Buscar

Roteiro 2 2 - ATIVIDADE OBRIGAÇÕES ALTERNATIVAS E FACULTATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Jurídicas e de Ciências Sociais - FAJS
Curso de Direito
Direito Civil – Direito das Obrigações 
Professora: Anna Porto
· Responda às questões abaixo indicadas, marcando a única resposta cabível, de acordo com o enunciado. 
01. Diz-se alternativa a obrigação quando comportar duas prestações, distintas e independentes. Considerando essa afirmativa, marque a opção correta:
a) O devedor pode obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra.
b) O devedor pode exercer a faculdade de opção em cada período, quando a obrigação for de prestações periódicas.
c) O devedor, depois de exercer o direito de escolha, independentemente de qualquer outra condição, antes do adimplemento da obrigação, ainda dispõe da alternativa de oferecer a prestação que lhe convier.
d) Os devedores, não havendo acordo unânime entre eles, obrigatoriamente devem se submeter à vontade da maioria.
e) Havendo escolha por terceiro e este, não a fizer ou estiver impossibilitado de fazê-la, passa o direito de escolha ao devedor.
02. No caso de obrigação alternativa, cabendo a escolha ao devedor e, todas as prestações perecem por culpa do devedor, deverá este: 
a) indenizar o credor pelo equivalente da prestação;
b)se obrigar a uma nova prestação;
c) pagar o valor da que por último se perdeu, acrescido de perdas e danos;
d) pagar o valor de qualquer uma das prestações, acrescido de perdas e danos.
03. Analise a presente situação hipotética: “Lili firmou uma obrigação com Lalá, onde esta se tornou devedora daquela. O contrato estipula que, em sessenta dias, vencimento da obrigação, Lalá deveria entregar a Lili, o objeto da obrigação da seguinte maneira: poderia pagar sua dívida, entregando à credora um carro de sua propriedade, valendo-se também para o cumprimento, da entrega de uma jóia de família, de acordo com sua escolha. Ainda sem decisão, a devedora guardou as duas coisas indicadas em sua casa, sem maiores cuidados quanto à segurança do patrimônio indicado. Com isso, dois indivíduos entraram na casa desta e, por meio de furto, levaram vários bens, dentre eles o carro e a jóia, aqui indicados. Diante disso, deverá a devedora:
a) indenizar o credor pelo equivalente da prestação;
b) se obrigar a uma nova prestação;
c) pagar o valor da que por último se perdeu, acrescido de perdas e danos;
d) pagar o valor de qualquer uma das prestações, acrescido de perdas e danos;
e) resolver a obrigação, em razão da ausência de culpa.
04. 06. Q626475 Direito Civil - Compra e Venda, Modalidades de Obrigações, Direito das Obrigações (+ assunto) - Ano: 2016 - Banca: FGV - Órgão: OAB - Prova: Exame de Ordem Unificado - XIX - Primeira Fase
No dia 2 de agosto de 2014, Teresa celebrou contrato de compra e venda com Carla, com quem se obrigou a entregar 50 computadores ou 50 impressoras, no dia 20 de setembro de 2015. O contrato foi silente sobre quem deveria realizar a escolha do bem a ser entregue. Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa correta:
a) Trata-se de obrigação facultativa, uma vez que Carla tem a faculdade de escolher qual das prestações entregará a Teresa. 
b) Como se trata de obrigação alternativa, Teresa pode se liberar da obrigação entregando 50 computadores ou 50 impressoras, à sua escolha, uma vez que o contrato não atribuiu a escolha ao credor. 
c) Se a escolha da prestação a ser entregue cabe a Teresa, ela poderá optar por entregar a Carla 25 computadores e 25 impressoras. 
d) Se, por culpa de Teresa, não se puder cumprir nenhuma das prestações, não competindo a Carla a escolha, ficará aquela obrigada a pagar somente os lucros cessantes.
05. Tadeu vendeu duzentas cabeças de gado ao seu vizinho, Celso. Como forma de pagamento, restou definido que Celso poderia pagar o valor de forma parcelada, em dez meses, em sacas de café ou sacas de milho. Sobre os fatos narrados, responda corretamente:
a) Por se tratar de obrigação alternativa, a escolha da forma de pagamento será feita por Tadeu, se outra coisa não se estipulou.
b) Celso poderá pagar metade da parcela em sacas de café e a outra metade em sacas de milho, apesar de Tadeu não concordar com essa forma de pagamento.
c) Caso Celso tenha escolhido pagar com sacas de café e, no segundo mês, por motivos de força maior, o pagamento com sacas de café se tornar inexequível, subsistirá o débito quanto às sacas de milho.
c) Se Celso tivesse mais dois sócios, e entre eles não houvesse acordo unânime sobre qual forma de pagamento deveria ser escolhida, essa escolha recairia obrigatoriamente sobre Tadeu.
d) Caso ambas as prestações se tornem impossíveis sem culpa de Celso, deverá ser definida uma nova modalidade de prestação.
06. Ano : 2010. Banca: COPEVE-UFAL.Órgão: Prefeitura de Rio Largo – AL.Prova: Procurador Municipal: Sobre as obrigações facultativas e obrigações alternativas, é correto afirmar: 
a) enquanto nas obrigações alternativas a escolha, em regra, cabe ao devedor, podendo ficar definido que tal opção deverá ser feita pelo credor, nas facultativas caberá sempre ao devedor escolher, sendo que a coisa somente poderá ser substituída por aquela prevista no título.
b) enquanto nas obrigações alternativas sempre será o devedor que escolhe qual coisa será entregue, nas facultativas a escolha que em regra deveria ser feita pelo devedor, poderá ser feita pelo credor se assim ficar estabelecido.
c) nas obrigações alternativas e facultativas sempre será o credor que irá escolher a coisa a ser entregue.
d) tanto nas obrigações alternativas, como nas facultativas, apesar da escolha da coisa a ser entregue, em regra, caber ao devedor, poderá ficar estabelecido que a opção deverá ser feita pelo credor, em consonância com o princípio da autonomia da vontade.
e) nas obrigações alternativas, assim como nas facultativas, sempre será o devedor que irá escolher a coisa a ser entregue.
07. Analise a presente situação hipotética: Carlos, credor, firmou uma obrigação com Rhuan, onde este se comprometeu a entregar àquele cem sacas de arroz tipo Manguezal ou cem sacas de trigo tipo Farrapinos, dependendo da escolha feita por Carlos. Antes do vencimento, no entanto, Rhuan colocou os dois tipos de arroz em sua fazenda, em um galpão destinado à reserva da produção. Todavia, em razão de uma goteira não vista por Rhuan, tendo em vista o período de chuvas na área da fazenda, a água acabou comprometendo o arroz, em sua totalidade. Diante da presente situação hipotética, pode-se afirmar que a obrigação se resolverá sem direito às perdas e danos. Analise a presente assertiva, justificando sua resposta.

Outros materiais