia o entendimento das relações espaciais existentes entre objetos, elementos e fenômenos na superfície terrestre.
​​​​​​​São princípios básicos do geoprocessamento:
localização, distribuição, concentração e análise temporal.
Segundo Fitz (2008), as funcionalidades de um sistema de informações geográficas “estão vinculadas à própria estrutura do sistema, a qual se relaciona às necessidades do usuário. Dessa forma, tem-se que cada sistema poderá ter módulos específicos agrupados ou externos a ele como um todo”.
Especialmente para o setor de transportes, a Caliper Corporation desenvolveu quais dos softwares a seguir?
TransCAD, TransModeler e Maptitude.
O planejamento na logística de transportes é uma área de estudo que busca adequar as necessidades de transporte de uma região a seu desenvolvimento, de acordo com suas características estruturais.
Assinale a alternativa correta quanto às etapas que envolvem esse processo de planejamento.
 
A escolha das variáveis a serem implementadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.