Buscar

Roteiro 04 - ATIVIDADE OBRIGAÇÕES DE FAZER, DE NÃO FAZER, ALTERNATIVAS E FACULTATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Jurídicas e de Ciências Sociais - FAJS
Curso de Direito
Direito Civil – Direito das Obrigações 
3º Semestre – Turno: Matutino
Professora: Anna Porto
· Responda às questões abaixo indicadas, marcando a única resposta cabível, de acordo com o enunciado. Em seguida, justifique cada alternativa da questão, independentemente de ser verdadeiro ou falso, apresentando a devida justificativa e fundamentação legal. 
01. Analise a presente situação hipotética: Mia é credora de Juca, marceneiro, que se comprometeu a realizar a reforma dos armários de sua casa em um prazo de quinze dias. No entanto, até o momento, Juca não apareceu para a prestação de serviços, nem tampouco enviou alguém para fazer por ele. Diante da presente situação hipotética, marque a alternativa correta:
a) Como se trata de uma hipótese de urgência, Mia poderá contratar outra pessoa que faça o serviço, à custa de Juca, sem direito a exigir perdas e danos.
b) Como se trata de uma hipótese de urgência, Mia poderá contratar outra pessoa que faça o serviço, à custa de Juca, com direito a exigir perdas e danos.
c) Como se trata de uma obrigação de fazer fungível, pode o credor executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido, independentemente de autorização judicial.
d) Como se trata de uma obrigação de fazer material, será livre a Mia mandá-lo executar à custa de Juca, havendo recusa ou mora dele, sem prejuízo da indenização cabível.
e) Como se trata de uma obrigação de fazer infungível, será livre a Mia mandá-lo executar à custa de Juca, havendo recusa ou mora dele, sem prejuízo da indenização cabível.
02. Diz-se alternativa a obrigação quando comportar duas prestações, distintas e independentes. Considerando essa afirmativa, marque a opção correta:
a) O devedor pode obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra.
b) O devedor pode exercer a faculdade de opção em cada período, quando a obrigação for de prestações periódicas.
c) O devedor, depois de exercer o direito de escolha, independentemente de qualquer outra condição, antes do adimplemento da obrigação, ainda dispõe da alternativa de oferecer a prestação que lhe convier.
d) Os devedores, não havendo acordo unânime entre eles, obrigatoriamente devem se submeter à vontade da maioria.
e) Havendo escolha por terceiro e este, não a fizer ou estiver impossibilitado de fazê-la, passa o direito de escolha ao devedor.
03. No caso de obrigação alternativa, cabendo a escolha ao devedor e, todas as prestações perecem por culpa do devedor, deverá este: 
a) indenizar o credor pelo equivalente da prestação;
b)se obrigar a uma nova prestação;
c) pagar o valor da que por último se perdeu, acrescido de perdas e danos;
d) pagar o valor de qualquer uma das prestações, acrescido de perdas e danos.
04. Analise a presente situação hipotética: “Lili firmou uma obrigação com Lalá, onde esta se tornou devedora daquela. O contrato estipula que, em sessenta dias, vencimento da obrigação, Lalá deveria entregar a Lili, o objeto da obrigação da seguinte maneira: poderia pagar sua dívida, entregando à credora um carro de sua propriedade, valendo-se também para o cumprimento, da entrega de uma jóia de família, de acordo com sua escolha. Ainda sem decisão, a devedora guardou as duas coisas indicadas em sua casa, sem maiores cuidados quanto à segurança do patrimônio indicado. Com isso, dois indivíduos entraram na casa desta e, por meio de furto, levaram vários bens, dentre eles o carro e a jóia, aqui indicados. Diante disso, deverá a devedora:
a) indenizar o credor pelo equivalente da prestação;
b) se obrigar a uma nova prestação;
c) pagar o valor da que por último se perdeu, acrescido de perdas e danos;
d) pagar o valor de qualquer uma das prestações, acrescido de perdas e danos;
e) resolver a obrigação, em razão da ausência de culpa.
05. Praticado pelo devedor o ato a cuja abstenção se obrigara, o credor: 
a) poderá, em caso de urgência, desfazê-lo ou mandar desfazer, independentemente de autorização judicial, sem prejuízo do ressarcimento devido.
b) nunca poderá desfazer ou mandar desfazer o ato, sob pena de perder o direito à indenização.
c) só terá direito à indenização se constituir o devedor em mora, mediante notificação judicial ou extrajudicial.
d) não poderá requerer em juízo o desfazimento, porque pelo descumprimento de obrigações de não fazer, o devedor só responde por perdas e danos.
06. Q626475 Direito Civil - Compra e Venda, Modalidades de Obrigações, Direito das Obrigações (+ assunto) - Ano: 2016 - Banca: FGV - Órgão: OAB - Prova: Exame de Ordem Unificado - XIX - Primeira Fase
No dia 2 de agosto de 2014, Teresa celebrou contrato de compra e venda com Carla, com quem se obrigou a entregar 50 computadores ou 50 impressoras, no dia 20 de setembro de 2015. O contrato foi silente sobre quem deveria realizar a escolha do bem a ser entregue. Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta:
a) Trata-se de obrigação facultativa, uma vez que Carla tem a faculdade de escolher qual das prestações entregará a Teresa. 
b) Como se trata de obrigação alternativa, Teresa pode se liberar da obrigação entregando 50 computadores ou 50 impressoras, à sua escolha, uma vez que o contrato não atribuiu a escolha ao credor. 
c) Se a escolha da prestação a ser entregue cabe a Teresa, ela poderá optar por entregar a Carla 25 computadores e 25 impressoras. 
d) Se, por culpa de Teresa, não se puder cumprir nenhuma das prestações, não competindo a Carla a escolha, ficará aquela obrigada a pagar somente os lucros cessantes.
07. Q626480 Direito Civil - Direito das Obrigações, Inadimplemento das Obrigações - Ano: 2016 - Banca: FGV - Órgão: OAB - Prova: Exame de Ordem Unificado - XIX - Primeira Fase
A peça Liberdade, do famoso escultor Lúcio, foi vendida para a Galeria da Vinci pela importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais). Ele se comprometeu a entregar a obra dez dias após o recebimento da quantia estabelecida, que foi paga à vista.A galeria organizou, então, uma grande exposição, na qual a principal atração seria a escultura Liberdade. No dia ajustado, quando dirigia seu carro para fazer a entrega, Lúcio avançou o sinal, colidiu com outro veículo, e a obra foi completamente destruída. O anúncio pela galeria de que a peça não seria mais exposta fez com que diversas pessoas exercessem o direito de restituição dos valores pagos a título de ingresso. Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta:
a) Lúcio deverá entregar outra obra de seu acervo à escolha da Galeria da Vinci, em substituição à escultura Liberdade.
b) A Galeria da Vinci poderá cobrar de Lúcio o equivalente pecuniário da escultura Liberdade mais o prejuízo decorrente da devolução do valor dos ingressos relativos à exposição. 
c) Por se tratar de obrigação de fazer infungível, a Galeria da Vinci não poderá mandar executar a prestação às expensas de Lúcio, restando-lhe pleitear perdas e danos. 
d) Com o pagamento do preço, transferiu-se a propriedade da escultura para a Galeria da Vinci, razão pela qual ela deve suportar o prejuízo pela perda do bem.
08. Direito Civil - Direito das Obrigações - Ano: 2008 - Banca: CESPE - Órgão: OAB-SP - Prova: Exame de Ordem
Constitui obrigação de fazer materialmente infungível aquela que:
a) recaia sobre prestação de coisa certa.
b) não admita substituição da pessoa do devedor por outrem, em decorrência da natureza da obrigação, do contrato ou das circunstâncias da situação concreta.
c) possa ser prestada por terceira pessoa.
d) seja referente a coisas ainda não individualizadas, porque designadas apenas pelo gênero a que pertencem e à sua qualidade, peso ou medida.
09. Tadeu vendeu duzentas cabeças de gado ao seu vizinho, Celso. Como forma de pagamento, restou definido que Celso poderia pagar o valor de forma parcelada, em dez meses, em sacas de café ou sacas de milho. Sobre os fatos narrados, responda corretamente:
a) Por se tratar de obrigação alternativa, a escolha da forma de pagamento será feita por Tadeu, se outra coisa não se estipulou.
b) Celsopoderá pagar metade da parcela em sacas de café e a outra metade em sacas de milho, apesar de Tadeu não concordar com essa forma de pagamento.
c) Caso Celso tenha escolhido pagar com sacas de café e, no segundo mês, por motivos de força maior, o pagamento com sacas de café se tornar inexequível, subsistirá o débito quanto às sacas de milho.
c) Se Celso tivesse mais dois sócios, e entre eles não houvesse acordo unânime sobre qual forma de pagamento deveria ser escolhida, essa escolha recairia obrigatoriamente sobre Tadeu.
d) Caso ambas as prestações se tornem impossíveis sem culpa de Celso, deverá ser definida uma nova modalidade de prestação.

Outros materiais