Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
40 pág.
Análise do Discurso APOL 1

Pré-visualização | Página 1 de 11

Questão 1/10 - Análise do Discurso
Leia o extrato de texto: 
“[...] a pragmática [...] tem incluído a argumentação, o discurso e a enunciação, as questões exteriores aos sujeitos [...]. É nesse sentido mais simplificado que as noções de pragmática contribuem para a AD, porque aí entra a análise dos atos de fala”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 33.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique corretamente a alternativa que apresenta o campo do conhecimento do qual se originou a pragmática linguística:
Nota: 10.0
	
	A
	Matemática
	
	B
	Linguagens
	
	C
	Ciências Sociais
	
	D
	História
	
	E
	Filosofia
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Os autores esclarecem que a pragmática primeiro teve suas origens na filosofia; por essa razão, John Austin, John Searle e H. P. Grice, filósofos ingleses são os nomes mais importantes nessa área” (livro-base, p. 33).
Questão 2/10 - Análise do Discurso
Atente para a citação: 
“[...] as formações discursivas representam no discurso as formações ideológicas; por essa razão, subentendemos que na AD é praticamente impossível refletir sobre discursos se não houver a análise das formações ideológicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 63.
 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, identifique a alternativa que traduz corretamente a relação entre sentido e ideologia:
Nota: 0.0
	
	A
	A relação entre sentido e ideologia estabelece a boa convivência.
	
	B
	Os sentidos sempre estão predeterminados por propriedades da língua.
	
	C
	A repetição determina o sentido da ideologia.
	
	D
	Os sentidos sempre são apresentados por propriedades do discurso.
	
	E
	Os sentidos não estão predeterminados por propriedades da língua.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “A relação entre sentido e ideologia é pré-estabelecida de tal modo que, para a AD, os sentidos não estão predeterminados por propriedades da língua; isso depende das relações que são constituídas nas e pelas formações discursivas” (livro-base, p. 63). 
 
Questão 3/10 - Análise do Discurso
Leia o excerto de texto: 
“[...] pelo ponto de vista que a AD e a LT compartilham sobre as concepções de língua [...], isso não significa que elas sejam estagnadas ou autossuficientes, ao contrário: uma concepção sobre língua/linguagem complementa a outra, pois [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 90.
 
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, a língua, segundo a análise do Discurso, é:
Nota: 10.0
	
	A
	mediada apenas por fatores individuais.
	
	B
	uma forma abstrata, mediada apenas por fatores cognitivos.
	
	C
	uma forma de ação no mundo, mediada por fatores cognitivos e sociais.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “Nos estudos linguísticos e discursivos, torna-se viável construir argumentos de que a língua é uma forma de ação no mundo, mediada por fatores cognitivos e sociais, por isso buscamos aqui, defender a ideia de que a língua é uma prática social [...]” (livro-base, p. 90).
	
	D
	uma forma de ação individual, dependente de fatores cognitivos e abstratos .
	
	E
	uma forma de comunicação humana, mediada pela escrita.
 
Questão 4/10 - Análise do Discurso
Leia o fragmento de texto:
 “O termo discurso como um componente que forma parte da língua também é um elemento dinâmico, que o tempo todo é propenso a mudanças, (re)construção [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 21.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, assinale a alternativa que descreve corretamente o significado de discurso:
Nota: 0.0
	
	A
	É um elemento dinâmico que apresenta variações ou mudanças em raras ocasiões.
	
	B
	O discurso é sempre o mesmo em todas as situações.
	
	C
	O discurso é um elemento dinâmico propenso a mudanças permanentes.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “O termo discurso como um componente que forma parte da língua também é um elemento dinâmico, que o tempo todo é propenso a mudanças, (re)construção, pois é um item inerente à comunicação humana, que acompanha e se ajusta ao desenvolvimento do ser humano ao longo da história, porque se comunica desta maneira: (re)produzindo discursos por meio de enunciados” (livro-base, p. 21).
	
	D
	O discurso é um elemento usado apenas em situações particulares.
	
	E
	É dinâmico porque acompanha o desenvolvimento da comunicação mais antiga.
Questão 5/10 - Análise do Discurso
Considere o excerto de texto:
 “Segundo Silva [...], é possível encontrarmos alguns indícios sobre a noção de sujeito do marxismo por meio de três hipóteses [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas. Curitiba: Intersaberes, 2020. p. 70.
 De acordo com o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas, relacione corretamente as hipóteses aos seus significados:
1. A ideologia representa a relação imaginária dos indivíduos e as condições de existência.
2. A ideologia sempre existiu em um aparelho e em suas práticas.
3. A ideologia interpela indivíduos como sujeitos.
 
(  ) As ideias são reconhecidas e decorem naturalmente da crença do sujeito.
(  ) A Ideologia transforma o indivíduo em sujeito.
(  ) O ser humano é visto como um sujeito sonhador, dominado pelo sistema.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1 - 2 - 3
	
	B
	3 - 2 - 1
	
	C
	2 - 3 - 1
Você acertou!
Comentário: a sequência correta é 2 - 3 - 1: “A ideologia tem uma existência, porque sempre existiu em um aparelho e em sua(as) prática(s): segundo Silva [...], na concepção do filósofo, o comportamento de um sujeito que tem uma consciência configura livremente as ideias nas quais crê” (livro-base, p. 70). [...] “A ideologia interpela indivíduos como sujeitos: segundo Silva [...], Althusser explica que, diante de 'mecanismos de interpelação e (re)conhecimento do indivíduo, a ideologia transforma-o em sujeito'” (livro-base, p. 71). [...] “A ideologia representa a relação imaginária dos indivíduos e suas condições de existência: Silva [...] explica que, nessa tese, Althusser argumente que o ser humano representa simbolicamente sua relação com o real e que, nessa representação há certo distanciamento da realidade, algo que pode contribuir para a alienação das pessoas “(livro-base, p. 70).
	
	D
	3 - 1 - 2
	
	E
	2 - 1 - 3
Questão 6/10 - Análise do Discurso
Leia o trecho de texto: 
“Também destacamos que [...] algumas contribuições conceituais sobre língua, texto, sujeito, práticas discursivas de outro campo teórico da linguística, [...] estabelece um relacionamento epistemológico bastante estreito com a AD [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUADROS, D. F. M.; JOVINO, I. S.; MUNIZ, K. S. Introdução à análise do discurso: perspectivas teórico-práticas.
Página123456789...11