Buscar

Gestão de Pessoas Aplicada Ao Setor Público - Questionário 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Alves e Pâmela (2011) assinalam que é possível afirmar que subsistem características que se fazem relevantes na estrutura sindical no Brasil, sendo, as mesmas, tendentes a reforçar a fragmentação corporativa atrelada à materialidade social dos trabalhadores públicos no Brasil.
Assim sendo, assinale a alternativa correta que se refira à seguinte característica da estrutura sindical no Brasil: "Em virtude de não ter inserção nos locais de trabalho, sendo uma estrutura externa às empresas. Deste modo, ela tem ainda as limitações de um sindicalismo que organiza um contingente minoritário dos assalariados e que está assentado em uma estrutura organizativa em que o poder de comando é fragmentado e centrífugo":
A estrutura sindical brasileira é descentralizada.
“O avaliador apresenta-se pouco rigoroso na avaliação, atribuindo, geralmente, notas muito altas nos itens avaliados por minimizar os erros do avaliado”. Tal conceito se refere a qual erro cometido no processo de avaliação de desempenho dos servidores? Marque a alternativa correta. 
Leniência.
Souza et. al. (2014) exaram que existem nove dimensões centrais do trabalho que permitem uma mensuração objetiva do trabalho, revelando o Potencial Motivador de uma Tarefa (PMT), a partir de suas características, assim como a possibilidade de mudanças para a obtenção de elevada motivação e satisfação no trabalho.
Assim sendo, assinale a alternativa correta que corresponda ao seguinte conceito de dimensão central do trabalho: "Buscam medir o grau de bem-estar em relação à satisfação de algumas necessidades, sendo elas: a possibilidade de crescimento, a supervisão adequada, a segurança no trabalho, a compensação e o ambiente social".
Satisfações contextuais;
Neto (2012, p. 4) exara que “[...] os sistemas de avaliação humana apresentam vícios de julgamento, tornando o sistema vulnerável por sua subjetividade. Alguns efeitos psicológicos conscientes e inconscientes podem prejudicar a imparcialidade da avaliação”.
Destarte, assinale a alternativa correta no que se refere aos erros de avaliação conscientes:
efeito halo e efeito de tendência central;
As organizações públicas mantêm as mesmas características básicas das demais organizações, acrescidas, entretanto, de algumas especificidades como: apego às regras e rotinas, supervalorização da hierarquia, paternalismo nas relações, apego ao poder, entre outras. Tais diferenças são importantes na definição dos processos internos, na relação com inovações e mudança, na formação dos valores e crenças organizacionais e políticas de recursos humanos. 
Destarte, assinale a alternativa correta que reflita a seguinte dificuldade de mudança em uma organização pública: "paternalismo".
alto controle da movimentação de pessoal e da distribuição de empregos, cargos e comissões, dentro da lógica dos interesses políticos dominantes;
A doutrina costuma dividir a cultura organizacional em elementos constitutivos, os quais são primordiais para compreensão prática e material da aplicabilidade do conceito em pauta.
Desta forma, assinale a alternativa correta que reflita o seguinte conceito de elemento da cultura organizacional: "Podem ser materiais ou não. Comportamentos e objetos dotados de significados e transmitem mensagens dentro da organização (linguagem, histórias, mitos, heróis – podem ser tanto personagens reais quanto imaginários, rituais, cerimônias e alguns elementos da arquitetura e vestuário)".
Símbolos;
A liberdade de sindicalização expressa os níveis por meios dos quais se concretiza a liberdade coletiva, que é a dos grupos formalizados ou informalizados, a liberdade individual, que é das pessoas e seu direito de filiar-se ou desfilar-se de um sindicato, e o relacional, no sentido de ser uma liberdade exercida perante o Estado, o empregador e, até mesmo, outras entidades sindicais.
O supracitado conceito se refere a qual princípio do sindicalismo?
Liberdade sindical;
Segundo Pires e Macedo (2006) “[...] a cultura organizacional é a base da organização. São as crenças comuns que se refletem nas tradições e nos hábitos, bem como em manifestações mais tangíveis — histórias, símbolos, ou mesmo edifícios e produtos”.
Além disso, Ribas e Salim (2013) asseveram que a cultura organizacional apresenta três níveis: os artefatos observáveis, os valores e os pressupostos básicos.
Nesta esteira, assinale a alternativa correta que reflita o seguinte nível de cultura organizacional: "Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representados pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.".
Artefatos observáveis;
Afirmam Ribas e Salim (2013) que a problemática que enseja maiores dificuldades quando da implementação e execução de processos de avaliação de desempenho refletem aos erros e distorções avaliativas cometidas pelos gestores de pessoas. Destarte, a parte majoritária dos erros de avaliação de desempenho se consubstancia pelas falhas dos avaliadores.
Destarte, assinale a alternativa que reflita o seguinte conceito que se refere a um erro cometido pelos avaliadores de desempenho: “O avaliador não assume valores extremos na avaliação por medo de prejudicar os fracos e assumir responsabilidade pelos excelentes, marcando sempre valores medianos para não se comprometer”.
Tendência central.
Vislumbra-se que os erros e distorções na avaliação, chamados de vícios de julgamento, podem ser divididos em conscientes e inconscientes. 
Desta forma, assinale a alternativa que se refiram a erros de avaliação inconscientes: 
basear-se em acontecimentos recentes e julgar sob impressão de uma qualidade;

Outros materiais