Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.“A doutrina da Igreja Católica perdia espaço na sociedade em transformação, pois não acompanhava a evolução da ciência nem era capaz de orientar a nova vida social, que se distanciava cada vez mais das velhas tradições e concepções da moral e virtude valorizadas pela Igreja. A ideia de que o conhecimento científico era seguro e de que suas leis eram confiáveis deu origem a um movimento filosófico que se tornou conhecido [...]”
Esse movimento filosófico ficou conhecido:
Escolha uma opção.
Resposta: Positivismo e teve como criador e principal expoente, Augusto Comte.
2.“[...] habitantes de uma península que se abria para o Oriente, foram um povo original - comerciantes, navegadores e viajantes que aprenderam a conviver com diferentes povos e culturas, dos quais receberam inúmeras influências e conhecimentos. Além disso, desenvolveram o apreço pela reflexão, dedicando-se
A que cultura o autor se refere:
Escolha uma opção:
Resposta: Cultura grega.
3. “Para que esse novo sistema [baseado na ascensão da burguesia] tivesse pleno desenvolvimento, era preciso transformar a sociedade europeia, ainda presa aos princípios feudais, promovendo uma cultura voltada à prosperidade material, à felicidade terrena e à vida pública, princípios que regiam algumas sociedades da Antiguidade. Por isso, os pensadores renascentistas buscaram no passado as suas fontes de inspiração para a nova cultura, especialmente na cultura antiga e na herança greco-romana.”
Nesta cultura antiga, seriam encontrados elementos contrários à cultura medieval, os quais são:
I. Cultura calcada na religião e numa mentalidade conservadora do ponto de vista moral e social, a qual dividia os seres humanos em linhagens, regiões, dinastias e relações servis.
II. Cultura baseada no comércio e em uma mentalidade voltada para a guerra com investimentos na manutenção de exércitos, táticas e estratégias além do belicismo.
III. Cultura focada em uma sociedade igualitária, onde todos teriam os mesmos direitos em todos os lugares, sem haver qualquer distinção entre sexo, etnias, classes sociais, etc.
Assinale a alternativa que contenha as afirmações corretas.
Resposta: Somente a I está correta.
4. “Sociologia é a ciência que estuda as relações sociais, as instituições sociais e a sociedade. É, pois, uma ciência social que dispõe de um conjunto acumulado de conhecimentos e que se propõe a fornecer respostas acerca do ser humano. A Sociologia não estuda a ação das pessoas isoladamente, mas trata das atitudes e dos comportamentos das pessoas como situações coletivas, que podem ser explicadas pelas relações que estabelecem entre si.”
De acordo com o fragmento assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
Resposta: A coletividade é importante para a sociologia, pois são é nela que se estabelecem as relações sociais. 
5. “Embora, desde os primórdios da humanidade, as forças sociais tenham agido sobre o comportamento humano, nem sempre tivemos consciência da maneira pelas quais elas se constituem e atuam sobre nós. Como nas demais ciências, as explicações sobre a sociedade e o modo como convivemos com ela foram regidas por crenças de base religiosa [...]”
Além das explicações religiosas, outra forma de explicação que a humanidade encontrou neste período foi a:
Escolha uma opção:
Resposta: Mítica.
6. “Karl Marx não se dedicou explicitamente à disciplina de Sociologia, nem esse nome aparece em suas obras, mas estão na base de todo o desenvolvimento dessa ciência nos anos que se seguiram. Para explicar a origem do capitalismo e a natureza da organização econômica, formulou uma teoria abrangente e universal que procura dar conta de toda e qualquer forma produtiva criada pelo ser humano em qualquer tempo e lugar. [...]”
Os princípios dessa teoria é que dão origem ao que ele mesmo definiu como:
Escolha uma opção:
Resposta: Materialismo histórico dialético.
7. “[...] Para outros autores, por fim, o aspecto mais evidente da sociedade é a desigualdade e a dominação de alguns indivíduos por outros. Estes autores tendem a privilegiar o estudo dos conflitos que se verificam na sociedade. [...]”.
O fragmento acima se refere:
Escolha uma opção:
Resposta: Relações de poder que gerariam conflitos sociais.
8. “Para entendermos como Weber desenvolveu suas análises da vida social é preciso dizer que, ao contrário de seus antecessores, ele não opõe indivíduo e sociedade, mas os integra em uma ação social, um dos conceitos teóricos mais importantes de sua obra. Para ele, uma ação social é uma ação orientada por um agente social (um ser humano), que lhe dá sentido, ou seja, uma motivação subjetivamente elaborada. Essa ação é orientada em função de alguém (outro ser humano) de que o agente espera resposta ou reciprocidade. A motivação da ação encontra sua causa tanto no contexto histórico em que se realiza como na subjetividade de que têm a iniciativa da ação. Como se percebe, o indivíduo, agente de uma ação, é categoria relevante da ação social. Buscar o motivo que guia a ação de uma pessoa é um dos principais objetivos da investigação.”
De acordo com o fragmento o principal conceito de Weber é:
Escolha uma opção:
Resposta: Ação social.
9. “[...] uma liberdade que pertence à regulamentação natural das relações humanas, especialmente as econômicas. Dando origem ao liberalismo econômico, essa noção de liberdade justificava a defesa do livre funcionamento das leis de mercado, de oferta e procura, sem a intervenção de medidas econômicas reguladoras, como taxas ou impostos. Ao Estado caberia apenas defender a livre operação dessas leis e a adequada transação de mercadorias, fossem elas trabalho, matéria-prima, produtos ou moedas. O liberalismo econômico expressava os anseios dos capitalistas, cujos lucros passaram a advir principalmente da expansão comercial local e internacional, do aumento da produção manufatureira e do trabalho assalariado. [...]”
Na citação é descrito o liberalismo econômico desenvolvido por:
Escolha uma opção:
Resposta: Adam Smith.

Continue navegando