Buscar

Gestão de Pessoas Aplicada Ao Setor Público - Questionário 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Constituição Federal, em seu artigo 9º, onde garante o direito de greve, traz no parágrafo 1º a limitação a este direito: § 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Em resposta ao mandamento constitucional, a Lei n. 7.783, de 1989 traz um rol de serviços reputados essenciais. 
Assinale a alternativa que reflita o que são considerados serviços ou atividades essenciais
Tratamento e abastecimento de água; produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis. 
Inicialmente, quanto à temática, Albuquerque (2011, p. 22) assinala que um sistema de informação (SI) “[...] é um tipo especializado de sistema formado por um conjunto de componentes, inter-relacionados, que visam a coletar dados e informações, manipulá-los e processá-los para, finalmente, dar saída a novos dados e informações”.
Por conseguinte, exara Albuquerque (2011) que os sistemas de informações gerenciais envolvem alguns elementos constitutivos. Assinale a alternativa correta que se refira ao conceito de "banco de dados".
É um recurso de software responsável por armazenar de forma estruturada um conjunto de dados e de informações sobre uma determinada organização. 
No contexto organizacional, a informação configura-se como um dos recursos econômicos primordiais que vêm sendo utilizados para a definição de produtos e serviços a serem oferecidos, para o estabelecimento de objetivos de desempenho, para a definição de processos operacionais que possam atender aos objetivos definidos, além do monitoramento do desempenho organizacional, entre outros.
Marchand (1989) in Calazans (2008, p. 31-32) “[...] explorou a gestão da informação como um importante aspecto no gerenciamento de negócios e identificou cinco abordagens na definição do conceito de qualidade da informação”. Assim sendo, assinale a alternativa correta que se refere ao seguinte conceito:
“Julgamento da excelência com relação às particularidades individuais, ou seja, os tipos e fontes de informação que mais satisfazem ao usuário seriam considerados os de melhor qualidade. Essa abordagem carrega um ponto de vista altamente subjetivo e com pouca possibilidade de operacionalização”. 
Baseada no usuário. 
. Afirma Digix (2017, p. 1) que a “[...] tecnologia da informação para a gestão pública tem modificado a forma como o governo interage com a população. Além disso, ferramentas avançadas de gerenciamento permitem agilizar os processos do setor, aprimorar o uso dos recursos financeiros e facilitar a vida de gestores e servidores públicos”. 
Assinale a alternativa correta que se se refere à utilização da tecnologia da informação de modo relevante à gestão da máquina pública e que corresponde ao seguinte conceito: 
"são usados para intermediar a relação entre o setor público e uma entidade privada sem fins lucrativos. Esse relacionamento tem por objetivo a prestação de serviços públicos, como obras, manutenção, gerenciamento de projetos nas áreas de educação, saúde e outros. Essa estratégia tem mostrado ser uma ótima alternativa para aprimorar a qualidade e a extensão do atendimento dos serviços oferecidos pelo governo”. 
Gestão de convênios. 
Conforme reza o sítio eletrônico Guia Trabalhista (2020, p. 1), abstrai-se que “[...] O artigo 7º, inciso XXVI da Constituição Federal, estipula que são direitos dos trabalhadores urbanos e rurais o reconhecimento das convenções e acordos coletivos de trabalho”. Por conseguinte, relevante se faz a distinção entre convenção coletiva de trabalho, acordo, dissídio e assembleia geral. 
Assim sendo, assinale a alternativa correta que se refira ao seguinte conceito: “acordo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho”. 
Convenção coletiva de trabalho.
Consoante expresso na Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989: Art. 1º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. (BRASIL, 1989) 
Ademais, Conceição (2008, p. 1) salienta que “[...] as greves podem ser classificadas quanto à sua legalidade e extensão”.
Desta forma, assinale a alternativa correta que de classificação das greves quanto à sua legalidade:
Lícitas, ilícitas, abusivas e não abusivas.
Poderá ser ajuizada ação quando frustrada a autocomposição de interesses coletivos em negociação promovida diretamente pelos interessados, ou mediante intermediação administrativa do órgão competente do Ministério do Trabalho. A legitimidade para o ajuizamento é das entidades sindicais, ou quando não houver entidade sindical representativa ou os interesses em conflito sejam particularizados, cabe aos empregadores fazer o ajuizamento.
Nesta esteira, assinale a alternativa que corresponda ao conceito supracitado:
Dissídio coletivo. 
A Educapes (2012, p. 1) afirma que “[...] tradicionalmente, as empresas limitavam-se a utilizar os sistemas de informação para produzir contracheques e relatórios, manter cadastro de pessoal e analisar o uso de pessoal nas suas operações. Atualmente, a Gestão de Pessoas utiliza-se de vários bancos de dados, que interligados, permitem obter dados a respeito de diferentes níveis hierárquicos, ou grupos de funcionários”. 
Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde ao banco de dados utilizado na gestão de pessoas nominado como "cadastro de recompensa".
Armazena dados sobre os salários, incentivos salariais, benefícios e serviços sociais; ajuda a analisar a remuneração dos funcionários e fazer comparações com indicadores econômicos da região. 
“É a abordagem que tende a perceber o valor da informação como absoluta e universalmente reconhecido (sinônimo de excelência), ou seja, qualidade intrínseca (por exemplo: um poema, uma fórmula matemática”). (CALAZANS, 2008, p. 31-32).
Assinale a alternativa que corresponde à abordagem descrita no conceito supracitado: Transcendente.
Quanto à convenção coletiva, vislumbra-se que se consubstancia em um acordo entre os trabalhadores e os empregadores da classe sindicalizada. Elas são estabelecidas uma vez por ano em uma data preestabelecida, não podendo ultrapassar dois anos de intervalo entre elas. As reuniões acontecem para os envolvidos negociarem condições de trabalho como: ajustes e piso salarial, benefícios, normas e jornada de trabalho, regras para cada função, direitos e deveres de cada um.
Dessa forma, assinale a alternativa correta que se refere a um aspecto inerente à convenção coletiva:
Atenua o choque social e reforça a solidariedade do operariado.

Continue navegando