Buscar

Gestão de Pessoas Aplicada Ao Setor Público - Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Literis (2019) exara que o levantamento das necessidades de treinamento é “[...] um processo sistemático de compreensão dos requisitos de aprendizagem. É conduzido em quatro principais etapas – no nível de organização, trabalho, indivíduo e jurídico/legal”.
Assim sendo, assinale a alternativa correta que se refere à etapa do levantamento das necessidades de treinamento (LNT) organização. 
Essa etapa é destinada a listar brevemente as áreas de foco para treinamento dentro da organização e os fatores que podem afetar o mesmo. Missão organizacional, visão, objetivos, inventários de pessoas, processos, dados de desempenho são todos estudados. O estudo dá pistas sobre o tipo de ambiente de aprendizagem necessário para o treinamento.
Observa-se que em todo processo, seja ele administrativo ou puramente operacional, tem-se de haver metodologias pré-definidas em que se traçarão metas programáticas para o alcance determinados objetivos fixados pela gestão administrativa da entidade.  
Desta forma, Amaral (2008) assinala que subsistem diversos processos de gestão de pessoas por competências. Assinale a alternativa que corresponde ao processo atrelado ao seguinte conceito: “Motivação/reconhecimento/espaço ocupacional: em vez de valorizar apenas o “tempo de casa” do funcionário, esse modelo leva em consideração a forma com a carreira do profissional é construída, segundo os aspectos que agregam valor à organização”. 
Carreira e sucessão.
É capacidade de orientar e acompanhar a execução das tarefas da equipe de trabalho e a capacidade de perceber e compreender os possíveis problemas que estejam interferindo no trabalho, discutir e promover as possíveis soluções. Assinale a alternativa correta que faz remissão à competência citada no conceito acima transcrito. 
Supervisão.
Pode-se inferir que qualquer sistemática de gestão de pessoas por competências deve focar na interação processual objeto-pessoa, devendo possuir encadeamento e relação conexa às metas estratégicas da gestão e atualizadas adequadamente ao contexto externo, sendo, também, internamente eficiente, com mecanismos efetivos de controle e avaliação do desempenho das ações administrativas desempenhadas pelos agentes sujeitos às práticas de gestão por competências. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponda à característica básica da gestão de pessoas holística. 
Induzem à ampliação do foco de análise do valor e do desempenho de uma organização para além dos indicadores financeiros, favorecendo, com isso, a aquisição de uma percepção mais integradora dos fenômenos organizacionais.
Observa-se que a gestão de pessoas desenvolvida por [...] competência é baseada em três dimensões – Knowledge, Know-How and Attitudes (conhecimento, habilidade e atitude), englobando não somente as questões técnicas, mas também de cognição, necessárias à execução de um determinado trabalho. A junção das três iniciais CHA é tudo o que uma função/cargo de uma empresa exige para que o serviço/produto seja bem administrado e de boa qualidade. No entanto, estas atribuições precisam estar bem definidas e atualizadas [...]. (PRUDENCIANO et al., 2006, p. 5-6). Desta forma, assinale a alternativa correta que diz respeito à dimensão “habilidade”.
Diz respeito à capacidade de realizar determinada tarefa, física ou mental. Exemplo: Análise da concorrência e negociação.
É fundamental existir, na organização, métodos de avaliação que sejam correspondentes à estrutura administrativa da entidade. Além disso, existem 8 (oito) tipos de avaliação de desempenho que podem ser aplicados em qualquer avaliação de gestão de pessoas por competências. Assim sendo, assinale a alternativa correta que se enquadre no seguinte conceito de avaliação de desempenho: A avaliação do funcionário é o método avaliativo mais tradicional. Nele, o colaborador é analisado de acordo com a visão do seu gestor imediato. Esse método envolve observação e apontamento de seu comportamento no que diz respeito à execução de suas tarefas e à sua relação com os colegas de equipe e seus superiores. 
Avaliação direta do colaborador ou 90º.
Lana e Ferreira (2007) afirmam que para um melhor aproveitamento das possibilidades oferecidas pela nova gestão de pessoas por competências, deve-se compreender que tais competências são multidimensionais, destacando-se por possuírem quatro características básicas, denominadas características básicas da gestão de pessoas por competências. Portanto, assinale a alternativa que corresponda à característica inerente ao seguinte conceito: “Considerando que envolvem a busca ordenada de estratégias, definidas sob a ótica dos sistemas abertos, que buscam a integração e a troca de influências com o ambiente externo”. 
característica sistêmica.
Nota-se que os resultados auferidos institucionalmente e operacionalmente pela entidade estão estritamente relacionados às competências atribuídas aos colaboradores da entidade, necessitando tais atribuições constituir ferramenta matriz de gerenciamento de pessoas para que a eficácia administrativa seja atingida consoante ao planejamento estratégico, tático e operacional pré-estabelecido. Por conseguinte, assinale a alternativa que exara corretamente um resultado positivo da adoção da gestão de pessoas por competências: 
A conscientização dos funcionários sobre a importância de que assumam a corresponsabilidade por seu autodesenvolvimento.
Notadamente que com o inchaço da máquina pública, a Administração Pública passou a adotar métodos de enxugamento de gastos com pessoal, sendo a terceirização de serviços-meio a primeira prática a ser adotada, com a justificativa de eficiência administrativa e especialização do serviço prestado. Por conseguinte, observa-se que terceirização pode ser classificada quanto à forma, ao estágio e ao objeto. Assim sendo, assinale a alternativa correta que corresponda ao conceito de terceirização quanto ao objeto.
Enquadra-se a terceirização de serviços, na qual o objeto do contrato é exclusivamente a execução de serviços e a responsabilidade do prestador limita-se à realização das atividades contratadas.
Lobato et al. (2014) exara que “[...] a administração pública vem sendo cobrada pela sociedade nos mesmos formatos existente na iniciativa privada”. Desta forma, através do controle social, a população passou a cobrar os gestores, através dos meios de acesso à informação, de modo assíduo, transformando as perspectivas de gestão vigentes até a última década. Desta forma, para análise do desempenho operacional, diversas competências são verificadas para elaboração da avaliação final de desempenho dos servidores. Assinale o conceito que se refira à competência Relacionamento Interpessoal.
É quando há a capacidade de se relacionar com as outras pessoas dos diversos níveis principalmente os hierárquicos, promovendo um ambiente de trabalho cooperativo, agradável e produtivo.

Outros materiais